Lugares para conhecer

Viagem para o Pantanal de carro

12 de novembro de 2022

Destino perfeito para os aventureiros e apaixonados pela natureza, o Pantanal instiga turistas do Brasil e do mundo, que desejam conhecer toda a diversidade natural deste ecossistema. Sua fauna e flora são tão ricas, que todo dia 12 de novembro é comemorado o Dia do Pantanal.

Em celebração à data que busca conscientizar sobre a necessidade da proteção deste bioma, o Conexão123 apresenta as melhores dicas e rotas para uma viagem para o Pantanal de carro. Bora entrar de cabeça nessa aventura?  

Você vai ler sobre

Aventura de carro no Pantanal 

Conhecido como a maior planície alagada do mundo, o Pantanal pode ser encontrado no Paraguai e na Bolívia, onde é chamado de “Chaco”, além do Brasil. Em território nacional, 35% do bioma fica localizado ao sul do Mato Grosso e 65% está no noroeste do Mato Grosso do Sul. Ao todo, o Pantanal compreende 22 cidades da Região Centro-Oeste do país.

O bioma possui áreas de ocorrência com caatinga, cerrado e florestas tropicais, mas é marcado pela inundação das planícies. Essa característica faz com que muitos dos caminhos que geram acesso ao Pantanal sejam de terra e lama. Por isso, indicamos alugar um carro 4×4 preparado para enfrentar as estradas da região. Explicamos, em uma matéria especial, qual é o tipo de carro ideal para cada destino.

Viagem de Carro ao Pantanal | As planícies alagadas são a marca registrada do Pantanal | Conexão123

As planícies alagadas são a marca registrada do Pantanal

Antes de mais nada, o importante é também verificar se a data marcada para o passeio não coincide com o período de cheias, que acontece entre outubro e março. Mesmo sendo uma época interessante de se visitar o bioma, com seus rios abundantes e matas verdes, a viagem de carro durante estes meses pode ser prejudicada por alagamentos, e gerar bastante dor de cabeça para os turistas. 

Viajar no período de seca, entre abril e setembro, é a escolha ideal para quem vai se aventurar pelas estradas. Além disso, é uma boa época para a observação dos animais, que saem de suas tocas e cruzam o território em busca de água. Tendo isso em mente e todos os preparativos prontinhos para a viagem, bora conhecer os roteiros e o que ver pelo Pantanal. 

Roteiro pelo Pantanal 

E aí, bora cair na estrada? Há diversas maneiras de explorar o Pantanal e a mais segura para quem não conhece direito a região é viajar de carro.

Muitas estradas cruzam a região, levando viajantes por diferentes percursos. Uma das mais conhecidas é a Transpantaneira, que corta o Pantanal no estado do Mato Grosso. Porém, hoje vamos conhecer uma rota alternativa: a Estrada Parque Pantanal, que atravessa o Mato Grosso do Sul.

No total, são 116 km de extensão dentro do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, compreendendo trechos das estradas MS-184 e MS-228. A paisagem apresenta terra batida, mirantes, pontes e rotas que proporcionam uma viagem ecológica prática e ideal para apreciar a flora e as formações hidrográficas exuberantes. 

Além disso, garantimos que você verá dezenas de espécies de animais, então, prepare as câmeras e tire fotos incríveis. Algumas das espécies pantaneiras mais populares são o jacaré-do-pantanal, a onça pintada, as ariranhas, o tuiuiú, o cervo-do-pantanal e o bugio, ou macaco barbado.

Viagem de Carro ao Pantanal | O Tuiuiú é a ave-símbolo do Pantanal | Conexão123

Tuiuiú, ave-símbolo do Pantanal, tem mais de 2 metros de envergadura com as asas abertas

Para chegar à Estrada Parque Pantanal, saindo de Campo Grande, é necessário pegar a BR-262 em direção a Corumbá, até chegar em um trevo denominado Buraco das Piranhas, onde há uma base da Polícia Militar Ambiental. Neste ponto é só entrar à direita na estrada de terra e aproveitar a natureza. 

Se você estiver em Corumbá, fica ainda mais fácil:  vá pela BR-262 em sentido a Campo Grande, a poucos km do centro da cidade há um trevo chamado de ”Lampião Acesso” onde tem início a MS-228, primeiro trecho da Estrada Parque.

O que ver no Pantanal 

Passando pela Estrada Parque, a primeira parada pode ser feita no Passo do Lontra, onde, geralmente, é possível observar bandos de ariranhas, mamíferos primos da famosa lontra. Além disso, como a estrada serve de rota da produção pecuária das fazendas, o turista pode ter que esperar um pouco para que os peões passem com o gado. Essa é uma oportunidade e tanto para conhecer um pouco mais da cultura pantaneira e observar de perto, o dia-a-dia dos povos locais.

Quem deseja aprender mais sobre a história dessa região incrível vai se deliciar com o passeio pela Estrada Parque. Em certa altura do trajeto, é possível avistar a linha telegráfica e a casa do telégrafo, projetadas pelo Marechal Cândido Rondon, que desbravou o território na primeira década do século XX. 

Viagem de Carro ao Pantanal | A Casa do Telégrafo construída por Marechal Rondon fica no trajeto da Estrada Parque | Conexão123

Na época da construção da Casa do Telégrafo, Corumbá era o maior centro de comércio fluvial do país

Erguidas em palafita no Porto da Manga, as construções são uma parada turística interessante para quem quer conhecer um pouco melhor a história da região e apreciar a beleza de diferentes cursos hidrográficos, como o Rio Taquari, Rio Negro, Rio Abobral e Rio Miranda.

No Porto da Manga, outra atividade interessante é a visita à comunidade formada por 40 famílias ribeirinhas que vivem da pesca. A impressão que se tem com o passeio é a mesma de conhecer um lugar parado no tempo, longe de toda a modernidade e globalização, que deixam grande parte das cidades de hoje com características muito semelhantes. 

Neste trecho da estrada ocorre a travessia de balsa sobre o Rio Paraguai. No final da passagem é possível avistar o Morro do Urucum, onde ficam as maiores jazidas de manganês e bauxita da América Latina.

Viagem de Carro ao Pantanal | Rio Paraguai em Corumbá, Mato Grosso do Sul | Conexão123

Principal canal de escoamento do Pantanal, o Rio Paraguai impactou no surgimento e desenvolvimento de Corumbá e dos municípios da região

Ao longo do percurso, os viajantes passam por 72 pontes de madeira e pelo menos nove mirantes, de onde é possível admirar toda beleza da paisagem local e conseguir informações sobre as espécies de fauna e flora que vivem no pantanal. O melhor, sempre para essas viagens, é alugar um carro, por isso, confira as vantagens de alugar um carro em viagem.

Melhores carros para uma viagem no Pantanal 

Se está planejando ir ao Pantanal de carro, lembre-se que segurança vem em primeiro lugar. Contar com um automóvel moderno e revisado é essencial nesses momentos. Veja o material que preparamos sobre as vantagens de alugar um carro em viagem.

A 123milhas possui diversos carros para aluguel, que você pode conferir e escolher o melhor!  

A seguir, separamos os melhores veículos para uma viagem para o Pantanal:

  • Suzuki Jimny
  • Ford Bronco Sport
  • Ram 3500
  • Jeep Wrangler
  • Jeep Compass

Na seção Mobilidade do Conexão123 você pode alugar o melhor veículo conforme o seu perfil e conferir mais serviços de deslocamento para aproveitar ainda mais a sua viagem!