Guia turístico

Amazônia: o patrimônio natural mais valioso do mundo

5 de setembro de 2021

Hoje é celebrado o Dia da Amazônia: o patrimônio natural mais valioso do mundo. Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, nossa Amazônia é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente e do clima do planeta Terra.

 

A floresta amazônica passa por nove países, mas a maior parte de sua área fica dentro do Brasil. Você sabia que ela ocupa mais de 60% do território brasileiro? Com uma floresta desse tamanho, são inúmeras as possibilidades para você explorar a natureza mais pura e intocada pelo homem. É muito importante conhecer essa região, principalmente para entendermos a importância de preservá-la e da luta diária de cuidar dessa beleza natural.

 

Árvore antiga na floresta amazonica

 

Quando pensamos em turismo na Amazônia, sempre lembramos de Manaus, já que é a cidade com maior infraestrutura para receber visitantes, com aeroporto internacional e hospedagens incríveis.

 

Mas hoje queremos te dar mais algumas dicas fora do roteiro de Manaus para que você tenha uma experiência única e inesquecível em sua viagem à Amazônia: o patrimônio natural mais valioso do mundo.

 

Quando viajar para a Amazônia?

 

Você pode conhecer a Amazônia em qualquer momento do ano, já que suas estações não são tão diversas por estar bem na região do Equador. Ainda assim, sugerimos que você planeje sua viagem para os meses de junho a agosto, fora do período (mais) chuvoso.

 

Mas que fique registrado: conhecer a floresta em outros momentos do ano traz sempre experiências memoráveis, então separe uma data no seu calendário e aventure-se!

 

Tefé, o coração da Amazônia

 

Já pensou em se hospedar na cidade que está geograficamente no centro da Amazônia? Então conheça Tefé! A cidade fica a 521 km de Manaus e você pode chegar de avião ou de barco regional. Esse último tem um trajeto de 36 horas para a pequena Tefé, mas, com certeza, a paisagem da floresta faz valer essa longa viagem!

 

Rio Tefé

Rio Tefé, próximo à cidade de Tefé, no estado do Amazonas

 

A cidade, estabelecida na região no século XVII, tem muita história para contar dos tempos coloniais. Em sua arquitetura há prédios históricos, sendo um deles o Seminário de São José, um seminário de educação de jovens que se tornou patrimônio histórico da cidade.

 

Culinária típica da região amazonica

Prato da culinária típica da região de Tefé

 

A gastronomia local conta com pratos típicos da região do Amazonas e, principalmente, com muita castanha do Pará, afinal, Tefé é conhecida na região como a “cidade da castanha”, onde há até festas típicas dedicadas a ela.

 

Aproveite as praias de areias brancas e águas escuras que são banhadas pelo Rio Tefé. É uma experiência única tomar um banho de rio por lá. E não deixe de tomar uma água de coco admirando o pôr do sol na Orla da Muralha e se apaixone ainda mais por Tefé.

 

Conheça a fauna da Amazônia na cidade de Alta Floresta/MT

 

Para vivenciar a natureza em sua mais pura forma, visite Alta Floresta, no Mato Grosso. Aqui você pode ter contato direto com a fauna e flora da Amazônia e é um destino certo se você gosta de observar pássaros.

Em Alta Floresta fica o Parque Estadual Cristalino. São 184 mil hectares de mata preservada, sendo o parque de maior importância para conservação da Amazônia. O local abriga mais de 500 espécies de aves, entre outros vários animais, alguns até em extinção

 

Vista aérea da floresta amazonica

 

Embora o parque não esteja aberto para visitação, próximo a ele existe a Reserva Particular do Patrimônio Natural do Cristalino, é um espaço particular que foi transformado em reserva, garantindo assim a preservação do espaço natural. Aqui você pode praticar o turismo responsável, com trilhas em meio à mata, canoagem, passeios de barco pelo Rio Cristalino e conhecer mais sobre a importância desse local de preservação.

 

Leito do rio na floresta amazonica

 

A cidade conta com uma boa infraestrutura para atender os turistas que chegam para fazer ecoturismo e a pesca esportiva, por exemplo. São vários hotéis próximos à cidade e até mesmo no meio da mata. Todos com fácil acesso às belezas naturais que a Amazônia tem para oferecer.

 

Visite os botos na pacata cidade de Novo Airão, AM

 

A duas horas e meia de carro de Manaus, está a pequena cidade de Novo Airão, uma das apostas do estado do Amazonas para o turismo na Amazônia: o patrimônio natural mais valioso do mundo.

O que antes era uma vila de pescadores no arquipélago de Anavilhanas, hoje conta com hotéis, pousadas e restaurantes equipados para receber turistas de todos os cantos do mundo.

 

Restaurante no parque nacional anavilhanas

Restaurante no Parque Nacional de Anavilhanas

 

A cidade tem dois parques de preservação natural: o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú, que juntos têm uma área de mais de dois milhões de hectares de pura fauna e flora Amazônica. Um local pacato, com praias de areia fina como a Praia da Coroa, ideal para se refrescar no verão nas águas calmas do rio. O passeio mais diferente é dar uma volta no Flutuante dos Botos, um pier onde você pode chegar pertinho e até alimentar esses adoráveis animais cor de rosa e conhecer de perto esse símbolo da fauna local.

 

 

Botos cor de rosa

Alimente os botos no Flutuante dos Botos, em Novo Airão,AM

 

A culinária local é uma viagem à parte. A região possui restaurantes de chefs que vieram de várias partes do país, como o Sabor do Sul que serve um churrasco gaúcho junto com peixes naturais da região.

O café Tipiti pertence a um casal de holandeses que se apaixonaram pela cidade e nunca mais foram embora. Afinal, Novo Airão é uma cidade repleta de cultura e beleza natural no meio da Amazônia.

 

E aí, gostou das dicas da 123Milhas? Programe sua próxima viagem para conhecer as maravilhas da Amazônia e se apaixone por esse território incrível e cheio de sabores e encantos no norte do país.