Guia turístico

Bogotá: O casamento perfeito entre história e modernidade

23 de maio de 2019

Uma das maiores cidades da América Latina, Bogotá se localiza a mais de dois mil metros acima do nível do mar, sendo a terceira capital mais alta do mundo. Habitada desde 10.500 a.C., a capital colombiana oferece inúmeros atrativos turísticos que contemplam toda a sua história, desde as tribos que ali viviam antes dos espanhóis chegarem até os dias atuais. Além de um vívido passado, a cidade também encanta quem a visita com uma mistura muito receptiva de ótima gastronomia, música, arte e uma vida urbana pulsante.

Nos últimos anos, a Colômbia voltou a se estabelecer como um destino turístico popular e recebe cada vez mais brasileiros, que têm em Bogotá a principal porta de entrada para desbravar as maravilhas do país. Se você está pensando em embarcar para lá, pode ir com tranquilidade. A Colômbia de hoje nada mais lembra aquele ambiente assombrado pela guerra contra o narcotráfico dos anos 1990. A capital, principalmente, se mostra mais segura do que muitas metrópoles brasileiras, sendo bastante policiada. E para você ir se animando ainda mais, preparamos este “roteirão” com os melhores cantinhos da cidade. Vem com a gente!

BAIRRO LA CANDELARIA (CENTRO HISTÓRICO)

La Candelaria é o bairro mais famoso e antigo de Bogotá. Lá, tudo inspira história. Destaque para o casario antigo e colonial com paredes coloridas.

La Candelaria
La Candelaria

O bairro reúne os melhores e mais importantes museus da cidade. Um dos mais visitados é o Museu Botero. A instituição reúne mais 180 obras de Fernando Botero, o mais famoso pintor e escultor colombiano. O traço característico do artista são as formas volumosas. Para ele, a deformação é uma forma de transformar a realidade em arte.

Museo Botero
Museo Botero

Outro museu imperdível é o del Oro – ou Museu do Ouro. Seu acervo abriga diversos tesouros das civilizações pré-hispânicas e importantes coleções da metalurgia pré-colombiana. Também não deixe de conhecer a Biblioteca do Congresso, o Palácio da Justiça, a Catedral da Colômbia e vários prédios no estilo antigo, sendo que a maioria dessas construções se concentram na Plaza Bolívar.

Plaza Bolívar

Outro ponto que você não pode deixar de conhecer em La Candelaria é a chamada Plazoleta Chorro de Quevedo, onde fica o marco zero da cidade. É uma pracinha com muita vida noturna, cercada de restaurantes maravilhosos e onde artistas locais tocam seus instrumentos sentados nos degraus da praça.

Plazoneta Chorro de Quevedo
Plazoneta Chorro de Quevedo

BAIRRO LA MACARENA

O bairro La Macarena, também conhecido como Zona M, fica bem ao lado do centro histórico de Bogotá e, assim como a vizinhança, oferece ótimas opções de turismo, como a Biblioteca Nacional da Colômbia, o Planetário, o Museu de Arte Moderna de Bogotá, o Museu Nacional da Colômbia e a Plaza de Toros. Desfrute também de restaurantes e bares, já que não à toa, esse é um dos melhores bairros para passar a noite.

La Macarena
La Macarena

CERRO MONSERRATE

Um dos principais pontos turísticos e cartão postal de Bogotá é o Cerro Monserrate. A montanha é o melhor mirante da capital colombiana. Para ir até o topo utilize o teleférico ou o trem. Já os mais bem dispostos podem subir o trecho a pé. A paisagem local é belíssima, com muito verde e locais para relaxar. Para aproveitar ainda mais, não deixe de passar nas barraquinhas de artesanatos e souvenires. Para completar, almoce ou jante nos deliciosos restaurantes localizados em Cerro Monserrate.

Cerro Monserrate
Cerro Monserrate

ZONA ROSA E ZONA T

A cara contemporânea e moderna de Bogotá fica por conta da chamada Zona Rosa. Nessa região estão as empresas de tecnologia, os shoppings mais luxuosos, os restaurantes famosos, as hamburguerias da moda e as pessoas mais ricas de Bogotá. E, claro, muitos cafés. Não é um lugar de pontos turísticos. A Zona Rosa é para quem gosta de comprar e admirar bons exemplos de urbanismo.

Na Zona Rosa, uma rua com o formato da letra “T” – também conhecida como Zona T – não há trânsito de carros. Ali é possível encontrar diversos bares e restaurantes, com mesinhas nas calçadas, lojas de estilistas e boates badaladas.

Zona T
Zona T

BAIRRO USAQUÉN

O bairro Usaquén fascina por suas ruas charmosas em estilo colonial e pela vasta quantidade de opções gastronômicas. Aos domingos há encantadoras feiras de artesanatos pelas ruas do bairro, onde é possível comprar várias lembrancinhas para levar de volta para casa.

Usaquén

MUSEU INTERNACIONAL DA ESMERALDA

Inaugurado em 2008, o Museu Internacional da Esmeralda é o espaço onde os colombianos expõem uma de suas riquezas mais conhecidas mundo afora: a esmeralda. Todo o processo de extração e lapidação da pedra preciosa é exposto no local, inclusive com a possibilidade de visitar a reprodução de uma mina de verdade.

Ao todo, são mais de três mil objetos de esmeralda expostos em todo o museu. Além do acervo interessante, o museu fica instalado em um dos prédios mais icônicos da cidade, o Edifício Avianca.

Museu Internacional da Esmeralda

Foto Museu Internacional da Esmeralda

GASTRONOMIA

A culinária colombiana é bem diversificada e criativa. Certamente não faltarão pratos originais para você experimentar. Um dos mais famosos é a badeja paisa, um prato nada leve, servido com arroz, feijão, carne, torresmo, abacate e platano frito. Muito conhecido também é o ajiaco, uma sopa a base de vários tipos de batata que tem pedaços de frango e milho.

Para um lanche um pouquinho mais leve, a sugestão são as arepas, umas tortilhas fritas feita de farinha de milho com vários recheios. Para comer na rua, as obleas são um clássico. Em La Candelaria é bem comum ver barraquinhas de ambulantes vendendo as obleas, uma massa fina tipo waffle com diversas coberturas doces.

Um dos lanches mais consumidos é  o patacón, uma massa fina e frita de banana da terra, de gosto salgado, servida como aperitivo ou como acompanhamento de um prato.

Para beber, os refrigerantes Colombiana e Postobon são os mais locais. Uma bebida que me surpreendeu foi a aguapanela. Panela, em espanhol, significa rapadura. A bebida, que pode ser quente ou gelada, é feita dissolvendo a rapadura na água e acrescentando-se limão ao final. Alguns ainda adicionam queijo na bebida quente. Há gosto pra tudo!

CAFÉS

Considerado o melhor café do mundo, o “ouro negro” colombiano é quase que uma instituição nacional. Em Bogotá, naturalmente, você vai encontrar vários pelo caminho. Além do Magola Buendía, também são dignos de visita o Origami e o Azahar Café 93. Destaque, à parte, para o onipresente Juan Valdez, maior rede de cafeterias do país. A marca segue a mesma linha da franquia americana Starbucks, mas os colombianos garantem que o café Juan Valdez é muito melhor! Quer tirar a prova? Visite Bogotá!

Foto Juan Valdez Café

Foto Juan Valdez Café

Conte com a 123Milhas para encontrar uma passagem aérea com preços imperdíveis para a capital colombiana