Guia turístico

Caminho de São Tiago: novo roteiro turístico em Minas Gerais

16 de outubro de 2021

Você sabia que há em Minas Gerais uma São Tiago que não é de Compostela? Sim, e além da cidade, que leva o nome do santo e é conhecida por ser a “a capital nacional do biscoito”, o estado tem também o chamado Caminho de São Tiago, inaugurado em julho de 2021, com 274 quilômetros de extensão e que vai do município de Ouro Preto até o de São Tiago. Hoje, conheça, então, o Caminho de São Tiago: novo roteiro turístico em Minas Gerais.

 

A nova rota turística passa por 11 municípios: Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago. Uma caminhada cheia de história e natureza, que passa pela região central do estado, onde você verá cenários maravilhosos dos mares de morros de Minas Gerais.

 

Ouro Preto, Minas Gerais

 

O trecho é todo sinalizado com 360 marcos no sentido de São Tiago, a orientação é para que o passeio seja feito nessa direção. Você pode seguir a pé, de bicicleta ou a cavalo e é aconselhável que você durma nas cidades pelo caminho, para seguir o trecho durante o dia.

 

Pelo roteiro você vai encontrar fazendas, pontes de pedra, casarões dos tempos coloniais, igrejas barrocas e monumentos que contam a história de Minas Gerais. 80% dos trechos de caminhada ficam na zona rural dos municípios, trazendo o viajante para um escape da vida moderna e o colocando em contato direto com a natureza e a vida simples do campo.

 

No começo da sua jornada você irá receber um passaporte que poderá ser carimbado nos municípios do caminho mediante a doação de 1 quilo de qualquer alimento não perecível. Essa arrecadação será encaminhada para organizações locais que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

E que tal saber um pouco mais sobre algumas das cidades que você verá nesse percurso? Selecionamos 3 locais que você não pode deixar de conferir na sua caminhada até São Tiago.

 

Casa Grande

 

A pequena cidade ao pé da Serra do Pombal tem muita história para contar. Seu nome vem de uma casa grande que existiu no século XVIII e que chegou a abrigar 60 pessoas em dependências separadas, mas com um único telhado.

 

Uma cidade pacata, reduto de artesanatos variados e de muita beleza natural, essa que pode ser vista de vários ângulos do município e que paira imponente sobre a cidade com seus 1400 metros de altitude: a Serra do Pombal. A Cachoeira do Adão e a Gruta do Morcego são algumas das atrações que você pode visitar quando passar pelo roteiro.

 

 

Entre Rios de Minas

 

A cidade é o portão principal para o Circuito Trilha dos Inconfidentes, onde você pode escolher seguir pelo Caminho de São Tiago ou se aventurar por esse outro trajeto. Um lugar de ruas calmas, casarões conservados e igrejas imponentes no estilo neoclássico.

 

Entre Rios possui muitas belezas naturais para visitar, como a Cachoeira dos Coqueiros e do Gordo que proporcionam poços límpidos e deliciosos para se refrescar, além de ruínas de uma antiga Casa de Pedra que é atribuída à bandeira de Fernão Dias.

 

 

Coronel Xavier Chaves

 

O engenho mais antigo em funcionamento no Brasil é o Engenho Boa Vista, inaugurado no século XVIII e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A Cachaça Século XVIII é produzida no local, seguindo os mesmos moldes de 300 anos atrás. Vale a pena visitar o engenho e degustar as variadas cachaças do alambique.

 

Conheça também a igreja Nossa Senhora do Rosário, toda em pedra, que deixa sua marca na cidade com sua originalidade e beleza rústica. Na Serra de São José você pode percorrer a Trilha do Carteiro, que foi criada por escravos e chega a 1200 metros de altitude, te levando por caminhos de pedra e pontes talhadas a mão sobre nascentes cristalinas para os aventureiros.

 

 

Fazer o Caminho de São Tiago: novo roteiro turístico em Minas Gerais é a melhor opção para conhecer uma parte de Minas que não é tão famosa, com municípios pequenos, mas cheios de história e cultura. A cada parada você tem a oportunidade de visitar igrejas históricas, conhecer a culinária local, conversar com os moradores e levar consigo lembranças para o resto da vida das Minas Gerais.