Guia turístico

Cancun: um paraíso de luxo, praias e muita diversão

31 de agosto de 2021

Quando o sol está no céu, ele brilha radiante para ressaltar as cores do mar azul turquesa caribenho. Quando a lua chega, a temperatura não cede. Pelo contrário, as noites são quentíssimas em intermináveis baladas regadas a tequila. Essa mistura de sentidos atrai viajantes de todo o mundo ao destino turístico mais famoso do México e um dos preferidos dos brasileiros no exterior. Bem-vindos a Cancun: um paraíso de luxo, praias e muita diversão. 

 

A zona hoteleira

 

Com seu mar caribenho, várias opções de bons hotéis e muitas atrações interessantes nas proximidades, Cancun é um balneário projetado para ser turístico e deu muito certo!

Há cinquenta anos, a ilha onde foi construída a zona hoteleira de Cancun era deserta. No final da década de 1960, o governo mexicano criou um fundo de fomento ao turismo. Até então, o balneário mais famoso era Acapulco, mas o governo achava que o crescimento do turismo nesta região era limitado e procurou outra praia onde seria possível fomentar o turismo.

Na década de 1970, começaram as obras de infraestrutura que deram origem à zona hoteleira, que foi aos poucos sendo ocupada por grandes redes de hotéis. O sucesso da cidade começou, então, na década de 1980.

A zona hoteleira é uma ilha em formato de sete (7), conectada ao continente por duas pontes: Punta Nizuc (ao sul) e Playa Linda (ao norte). A ilha é relativamente pequena, mas, na medida certa para uma semana de muito sol e curtição (não deve ser à toa que tem o formato de um sete!).

 

A zona hoteleira de Cancun

 

Essa região estende-se por uma estreita faixa de areia de 22 quilômetros onde se vê dezenas de resorts, restaurantes e casas noturnas, ao longo da famosa Kukulcán Boulevard. 

 

Os hotéis são tantos que é até difícil escolher onde ficar. A maioria deles são resorts que recebem hóspedes no estilo all inclusive e são banhados por praias privativas. Basta apenas alguns passos para atender ao chamado de um mar esplêndido, em diversas nuances de azul, para um mergulho.

 

 

O mar deslumbrante

 

Cancun é cercada de mar (e que mar!) por um lado e pela Lagoa Nichupté, com o Parque Marinho Nacional, do outro.

 

Muitas publicações de turismo consideram o mar do Caribe como o mais bonito do mundo (e erradas não estão!). E o que o torna tão especial é a sua coloração, já que é um mar com sete tons de azul (novamente, o número sete se faz presente neste paraíso! Afinal, dizem que o sete é o número da perfeição, né?). Normalmente, do litoral não é possível ver todos os sete tons; é preciso afastar-se um pouco da costa; quanto mais se afasta, mas tons você vai vendo.

 

O incrível mar de Cancun

 

Porém, mesmo visto do litoral, o mar é espetacular. Aliadas a isso estão as praias vazias, privativas aos hóspedes dos hotéis de luxo. Aí entra uma questão bem polêmica: para deixar as praias vazias a cidade construiu a zona hoteleira de um jeito que não é possível chegar à praia, a não ser passando por dentro dos hotéis. São pouquíssimos os pontos de acesso à praia passando direto da rua. É por isso que não se vê os moradores locais frequentando-as. Eles vão a outras praias fora da zona hoteleira. 

 

A cultura maia

 

Quem curte história e visita Cancun não pode deixar de conhecer as ruínas maias. Em Chichén Itzá, sítio arqueológico que está entre as Sete Maravilhas do Mundo Moderno, é possível aprender muito sobre a antiga civilização de grandes construtores e guerreiros e ver de perto a Pirâmide de Kukulcán (ou El Castillo), o Templo dos Guerreiros, o observatório El Caracol e o Cenote Sagrado. No trajeto, uma parada obrigatória é Cenote Ik-Kil, onde é possível mergulhar.

 

Chichén Itzá

 

Visite também as ruínas de Tulum, cidade que surgiu no século I e foi o principal polo portuário do povo maia. A cidade se debruça sobre o mar e cria um cenário incrível! Isso mostra que os maias realmente tinham bom gosto.

 

Tulum

 

O agito noturno

 

Sim, esta é a melhor definição de Cancun: um paraíso de luxo, praias e muita diversão (e bota diversão nisso!). A noite agitada é um dos pontos altos de Cancun e acontece na própria zona hoteleira. Lá você encontra casas noturnas animadas, bares e restaurantes para terminar (ou começar) o dia em alto astral. 

 

Coco Bongo

 

A referência mais famosa – inclusive hollywoodiana – é a Coco Bongo, uma boate-espetáculo. Isso quer dizer que é uma mistura de boate, show e teatro. Há um palco onde ocorrem vários tipos de apresentações artísticas, retratando músicos e reproduzindo cenas de filmes. Tudo acompanhado de incríveis figurinos, iluminação e uma grande performance dos atores. Imperdível!

 

 

As atrações turísticas

 

Cancun é um destino perfeito para quem gosta de estar ao mar. Não importa se a intenção é se jogar todos os dias em empolgadas atividades aquáticas ou apenas se dedicar a curtir sol, areia branquinha e a brisa marinha. De toda forma, se a intenção for aproveitar tudo o que a cidade oferece é preciso se preparar para as distâncias.

 

O ideal é alugar um carro para circular com conforto pelas atrações turísticas da região. Conheça algumas delas:

 

Parque Xplor

 

Xplor fica a 78 quilômetros de Cancun e a visita ao parque de aventura dura o dia inteiro. Por lá, conheça as cavernas naturais, nade no rio subterrâneo, deslize em tirolesas, passeie de veículo anfíbio (na terra e na água) e pratique arvorismo. À noite, o parque se ilumina com tochas de fogo, criando um clima exótico.

 

Parque XCaret

 

Surpreenda-se com o ecoparque mais visitado da região e descubra a cultura mexicana. São muitas atrações: snorkeling entre peixes e corais, aquário com espécies nativas, borboletário, viveiro de aves e berçário de araras.

 

XCaret

 

O parque também oferece atividades opcionais, como nadar com golfinhos ou tubarões, alimentar tartarugas marinhas e ter aulas de mergulho. Vale a pena ficar no XCaret até a noite para assistir ao show sobre a cultura mexicana, que tem uma superprodução ao estilo da Broadway.

 

Parque Xel-Há

 

A primeira parada é no sítio arqueológico da única cidade maia murada à beira-mar, com várias ruínas e uma rica história pré-colombiana. Em seguida, conheça o parque ecológico e temático Xel-Há, onde você poderá nadar com golfinhos, praticar snorkeling em piscinas naturais, deslizar em tirolesas sobre um rio, atravessar pontes flutuantes, caminhar em trilhas, pedalar e observar animais como araras e macacos.

Golfinhos que nadam com os turistas em Parque Xel-Há

 

Playa del Carmen

 

A 70 quilômetros de Cancun encontra-se a Playa del Carmen, um simpático vilarejo que tem um astral bem descolado. Muita gente jovem prefere escolher um hotel por ali para curtir o Caribe mexicano. Afinal, a água cristalina em diversos tons de azul turquesa e areias brancas convidam ao deleite.

 

A praia tem boa infra-estrutura com bares, tatames a beira-mar e guarda-sóis. Além disso, é dali que partem os barcos para a ilha de Cozumel. No final do dia, a ordem é circular pela Quinta Avenida, uma rua de pedestres onde tudo acontece.

 

Famosa estátua da sereia em Playa del Carmen

 

Isla Mujeres (Parque Garrafón)

 

Curta a bela paisagem do Parque Garrafón, em Isla Mujeres, que tem uma incrível estrutura de lazer. Para chegar à ilha, que é um dos lugares mais bonitos da região, o percurso é feito de catamarã.

 

A primeira parada é no Dolphin Discovery, onde você pode nadar com golfinhos, peixes-boi e leões-marinhos. A segunda parada do passeio é no clube de praia do Parque Natural Garrafón, que oferece atividades como tirolesa, mergulho com snorkel, caiaque, piscina, redário, museu de esculturas maias e lojas turísticas.

 

Isla Mujeres

 

Cozumel

Um dos passeios mais interessantes para quem está hospedado em Cancun: um paraíso de luxo, praias e muita diversão, é Cozumel.

 

Cozumel

 

Pratique snorkel, observando corais e a vida marinha. A segunda parte do passeio é realizado em um ônibus aberto, tipo safári, em direção ao parque ecológico de Punta Sul.

 

A rica vida marinha em Cozumel

 

Quando ir

 

Cancun pode se vangloriar por ter sol o ano inteiro. Portanto, é boa opção praticamente para qualquer época. O verão vai de abril a setembro, com temperaturas que variam entre 29 e 35 graus. Costuma ser chuvoso e com grande umidade.

 

O inverno (se é que dá para chamar isso de inverno) vai de outubro a março, com temperaturas entre 18 e 28 graus centígrados. No entanto, é preciso estar atento à época de furacões no Caribe que costuma ser entre agosto e outubro. Os meses de alta temporada são dezembro, janeiro, julho e agosto.

 

Independentemente de quando você deseja ir a Cancun: um paraíso de luxo, praias e muita diversão, a 123Milhas tem os voos, hospedagens e pacotes completos com até 50% de desconto durante o ano todo!