
Conheça cinco ótimos lugares para mergulhar no Brasil
Com 7,4 mil km de costa, o Brasil tem, sob sua jurisdição, 3,5 milhões de km² de espaço marítimo. Já pensou em quantas vidas e ecossistemas todo esse espaço é capaz de guardar?Em 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos, que incentiva a sociedade a refletir sobre a importância da conservação das águas marinhas do planeta.
Para celebrar, o Conexão123 traz cinco lugares para mergulhar no Brasil. Separe o seu equipamento!
Conheça com o Conexão123
Lugares para mergulhar no Brasil
Mergulhar é imergir em mistérios e aventuras. É conhecer de perto as maravilhas das águas. Uma experiência inesquecível para quem quer apreciar tesouros da natureza.
Com mais de 7 mil km costa litorânea, podendo chegar a 8.500 km se forem consideradas as baías, o Brasil é um excelente destino para os amantes de praia e para aventureiros que adoram atividades no mar ou simplesmente gostam de relaxar.
Além das paisagens deslumbrantes nos arredores, você pode ainda conhecer uma infinidade de belezas naturais e atrações que ficam debaixo d’água.
Se você já é adepto do mergulho ou está cogitando começar a praticar, confira ótimos lugares para mergulhar no Brasil. São points ideais para a prática da atividade, seja com snorkel e equipamentos básicos, atendo-se à superfície, ou fazendo uso de cilindros e instrumentos profissionais, para mergulhos mais profundos. Veja a seguir!
Recife
Recife, no estado de Pernambuco, é encantadora e tem uma rica herança histórica e cultural. Localizada no nordeste do Brasil, a cidade é conhecida por suas belas praias. Famosa também por sua arquitetura colonial, com casarões coloridos e igrejas históricas.
O mergulho em Recife é um dos mais interessantes para se fazer no Brasil. Conhecida como a capital dos naufrágios, a cidade conta com 18 embarcações afundadas (propositalmente) na região denominada Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco.
O PNAPE começou a tomar forma no início dos anos 2000 para a realização de pesquisas sobre conservação marinha e para que se tornassem pontos para turismo de mergulho.

Conhecer os naufrágios de Pernambuco é uma experiência única | Foto: Profundo no Mundo
As embarcações foram afundadas com o intuito de induzir a formação de recifes e, consequentemente, atrair mais turistas para a região. Há muita vida marinha para ser explorada, abrigando aproximadamente 170 espécies de peixes, moluscos e crustáceos.
Dentre eles, estão, por exemplo, o Servemar e o Servemar X, alguns dos primeiros navios afundados no parque. No ano de 2017, houve o afundamento de quatro rebocadores: Bellatrix, Phoenix, São José e Virgo.
A melhor época para mergulhar em Recife vai de setembro até maio. Nos meses de junho, julho e agosto, as chuvas frequentes deixam o mar agitado e a visibilidade ruim.
Se você não for tão experiente, pode aproveitar o mergulho de snorkel. Caso já seja profissional, opte pelo cilindro. De qualquer modo, será uma experiência encantadora.
Há muito o que fazer em Recife, pois a cidade é cheia de atividades e atrações que vão deixar a sua viagem ainda mais completa. Se você é um adepto do mergulho, não deixe de viver essa experiência incrível.
Ficou curioso para conhecer os naufrágios artificiais de Pernambuco? Garanta seu voo para Recife com a 123milhas!
Fernando de Noronha
Fernando de Noronha é um arquipélago localizado em Pernambuco. As praias, com suas águas cristalinas e azuladas, são a principal atração turística do lugar. O arquipélago, tido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, conta com ilhas paradisíacas e paisagens naturais deslumbrantes.
Marcado pela diversidade da vida marinha e contato próximo com a natureza, Fernando de Noronha propicia uma experiência turística inesquecível.

Mergulhar em Fernando de Noronha te dá a oportunidade observar de perto animais marinhos incríveis, como a tartaruga-de-pente
Para aqueles que buscam a sua primeira experiência, um mergulho em Fernando de Noronha é o jeito perfeito de começar. Para quem já mergulha, principalmente se for brasileiro, é uma obrigação, pelo menos uma vez na vida, cair nas águas do arquipélago.
A melhor época para mergulhar em Fernando de Noronha é de setembro a outubro, ideal para encontrar o mar tranquilo e com uma visibilidade de até 50 metros.
Por lá, existem quatro modalidades de mergulho:
- Batismo: realizado em diferentes pontos, o mergulho de batismo é ideal para os visitantes que não possuem credencial para a prática e é acompanhado por instrutores experientes.
- Mergulho a reboque: é a forma mais recreativa de mergulhar. Os participantes seguram uma pequena prancha e são rebocados por um barco.
- Mergulho autônomo (credenciado): pode ser feito em diversos pontos da ilha, apenas por visitantes que possuem credencial. A modalidade é realizada de acordo com a limitação de profundidade e técnica de cada nível de credencial. É necessário apresentar a credencial no momento da inscrição para as operadoras de mergulho.
- Snorkelling: ótima opção para quem deseja nadar com segurança entre cardumes, tartarugas e diversas outras espécies marinhas que vivem nas águas de Noronha.
Para os iniciantes, bons pontos para snorkeling em Noronha, por exemplo, são a Baía dos Porcos, o Naufrágio do Porto e o Morro de fora da praia da Conceição, dependendo das condições do mar.
A Praia do Sueste, considerada um dos principais redutos de tartarugas marinhas do arquipélago, é também um ótimo point de mergulho em Fernando de Noronha, mas atenção: é preciso ir com um guia credenciado pelo Parque Marinho.
Fernando de Noronha com certeza é um dos excelentes lugares para mergulhar no Brasil. Confira nossas indicações de hospedagem para esse paraíso.
Abrolhos
Abrolhos é um arquipélago costeiro localizado no oceano Atlântico, a cerca de 65 km do litoral sul da Bahia. Essa região é reconhecida como uma das mais importantes áreas de biodiversidade marinha do Atlântico Sul, abrigando uma grande variedade de espécies incluindo corais, peixes coloridos e tartarugas.
A região é um ponto turístico muito procurado por mergulhadores e amantes da natureza, que podem explorar as águas cristalinas e se encantar com a beleza única desse ecossistema.
Não é preciso ser um mergulhador profissional para desfrutar da imensa beleza marinha de Abrolhos. Tendo apenas máscara, snorkel e nadadeiras é possível observar as belas e exóticas formações de corais, os cardumes coloridos, as tartarugas marinhas e tudo o mais que compõe o cenário.
As melhores épocas para fazer mergulho em Abrolhos são:
- Melhor condição de visibilidade: de dezembro a março
- Época das baleias jubartes: de junho a outubro
Dica: se você deseja mergulhar e ver as baleias, o ideal é ir entre setembro e outubro. Assim você evita a pouca visibilidade do mar por conta do inverno.

O Banco de Abrolhos é berço da baleia jubarte, que faz dessa região seu refúgio de amamentação e reprodução, entre os meses de julho e novembro
Não é à toa que o mergulho em Abrolhos é considerado um dos melhores do Brasil. Submergir por ali é certeza de encontrar águas claras com temperatura agradável, naufrágios e grande diversidade de fauna marinha.
Mas, o mais excepcional, o que você não pode deixar de ver — de jeito nenhum — no mergulho em Abrolhos são os grandes chapeirões, estruturas coralinas e endêmicas, em forma de cogumelo.
A melhor forma de explorar o lugar é através dos liveaboards, expedições de mergulho em embarcações com estrutura preparada para mergulhadores (e acompanhantes) se hospedarem em alto-mar.
Angra dos Reis
Angra dos Reis se localiza na costa sul do estado do Rio de Janeiro. Rodeada por uma beleza natural exuberante, a região encanta visitantes com suas praias paradisíacas, ilhas deslumbrantes e uma vasta vegetação tropical.
A cidade é um dos ótimos lugares para mergulhar no Brasil, e é muito popular para quem busca atividades aquáticas, como mergulho, snorkeling e passeio de barco. O local é excelente para descobrir uma variedade de espécies marinhas e paisagens deslumbrantes. Fazer um mergulho em Angra dos Reis é se deixar encantar por todas as belezas que há por ali.
Para quem mora no Rio ou mesmo em São Paulo, Angra dos Reis é um lugar perfeito para uma viagem de carro durante um fim de semana ou feriado prolongado. O 123carros, inclusive, oferece muitas opções econômicas, para viagem individual ou com toda a família. Há mergulho em Angra dos Reis para todos os gostos: rasos, fundos, canyons, cavernas.
O ideal é que os aventureiros busquem uma agência de turismo ou uma operadora de mergulho, devidamente legalizada, antes de se aventurar pelo fundo do mar.
Alguns dos pontos mais conhecidos para o mergulho de snorkel são as ilhas de Cataguases e Botinas, cartões-postais e um dos principais pontos turísticos da cidade.
Os mergulhadores mais experientes têm a opção de se aventurar pelos diversos pontos de naufrágios que existem no município. Entre eles há o do navio Pinguino, um cargueiro de 70 m afundado em 1967 que ainda permanece em bom estado, o que permite o passeio por seus compartimentos. Esse é um dos naufrágios mais procurados em Angra dos Reis, sendo que sua profundidade chega a 20 m.
A melhor época para mergulho em Angra dos Reis é de abril a maio, quando a temperatura da água tem média de 24 ºC, e a visibilidade varia entre 15 e 20 m.
Quer viver essa aventura? Confira onde se hospedar em Angra dos Reis.
Arraial do Cabo
Arraial do Cabo, localizado no estado do Rio de Janeiro, é um verdadeiro paraíso costeiro. Suas praias são simplesmente deslumbrantes.
A fama de um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil não é à toa. Conhecido como a “Capital do Mergulho”, o destino encanta os amantes da vida marinha com sua rica biodiversidade. Além das praias paradisíacas, o cenário é composto de imponentes falésias e dunas, proporcionando paisagens de tirar o fôlego.
Tartarugas, cavalos-marinhos, arraias, moreias, grandes peixes, golfinhos e baleias são vistos com frequência naquelas águas. Até mesmo orcas e pinguins fazem visitas por lá. Um deleite para os visitantes. A boa notícia é que, sendo ou não um mergulhador profissional, é possível curtir o mergulho no mar de Arraial do Cabo.
Até mesmo praticando snorkeling você será feliz. E se desejar mesmo encarar o desafio de se equipar com roupa de neoprene e cilindro, mergulhos de batismo estão disponíveis para marinheiros de primeira viagem.
A Praia do Farol, Praia do Forno, Prainha, Prainhas do Pontal do Atalaia, pontos turísticos famosos de Arraial do Cabo, costumam ser bons lugares para mergulho com snorkeling.

A Praia do Forno atrai quem gosta de mergulho, pois lá é possível praticar snorkeling e avistar muitas tartarugas entre outras espécies
Para mergulhadores mais experientes, Arraial do Cabo reserva grutas e águas extremamente transparentes e ricas em vida marinha. Há locais de mergulho para todo nível, de amador a profissional. Entre os naufrágios, uma ótima pedida é o Thetis, no Saco dos Ingleses.
Mergulhar em Arraial do Cabo é uma atividade que pode ser realizada durante todo o ano.
Devido ao fenômeno da ressurgência, que traz as águas mais profundas para a superfície, a temperatura das águas de Arraial do Cabo fica entre os 13 ºC e os 22 ºC.
Quer se aventurar no mar de Arraial do Cabo? Confira nossas indicações de hospedagem.
Dia Mundial dos Oceanos
O Dia dos Oceanos foi celebrado pela primeira vez durante a Rio 92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Na época, foi inspirado por um evento organizado no mesmo dia pelo Instituto dos Oceanos do Canadá e apoiado pelo Governo Canadense: “Oceans Day At Global Forum – The Blue Planet”. Em 2008, a Assembleia Geral da ONU decidiu que, a partir de 2009, o 8 de junho seria designado oficialmente como Dia Mundial dos Oceanos.
Gostou de conhecer os lugares para mergulhar no Brasil? Qual destino você escolheria? Conte com a 123milhas para economizar em passagens aéreas, pacotes de viagem e hospedagem. Partiu mergulho?
RESPOSTAS123
Os melhores lugares para mergulhar no Brasil são:
- Fernando de Noronha
- Recife
- Abrolhos
- Angra dos Reis
- Arraial do Cabo
A melhor maneira de chegar a Abrolhos, Bahia, é de barco, em viagens que levam de 3 a 6 horas a depender da embarcação.
Os três tipos de mergulho mais praticados são:
- Autônomo – exige o uso de aparelhos de respiração mais complexos, como cilindros de mergulho
- Livre – com uso de aparelhos de respiração mais simples, como o snorkel
- Profissional