Conheça mais sobre os países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023
200 milhões em ação, pra frente Brasil, salve a seleção! A Copa do Mundo Feminina 2023 será disputada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.
Pela primeira vez desde que o Mundial Feminino começou a ser disputado, o país está empenhado dar à seleção brasileira feminina o mesmo carinho que sempre teve com jogos da Copa do Mundo masculina. O Conexão123 entra nesse clima e traz para você um roteiro sobre os países-sede. E bora torcer por nossas meninas!
Conheça com o Conexão123
- Copa do Mundo Feminina de 2023
- Países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023
- História da Austrália e da Nova Zelândia
- Principais características geográficas da Austrália e da Nova Zelândia
- Curiosidades sobre os países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023
- Dicas de Turismo nos países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023
- Saiba mais sobre a Copa do Mundo Feminina
Copa do Mundo Feminina de 2023
A Copa do Mundo é o evento esportivo que mais chama a atenção dos brasileiros. E, em 2023, é a vez das meninas disputarem a Copa do Mundo Feminina que acontecerá em dois países: Austrália e Nova Zelândia. Com cobertura em TV aberta, o Brasil se esforça para que o torneio tenha a mesma visibilidade que o campeonato masculino. Tanto que o Governo Federal e cidades como Natal (RN), Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP) decretaram ponto facultativo durante os jogos da seleção.
E você já sabe quais são os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina? A seleção brasileira, comandada pela técnica Pia Sundhage, está no grupo F, que tem a França como favorita. As francesas eliminaram o Brasil nas oitavas de final do mundial passado. Pois é, não é só no masculino que a França é pedra no sapato do futebol brasileiro.
Como os jogos acontecem na Oceania, você terá de acordar cedo para acompanhar as partidas:
- Brasil x Panamá – segunda-feira (24/7) – 8h
- França x Brasil – sábado (29/7) – 7h
- Jamaica x Brasil – quarta-feira (2/8) – 7h
Além do Brasil, que traz a Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, vale a pena acompanhar outras estrelas do futebol feminino como Alexia Putellas (Espanha), Sam Kerr (Austrália), Lucy Bronze (Inglaterra) e Alex Morgan e Megan Anna Rapinoe (Estados Unidos). Rapinoe, outra lenda do futebol feminino ao lado de Marta, já anunciou que esse será o último mundial da carreira.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os países que vão sediar os jogos da Copa Mundo Feminina 2023?
Países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023
A Copa do Mundo Feminina de 2023 é a 9ª edição da competição organizada pela FIFA. O evento acontece pela primeira vez na Oceania, com jogos na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto de 2023. Essa novidade promete agradar tanto aos turistas como aos amantes do futebol, pela riqueza cultural e beleza natural dos dois destinos.
A Austrália é um país moderno, umas das principais economias do mundo e que preserva a natureza exuberante e o estilo de vida descontraído. As suas principais cidades são Sydney, Melbourne e Brisbane, onde a seleção brasileira faz os treinos. A costa australiana tem praias paradisíacas e surpreendentes formações rochosas, como a famosa Ayers Rock (Uluru).
Localizada a sudeste da Austrália, a Nova Zelândia é outro país que une os desenvolvimentos econômico e social com a preservação ambiental. Seu território é formado por duas ilhas principais e numerosas pequenas ilhotas. A cidade de Auckland (Ilha Norte) é o centro econômico e cultural do país, enquanto a capital Wellington (também na Ilha Norte) é famosa pela atmosfera artística. A Nova Zelândia acumula grandes conquistas no Rugby e agora quer mostrar ao mundo que também tem potencial no futebol feminino.
Viagem para Austrália e Nova Zelândia
Quer viajar para os países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023? A 123milhas tem pacotes de viagem para a Austrália e também pacotes turísticos para a Nova Zelândia. Nestes pacotes estão inclusos passagens aéreas de ida e volta e sugestões de hotéis nos países em que acontecem os jogos do Mundial Feminino.
História da Austrália
A história da Austrália remonta a milhares de anos com a presença de povos aborígenes e ricas tradições culturais. Antes da chegada dos europeus, a Nova Zelândia era habitada por povos maori, que deixaram um legado significativo no país cultuado até hoje.
A história moderna do país começou com a chegada do explorador britânico James Cook, em 1770, que reivindicou a terra para o Império Britânico. Em 1788, os britânicos fundaram a colônia de Sydney.
Nos anos seguintes, a Austrália tornou-se uma colônia penal, recebendo milhares de prisioneiros britânicos. Ao longo do século XIX, o país se desenvolveu com a chegada de imigrantes de diversas origens, contribuindo para a diversidade cultural da nação. Em 1901, a Austrália conquistou a independência da Grã-Bretanha.
História da Nova Zelândia
Antes da chegada dos europeus, a Nova Zelândia era habitada por povos maori, que deixaram um legado cultural significativo no país, que é cultuado até hoje. O explorador holandês Abel Tasman foi o primeiro europeu a avistar a Nova Zelândia em 1642, mas foi o capitão britânico James Cook, nas expedições no século XVIII, que fez os primeiros contatos com os maoris.
No século XIX, a presença britânica se consolidou com a assinatura do Tratado de Waitangi, que estabeleceu a soberania britânica e os direitos dos maoris como cidadãos. Em 1907, a Nova Zelândia se tornou um domínio independente dentro do Império Britânico e, em 1947, passou a ser reconhecida como nação independente.
Principais características geográficas da Austrália e da Nova Zelândia
A Austrália e a Nova Zelândia são alguns dos maiores países da Oceania. A Austrália ocupa a maior parte da massa continental do continente, a leste do Mar de Tasmânia, ao sul da Indonésia e de Papua-Nova Guiné e a oeste da Nova Zelândia.
É o sexto maior país do mundo em área terrestre e é caracterizado pela vasta planície desértica no centro, conhecida como o “Outback”. O país tem diversas cordilheiras, como os Montes Flinders e os Montes MacDonnell. O litoral australiano é extenso e propício para a prática de esportes aquáticos, como o surf. O clima varia de subtropical no norte a temperado no sul.
O país é desenvolvido, com uma economia forte baseada na produção de minérios, além de ser importante produtor agrícola, com destaque para a pecuária, a agricultura e a pesca.
A Nova Zelândia também é famosa pelas paisagens impressionantes, como as Montanhas Southern Alps, onde se encontra o pico mais alto, o Monte Cook. O país, o terceiro maior da Oceania, é rico em lagos glaciais, fiordes, florestas exuberantes e praias deslumbrantes.
O clima varia de subtropical no norte a temperado no sul, com regiões alpinas mais frias. A Nova Zelândia é um importante produtor de carne, vinho e madeira.
Tanto a Austrália, como a Nova Zelândia são democracias representativas com sistema de governo parlamentar. O chefe de Estado de ambos os países é o Rei Charles III.
Curiosidades sobre os países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023
Veja algumas curiosidades sobre Austrália e Nova Zelândia, os países que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina de 2023.
Curiosidades sobre a Austrália:
- É o lar de fauna muito diversificada, com animais singulares, como o canguru, o ornitorrinco e o coala.
- É o país com a maior população de cangurus (50 milhões), coalas (100 mil) ornitorrincos (30 mil) e echidnas (10 mil) do mundo
- Possui uma das maiores proporções de terras protegidas e reservas naturais do mundo.
- É uma das maiores produtoras de vinho do mundo, com vinhedos em diversas regiões do país.
Curiosidades sobre a Nova Zelândia:
- É o país com a maior população de kiwis do mundo, com cerca de 10 milhões de animais.
- É conhecida como a “terra das ovelhas” devido ao grande número desses animais em relação à população humana.
- Foi na Nova Zelândia que foram filmadas as famosas trilogias de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, dirigidas por Peter Jackson.
- O esporte nacional é o Rugby, e a equipe do país, os “All Blacks”, é famosa em todo o mundo pela habilidade e por fazerem a dança do Haka, um ritual que remete à coreografia de guerra maori antiga, tradicionalmente utilizada no campo de batalha.
- É uma das melhores regiões do mundo para a observação de estrelas, especialmente na Ilha do Sul, de onde pode-se ver alguns dos céus mais escuros do planeta.
Dicas de Turismo nos países-sede da Copa do Mundo Feminina 2023
Está pensando em fazer turismo nos países-sede da Copa do Mundo? Veja o que eles têm a oferecer.
Dicas de Turismo na Austrália
Entre as opções de destinos turísticos na Austrália, estão:
- Cidade de Sydney: a mais populosa da Austrália em que você pode visitar o famoso Sydney Opera House e conhecer as praias famosas, como Bondi Beach.
- Melbourne: a segunda cidade mais populosa da Austrália, tem grande variedade de atrações, incluindo o Royal Botanic Gardens, além de galerias de arte e museus.
- Cairns: cidade portuária no norte da Austrália, Cairns é um popular destino turístico para quem quer conhecer a Grande Barreira de Corais. Faça um passeio de barco para ver esse incrível ecossistema marinho, repleto de vida e cores.
- Ayers Rock (Uluru): uma formação rochosa de arenito localizada no interior da Austrália, que é um importante local sagrado para os aborígenes australianos. Admire o pôr do sol nessa que é uma das maiores rochas monolíticas do mundo.
- Tasmânia: visite as paisagens selvagens e intocadas da Tasmânia, com florestas exuberantes, fauna diversificada e lagos deslumbrantes.
Dicas de Turismo na Nova Zelândia
Quem visita o país vai se deslumbrar com as maravilhas naturais do território. Aqui estão pontos turísticos da Nova Zelândia:
- Fiordland National Park: faça um cruzeiro pelos majestosos fiordes (braços de mar que contornam montanhas e geleiras), como o Milford Sound, e maravilhe-se com o impressionante relevo.
- Rotorua: conheça a região geotérmica de Rotorua, com piscinas de lama borbulhante e gêiseres espetaculares.
- Queenstown: conhecida como a capital mundial dos esportes radicais, Queenstown é perfeita para quem busca adrenalina, repleta de atividades como bungee jumping e paraquedismo.
- Tongariro National Park: faça uma trilha pela Tongariro Alpine Crossing e deslumbre-se com as paisagens vulcânicas e os lagos coloridos.
- Auckland: a maior cidade da Nova Zelândia. Tem várias opções de restaurantes, lojas, museus e a famosa Sky Tower, que oferece uma vista panorâmica da cidade.
- Waitomo Caves: este sistema de cavernas de calcário no norte da Nova Zelândia é um destino turístico para quem quer ver as glowworms, pequenas larvas que brilham no escuro.
Saiba mais sobre a Copa do Mundo Feminina
A primeira edição da Copa do Mundo Feminina foi realizada em 1991, na China. O torneio contou com 12 seleções nacionais participantes e os Estados Unidos foram campeões.
Após o sucesso da primeira edição, a Copa do Mundo Feminina se tornou um evento mais frequente e continuou a crescer em popularidade e prestígio. Em 1995, a Suécia sediou o torneio, que contou com 12 seleções novamente, e a Noruega se sagrou campeã ao derrotar a Alemanha na final.
Em 1999, os Estados Unidos receberam a competição que foi a primeira a contar com 16 seleções e também a ser transmitida ao vivo pela televisão em vários países. O evento atraiu um público recorde, com estádios lotados e jogos emocionantes. Os Estados Unidos conquistaram novamente o título, ao vencerem a China na final em uma dramática disputa por pênaltis.
A Copa do Mundo Feminina continuou a ser realizada a cada quatro anos, seguindo o modelo das edições masculinas. Em 2015, no Canadá, o número de seleções participantes foi expandido para 24, o que demonstrou o crescimento e a globalização do futebol feminino.
A edição de 2019, realizada na França, foi um enorme sucesso e representou outro avanço significativo para o futebol feminino. Mais uma vez, os Estados Unidos foram coroados campeões e a atacante americana Megan Rapinoe foi uma das estrelas do torneio, como artilheira e como melhor jogadora.
Nesta edição de 2023, a decisão de sediar a Copa do Mundo Feminina em duas nações reflete o compromisso da FIFA em promover a igualdade de gênero no futebol e aumentar o alcance do torneio para diferentes regiões.
Já separou sua camisa da seleção para torcer pelas meninas na Copa do Mundo Feminina? Renove seu espírito esportivo e conte com a 123milhas para pesquisar pacotes para Austrália e passagens aéreas para a Nova Zelândia para conhecer, de perto, os países-sede do Mundial de Futebol Feminino.
RESPOSTAS123
A Copa do Mundo Feminina 2023 será realizada na Austrália e na Nova Zelândia, entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.
O Governo Federal e alguns municípios decretaram ponto facultativo para a torcida acompanhar a seleção brasileira feminina. Nos dias em que os jogos forem às 8h, a jornada começará às 12h. É a primeira vez que será implementado o ponto facultativo durante o mundial feminino.
Veja os horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo Feminina (horário de Brasília):
- Brasil x Panamá – segunda-feira (24/7) – 8h
- França x Brasil – sábado (29/7) – 7h
- Jamaica x Brasil – quarta-feira (2/8) – 7h