Conheça Amajari

Ao norte do estado de Roraima, o município de Amajari, a 120 km da capital Boa Vista, é um destino pouco explorado no turismo nacional, mas que detém atrações e belezas naturais que fazem valer a pena a viagem.

O Conexão123 preparou um guia para você conhecer mais sobre o turismo em Amajari. Vem com a gente!

Você vai ler sobre 

Amajari

Amajari está situada em uma região transicional do bioma da Floresta Amazônica, com densas matas, para o tipo savana, com vegetação mais aberta, restrito ao extremo leste do estado. A cidade fica localizada na fronteira com a Venezuela e está curiosamente acima da Linha do Equador. Ou seja, Amajari fica no Hemisfério Norte! 

A história do município é bastante recente. O primeiro morador, conhecido como Senhor Brasil, chegou à região em 1975 e deu nome ao lugar, em referência ao principal rio que banha a cidade. 

Em 17 de outubro de 1995, o município foi criado com terras desmembradas do município da capital do estado. De acordo com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população de Amajari, Roraima, em 2021, estimava-se em 13.561 habitantes. 

Formado pela união de várias vilas da região, o município possui em seu território oito terras indígenas, e dentro delas 19 comunidades de diversas etnias, como Macuxi, Wapichana, Sapará e Taurepang.

O município também abriga parte da maior reserva indígena do país, o Território Yanomami. Oficialmente demarcada em 25 de maio de 1992, o processo de avaliação e registro da Terra Indígena Yanomami durou quase 15 anos e envolveu uma longa batalha e articulação internacional, até o governo brasileiro homologar a reserva.

Localizada entre o Amazonas e Roraima, incluindo parte da fronteira do Brasil com a Venezuela, a reserva cobre mais de 9 milhões de hectares de floresta tropical, em uma das áreas com maior biodiversidade da Amazônia brasileira.  

Devido à grande presença de tribos indígenas no município, sua economia baseia-se no cultivo da terra, e os principais produtos são milho, banana, mandioca, arroz e cana-de-açúcar. A pecuária também faz parte da economia, predominando o gado de corte e, com menor vigor, o de leite. 

A piscicultura também está em desenvolvimento na região de Amajari, uma vez que o município é o maior produtor de tambaqui para o mercado amazonense.

O turismo está cada vez mais se tornando forte em locais como a Serra do Tepequém e a região do Ereu.

Turismo em Amajari (RR): Guia de Viagem | Serra do Tepequém | Conexão123

Serra do Tepequém | Foto: Divulgação

Turismo em Amajari

A cidade possui dois pontos turísticos que se destacam, um deles é a Reserva Biológica Ilha de Maracá, com cerca de 100 mil hectares. A área de preservação é a primeira estação ecológica do país. Também é considerada a terceira maior ilha fluvial do Brasil, ficando atrás apenas da Ilha do Marajó, local de proteção ambiental no estado do Pará, e a Ilha do Bananal, a maior do mundo, no estado do Tocantins. 

O lugar possui uma imensa diversidade biológica, fauna e flora disponíveis para visitação, que só é permitida com a permissão do Ibama e através da rodovia asfaltada RR-205. A reserva está inserida no bioma amazônico, em área de transição floresta-lavrado (savana). Conta ainda com buritizais, vegetação sobre afloramentos rochosos e vegetação aquática em lagos sazonais.

Outro ponto é a Estância Ecológica Sesc Tepequém, que fica situada no topo da Serra do Tepequém. Incrustada onde um dia foi um vulcão de 1.100 metros de altitude, a Serra do Tepequém possui um imenso vale cortado por igarapés. 

O local é propício a atividades como trekking, ciclismo ecológico, rapel, observação de aves e da flora local, como orquídeas de várias cores e tamanhos, além de exploração de grutas, entre outras atividades.

É possível curtir as cachoeiras do Paiva, do Sobral, Barata, Funil e outras. A atração é de fácil acesso e ainda dispõe de pousadas e demais instalações para os visitantes.

Quando ir a Amajari

O clima local é uma questão importante na hora de escolher a data de uma viagem, por isso, fique ligado para saber como é o tempo em Amajari.

O clima da cidade é basicamente dividido em dois: o tropical de savana, com um período seco, e o tropical chuvoso de monção, que se caracteriza por ser quente e muito úmido. A temperatura média no município é 26 ºC. Os melhores meses para visitar a cidade são setembro, outubro e novembro, quando o clima é mais ameno. 

Como chegar a Amajari

Partindo de outros estados, a melhor forma de chegar a Amaraji é pegando um avião até a capital de Roraima. Há voos comerciais regulares para Boa Vista. De lá, para chegar à cidade, é possível pegar um ônibus, cujo trajeto leva cerca de duas horas. 

Para quem optar por alugar um carro, basta acessar a BR-174 pela rodovia estadual RR-203, o que totaliza 158 km de distância da capital.

Turismo em Amajari (RR): Guia de Viagem | Aeroporto de Boa Vista | Conexão123

Aeroporto de Boa Vista | Foto: Divulgação

Quanto custa viajar para Amajari

Amajari possui incríveis reservas ecológicas abertas para visitação, por isso é mais um destino que vale a pena incluir no seu roteiro de viagens.

A nossa dica é: antes de viajar, verifique o valor da passagem, hospedagem, alimentação e transporte.

Para viajar para Amajari, você precisa desembarcar no aeroporto de Boa Vista. O ticket aéreo partindo de São Paulo custa aproximadamente R$ 1.000 reais por passageiro, porém verifique as datas que deseja viajar, pois os valores podem se alterar de acordo com o período.

Partindo do aeroporto de Boa Vista para a cidade de Amajari são aproximadamente 120 km, o que de carro é um percurso de pouco menos de 2h. O ideal é alugar um veículo para que este trajeto seja mais prático, cômodo e seguro inclusive durante a estada.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o destino, programe sua viagem e se delicie com esse pequeno paraíso natural preservado. E conte com a 123milhas para fazer a melhor viagem!

RESERVAR

RESPOSTAS123

Amajari fica ao norte do estado de Roraima, a 120 km da capital do estado, Boa Vista, fazendo fronteira com a Venezuela.

O tíquete aéreo partindo de São Paulo custa aproximadamente R$1.000, porém, antes de viajar, verifique também o valor de hospedagem, alimentação e transporte.