Dicas para o viajante

Dicas para a primeira viagem de avião

19 de março de 2023

Vai fazer sua primeira viagem de avião e está inseguro? Novidades podem dar medo, mas não se preocupe! No entanto, existem algumas normas básicas para que o embarque seja permitido, mas nada muito complicado. Confira tudo o que você precisa saber para voar com tranquilidade e sem imprevistos. 

 

Planeje tudo para viajar mais tranquilo.

Documentos

 

Tenha seus documentos pessoais e a passagem aérea sempre em mãos, pois eles serão solicitados algumas vezes. O embarque só é permitido se você apresentar a documentação correta. Portanto, não se esqueça que o passaporte é obrigatório para a maioria dos destinos internacionais. As únicas exceções são os países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), que você pode apresentar apenas seu documento de identidade, assim como para viagens dentro do Brasil.

Coloque a passagem e documentos em local de fácil acesso.

 

Não despache os documentos junto com as malas, e evite colocar em algum compartimento de difícil acesso da bagagem de mão. 

Itens proibidos

 

Para a segurança de todos os passageiros, alguns itens são proibidos. Líquidos inflamáveis, explosivos, substâncias tóxicas e gás comprimido são alguns exemplos do que você não pode levar. 

 

Na bagagem de mão, não pode conter objetos cortantes e pontiagudos (como alicates, cortadores de unha, pinça e lâminas de barbear), substâncias líquidas ou em gel em frascos acima de 100 ml, armas de fogo e réplicas, e substâncias em aerossol. 

Bagagem

 

O peso da mala deve ser observado. Caso você ultrapasse, há uma cobrança de taxa pelo excesso. As companhias aéreas disponibilizam no site qual o peso máximo que você pode levar, mas o padrão é de 23 quilos. 

 

Atualmente, nem todas as passagens incluem o despacho de bagagem. Verifique com antecedência se você adquiriu ou não este serviço. No entanto, é possível comprar esse extra no site da companhia aérea ou no aeroporto. 

 

Cada passageiro tem direito a uma bagagem de mão sem pagar nada a mais por isso. Esta mala pode pesar até 10 quilos, e as medidas devem ser, no máximo, 55 x 35 x 25 centímetros.

 

Malas têm medida e peso máximo permitidos

 

Na mala de mão, coloque seus documentos pessoais, passagem, dinheiro, remédios de uso diário, eletrônicos e objetos de valor, como joias ou relógios. Outra dica importante é colocar uma muda de roupas para possíveis imprevistos. 

No aeroporto

 

A da passagem ao check-in podem ser feito pela internet. Contudo, o check-in pode também ser feito no aeroporto. Você pode realizá-lo no guichê da companhia escolhida ou nas máquinas de autoatendimento da empresa. O bilhete pode ser impresso ou virtual, registrado na tela do smartphone. Há um guichê exclusivo para despacho de malas caso o check-in já esteja feito. Realizar tudo on-line certamente agiliza a vida do passageiro no aeroporto.

 

Totens para autoatendimento servem para realizar o check-in.

 

Antes de entrar no avião, o passageiro cumpre algumas etapas. Para acessar a sala de embarque, todos passam pelo raio-X, de malas e pessoas. Em viagens internacionais, tem ainda uma parada no balcão da Polícia Federal para checagem de todos os documentos. 

 

Máquina de raio-X no aeroporto.

 

Já na sala de embarque, é possível checar o número do portão de embarque, a situação do voo e da aeronave. O início e o fim do embarque é sempre anunciado no microfone por profissional da companhia aérea. Eles também dão as orientações sobre a ordem para a entrada no avião, conforme a fileira e número da poltrona do passageiro. Cada aeronave oferece um compartimento, sobre o assento, para guardar sua bagagem de mão. Coloque seus pertences nele ou abaixo da poltrona, pois não é permitido ficar segurando durante o voo. 

 

Coloque sua bagagem de mão no compartimento acima do assento.

 

Se for a sua primeira viagem de avião, vale ressaltar a importância de estar atento a conexões e escalas. Dependendo do destino, o voo pode não ser direto. Em caso de conexões, geralmente há pessoal da empresa aérea para prestar orientações aos passageiros. 

 

A chegada

 

Finalmente chegou ao seu destino! Ao sair do avião, você será direcionado para um saguão onde as malas estarão em uma esteira sinalizada com o número do voo e cidade de origem. Fique atento à etiqueta de identificação para conferir se pegou a mala correta. 

Pegue sua mala na esteira sinalizada com número de voo e cidade de origem.

Dicas extras

 

Quando se trata de bagagens, uma dica fundamental é: menos é mais. Você não vai usar todas as roupas e sapatos que levar, acredite. Faça combinações simples e prefira roupas mais leves. Deixe os sapatos desconfortáveis em casa para você conseguir aproveitar bem a viagem. 

 

Não exagere na quantidade de roupas!

 

Chegue com antecedência ao aeroporto para conseguir resolver tudo sem pressa. A recomendação das companhias é chegar duas horas antes para voos domésticos e três para internacionais. 

 

Chegue com antecedência.

 

Como você provavelmente ficará um tempo esperando até entrar no avião, e somando com as horas do voo, leve algo para se distrair. Um livro, uma revista, palavras cruzadas ou fones de ouvido com uma boa playlist, por exemplo. O que você preferir para passar o tempo. Isso vai te ajudar a controlar a ansiedade e o tempo passará mais rápido. 

 

Está tudo pronto para sua primeira viagem de avião? Aperte os cintos e bora com a gente!