O que fazer em Nova York: passeios e pontos turísticos
A Big Apple, como é carinhosamente conhecida, é um dos destinos que mais recebem turistas de todas as partes do mundo, incluindo brasileiros, é claro! Afinal de contas, a metrópole é um dos lugares mais incríveis para se aventurar no contexto urbano. Mas entre tantas opções, o que fazer em Nova York?
Berço de diversas transformações sociais, tecnológicas e culturais, Nova York apresenta histórias e diversidades riquíssimas, desde passeios culturais, museus, passando por Wall Street, os famosos bairros do Brooklyn, até restaurantes, shows e muito mais!
O Conexão123 elencou alguns passeios e pontos turísticos de Nova York para você preparar um roteiro de viagem de qualidade. Vem com a gente!
Conheça com o Conexão123
- A cidade de Nova York
- O que fazer em Nova York: pontos turísticos
- O que fazer em Nova York: passeios
A cidade de Nova York
A cidade de Nova York é uma das mais populosas do mundo. Seus cinco distritos, situados entre o rio Hudson e o oceano Atlântico, abrigam cerca de 9 milhões de habitantes. Ao caminhar pela metrópole, apelidada carinhosamente de Big Apple, você percebe uma mistura típica nova-iorquina, entre arte, modernidade, música e natureza.
Por esse motivo, a cidade oferece aos visitantes muitas opções de passeios e pontos turísticos. No cerne da urbe, encontramos Manhattan, o principal distrito financeiro e comercial da região e ideal para quem deseja unir vida profissional e muita diversão.
O Brooklin é a segunda vizinhança mais conhecida e o distrito mais populoso, com 2,6 milhões de habitantes. Já o Queens é o bairro mais extenso de Nova York, onde convivem moradores de mais de 150 nacionalidades diferentes. Completam a lista de distritos da metrópole o Bronx, considerado o mais intercultural de Nova York, e Staten Island, que está a apenas 30 minutos de Manhattan e é o menos popular entre os turistas.
A cidade de Nova York também é perfeita para quem deseja realizar um intercâmbio. Além de beber direto da fonte de universidades como Columbia University e New York Academy of Art, o estudante ainda consegue aproveitar o agito e a experiência única de viver na maior metrópole dos Estados Unidos!
Agora, vamos conhecer alguns dos melhores pontos turísticos e passeios pela Big Apple!
O que fazer em Nova York: pontos turísticos
As atrações de Nova York são bastante ecléticas, agradando a todos os tipos de turistas. Durante a sua estada na cidade que nunca dorme, você tem que visitar alguns dos principais pontos turísticos, de renome mundial. Vamos conhecê-los?
Estátua da Liberdade
Um dos principais cartões-postais, não só de Nova York como também dos Estados Unidos, é a Estátua da Liberdade. A escultura simboliza a democracia, a esperança e, claro, a liberdade do povo estadunidense. O monumento foi um presente dos franceses, no centenário da Independência dos Estados Unidos, em 1886. Seu tamanho é equivalente ao de um prédio de 22 andares: 92,99 metros com o pedestal!
Localizada na Liberty Island, em Manhattan, ela pode ser avistada de vários locais da cidade, mas é necessário pegar um barco, ou ferryboat, para chegar até ela. Anualmente, a estátua recebe de 3 a 4 milhões de visitantes. O tour completo, com o trajeto e a entrada no monumento custa menos de US$ 20. Vale a pena!
Durante a visita, você pode pegar uma escadaria estreita, em espiral e subir até o topo de sua coroa, onde terá um visual incrível da região. Há também um museu no local, o State of Liberty Museum, que guarda a tocha original do monumento.
Perto da Liberty Island fica a Ellis Island, e uma boa opção é emendar o passeio, para aproveitar e conhecer o Ellis Island Museum, a estação cultural de imigração mais famosa do mundo. Lá você encontra diversas exposições sobre a história dos imigrantes em Nova York.
O passeio pela Estátua da Liberdade e a Ellis Island dura em média 4 horas, então, se você pensou em fazer esse programa, vá pela manhã, momento em que o sol não está tão forte. No porto da cidade, você pega uma balsa que leva à ilha.
Times Square
A Times Square é um dos pontos mais movimentados de Nova York. Formada pela confluência de duas grandes vias da cidade, a Broadway e a Sétima Avenida, é um ambiente muito animado e frenético.
Com milhares de luzes e enormes painéis publicitários, o local dispõe de bares, restaurantes, teatros, museus e, claro, os inconfundíveis letreiros gigantes que são a grande atração da região.
Existem várias lojas e espaços turísticos neste destino. A escadaria vermelha do TKTS, a Disney Store, M&M’s World, o Hard Rock Cafe e o museu de cera Madame Tussauds são alguns dos pontos que mais atraem os visitantes.
Central Park
Para dar aquele respiro da cidade, o Central Park é o lugar ideal! Com 341 hectares, o parque fica no distrito de Manhattan. Lá você pode caminhar, apreciar os diferentes tipos de árvores, encontrar alguns esquilos e ainda conhecer o tradicional carrossel.
O parque mais famoso do mundo tem entrada gratuita e muitos segredos a serem desvendados. São lagos artificiais, em que é possível alugar barquinhos para passeio, além de jardins incríveis, como o Strawberry Fields, dedicado ao ex-Beatle John Lennon, e o Conservatory Garden, com áreas de paisagismo.
O ritmo desacelerado do parque proporciona momentos de calmaria e tranquilidade, distante das buzinas e barulhos da cidade.
E se você é do tipo de viajante que não tem medo de altura e adora uma vista panorâmica, aqui vai uma dica extra: vá até o Rockefeller Center, localizado no número 30 da Rockefeller Plaza, a cerca de 10 minutos de caminhada do parque. No topo, há um observatório chamado Top of the Rock, ideal para apreciar a imensidão natural e ainda ter uma vista privilegiada de outros lugares da cidade.
Museu de Arte Moderna de Nova York
Conhecido também como MoMa, o museu, inaugurado em 1929, tornou-se um dos mais importantes do mundo. Como o seu espaço é bem grande, leva no mínimo duas horas para aproveitar e conferir as exposições e obras de arte.
Algumas das obras mais famosas exibidas no MoMA são: A Noite Estrelada, de Van Gogh; Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso; A Persistência da Memória, de Salvador Dalí; e Interior Holandês, do Miró.
Localizado na 53 entre a 5ª e a 6ª avenida, o museu tem entrada gratuita às sextas-feiras. Nas demais datas, o preço do ingresso varia de 14 a 25 dólares. O horário de funcionamento é de sábado a quinta-feira, das 10h30 às 17h30, e sextas, das 10h30 às 20h.
A ponte do Brooklyn
A ponte do Brooklyn é um dos principais pontos turísticos e históricos de Nova York, pois liga dois distritos muito importantes, Brooklyn a Manhattan. A construção tem estilo gótico, e se estende por 1834 metros sobre o East River, apresentando uma vista de tirar o fôlego.
Registrada em diversos filmes americanos, como Os Embalos de Sábado à Noite, Godzilla e muitos outros, a ponte do Brooklyn se tornou uma das mais famosas do mundo e uma das características fundamentais da cidade.
Fazendo uma visitinha durante a noite, você pode observar uma vista incrível dos edifícios de Manhattan, todos iluminados. É possível atravessá-la de diversas formas: de carro, bicicleta, ou até mesmo a pé. Mas, se optar por este último, lembre-se que são quase 2 km de comprimento e vá preparado para a caminhada.
Wall Street
A rua é considerada um dos centros financeiros mais importantes do planeta! Um dos pontos mais procurados na região é o Charging Bull, o Touro de Wall Street, uma escultura feita de bronze, que pesa mais de 3 mil quilos, e representa o poder financeiro da localidade. O Charging Bull fica localizado no Bowling Green Park, bem perto da Wall Street, e está sempre rodeado de turistas.
Só que Wall Street não se resume a apenas dinheiro e à Bolsa de Valores: a região também é parte importante da história de Nova York. O nome da rua, que significa literalmente Rua da Parede, deriva do fato de que, durante o século XVII, ela constituía o limite norte da então Nova Amsterdam. Lá, os holandeses construíram uma parede de madeira e lama, em 1652, como forma de defesa contra possíveis ataques dos indígenas Lenape e dos ingleses.
O que fazer em Nova York: passeios
Com tantos lugares e passeios para se fazer em Nova York, a tarefa principal é encaixá-los em seu roteiro de viagem da melhor forma. Confira algumas opções muito procuradas por turistas.
Passeio noturno: Nighttime Lights Tour
Se for para Nova York, é regra fazer um passeio noturno no Midtown Manhattan, que apresenta com esplendor a vida noturna da cidade. Um ônibus de dois andares e um guia especial levam os turistas ao coração de Nova York. Durante o passeio, é possível avistar os billboards brilhantes e cheios de luzes da Time Square, as bandeiras hasteadas na sede das Nações Unidas, o Empire State Building, um dos prédios mais altos da cidade, e ainda apreciar a arquitetura art déco da fachada do Rockefeller Center.
Você vai se sentir na música Empire State of Mind, do cantor Jay-Z e Alicia Keys: bem no meio de uma selva de pedras onde os sonhos se realizam.
Os tours custam a partir de US$ 35 e duram aproximadamente uma hora e meia.
Passeio em Chinatown
Caminhar pelas ruas do bairro chinês em Nova York, situado próximo ao Lower Manhattan, é uma descoberta a cada esquina, que fará você pensar se realmente está nos Estados Unidos ou na China. Lá você encontra o Columbus Park, o maior parque do bairro e onde se reúnem, principalmente, os integrantes mais idosos da comunidade. É uma cena de filme: moradores sentados nos bancos lendo jornal, outros jogando xadrez e tocando instrumentos musicais.
Próximo do parque está o Memorial de Guerra Kimlau, erguido em homenagem aos chineses-americanos que morreram em combate em defesa da liberdade e da democracia.
Outro ponto bastante cativante do bairro são os bazares de rua. Eles vendem todos os tipos de mercadorias a preços muito baratos, como artefatos da cultura chinesa, pratos, acessórios e muito mais.
Passeio pela Broadway
O percurso pelos teatros da Broadway oferece um momento artístico e cultural aos visitantes, que podem conhecer a história e os acontecimentos mais marcantes dessa região da Big Apple!
Algumas companhias realizam passeios guiados que incluem a visita a alguns teatros, com ponto de encontro em frente à estátua de George M Cohan. Os preços partem de US$ 50 e não incluem entrada para os musicais, sendo que os tours têm duração de até três horas. Existe também o New York Pass, um tipo de “passe livre” que você não paga nada para conhecer e visitar os teatros.
Na Broadway, você tem a possibilidade de assistir a alguns dos musicais mais famosos do mundo, como os clássicos Rei Leão e Aladim, entre outros que estejam em cartaz no momento da sua viagem.
Passeio em Little Italy
Ao norte de Chinatown, e separada pelo Canal Street, Little Italy é o bairro mais italiano de Nova York. A rua mais importante da região é a Mulberry Street, reunindo os melhores restaurantes e cafeterias de origem italiana.
Em setembro, ocorre tradicionalmente a festa de San Gennaro, considerada por muitos a comemoração mais antiga da cidade. Durante as celebrações, há desfiles característicos, e instalam-se pelas ruas postos de comida e de zeppole, um doce típico italiano. Se você quer sentir um gostinho da Itália na Big Apple, não deixe de conhecer o bairro!
E aí, gostou das nossas dicas de passeios e pontos turísticos de Nova York? Acesse o 123milhas e garanta já a sua passagem com top ofertas, aluguel de carros, hotéis, seguro-viagem e muito mais!
RESPOSTAS123
Além de conferir algum show da Broadway, não deixe de ir aos seguintes pontos turísticos:
- Central Park
- Estátua da Liberdade
- Times Square
Dia 1: Pegue uma balsa e visite a Estátua da Liberdade
Dia 2: Conheça alguns bairros do Brooklyn e a famosa ponte
Dia 3: Passe um dia no Central Park e aproveite a vista do Rockfeller Center
Dia 4: Visite o Financial District e o Empire State Building
Dia 5: Tenha um dia cultural no Moma — Museu de Arte Moderna
Dia 6: Aproveite a gastronomia de Little Italy e ChinaTown
Dia 7: Aproveite para conhecer o Museu de História Natural e a biblioteca municipal, umas das mais bonitas do mundo
Você pode caminhar pela ponte do Brooklyn, fazer um passeio no Central Park e contemplar as luzes da Time Square