O que fazer em Goiás: pontos turísticos e passeios
Você sabia que Goiás tinha como homônimo sua antiga capital, Goiás? Pois é, estado e capital com o mesmo nome! Mas a confusão acabou e hoje a cidade é conhecida como Goiás velho e a capital do estado passou a ser Goiânia.
Um lugar repleto de belezas culturais riquíssimas, a cidade foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural Mundial pela UNESCO em 2001 graças a sua arquitetura barroca que é um dos muitos pontos turísticos de Goiás.
Mas entre os lugares para conhecer em Goiás, os mais belos são as cachoeiras de águas cristalinas, destino cobiçado pelos turistas interessados em seu artesanato mineral.
Se você vai visitar a cidade e não sabe o que fazer, continua com a gente, pois o Conexão123 preparou um conteúdo incrível para você saber tudo sobre o que fazer em Goiás.
Você vai ler sobre
O que fazer em Goiás
Além das cidades da era colonial, o estado que fica na região central do Brasil tem inúmeras belezas naturais muito procuradas por turistas que desejam curtir passeios em Goiás, entre eles estão as termas, trilhas, desfiladeiros, cachoeiras e cavernas.
O estado ainda oferece uma rica gastronomia e festas populares, especialmente aquelas dedicadas à religião católica, que tem bastante força na região. O fato é que existem muitos lugares bonitos em Goiás, que fazem valer a pena conhecer o planalto central do país.
Pontos turísticos em Goiás
Como você já deve ter percebido, Goiás é o destino perfeito para quem curte natureza, aventura e lugares exóticos para relaxar. Por isso, fizemos uma lista dos principais pontos turísticos de Goiás, a fim de te ajudar a descobrir o que mais combina com você nesse fascinante estado brasileiro.
Goiânia
Começando nosso guia de lugares para conhecer em Goiás, a capital do estado fica localizada a 210 km de Brasília e está entre as cidades mais arborizadas do país, junto com os municípios que oferecem melhor qualidade de vida. Não é à toa que somente a capital possui 42 lindos parques em meio aos prédios e construções.
A cidade também é um dos maiores polos de moda do Brasil e tem mais de 30 mil confecções funcionando próximas à rodoviária da cidade.
E para quem gosta de curtir a vida noturna, Goiânia tem uma infinidade de opções entre bares, restaurantes e boates, afinal, é a capital do sertanejo.
Entre os principais pontos que podem ser visitados na cidade, estão:
Letreiro Eu amo Goiânia: para quem gosta de tirar fotos com os nomes da cidade, basta ir à Praça do Sol e conferir esse que já se tornou um ponto forte da cidade. E você ainda pode curtir as atrações da praça, que contam com a venda de roupas, comidas, artesanato e outros;
Centro Cultural Oscar Niemeyer: o centro é um ponto para os turistas e moradores, pois compõe uma praça com 26 mil m², que incluem o Museu de Arte Contemporânea, Palácio da Música e uma Biblioteca. Na praça também é possível fazer atividades como patinar, andar de bicicleta ou skate;
Memorial do Cerrado: o memorial formado pelo Museu de História Nacional reúne história, cultura e natureza no mesmo lugar e relata a história de todo planeta, desde sua origem até a chegada dos portugueses ao Brasil;
Museu Zoroastro Artiaga: o primeiro museu de Goiânia, fundado em 1946, possui um acervo com mais de quatro mil peças. O local guarda objetos relacionados aos índios que dominavam a região antes da colonização portuguesa. A visita cultural ainda é feita sob uma charmosa arquitetura no estilo art decor;
Beco da Codorna: lugar certo para quem adora grafite e arte de rua, o museu de arte urbana no centro da cidade é o lugar perfeito para quem curte o estilo ou gosta de registrar belas fotos de artistas como Dequete;
Monumento às Três Raças: a escultura de bronze e granito, esculpida por Neusa Morais em 1968, representa uma das características mais marcantes do povo brasileiro: a miscigenação. Indicando as três raças que marcaram a fundação do nosso país: índios, negros e brancos, a obra é um monumento aos imigrantes que chegaram fizeram lar na cidade;
Catedral Metropolitana de Goiânia: com influência de estilos europeus da arte sacra moderna, como o neo romântico, neo gótico e neo basilical, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Auxiliadora foi a primeira Igreja católica de Goiânia;
Parques: Flamboyant, Parque Vaca Brava, Bosque dos Buritis, Lago das Rosas, Jardim Botânico são os queridinhos dos moradores e contam com estruturas para passeios e caminhadas;
Antiga Estação Ferroviária de Goiânia: recém reformada, a antiga Estação inaugurada em 1952, é uma das últimas construções da cidade em estilo Art Déco;
Outro ponto que merece destaque na cidade são as feirinhas típicas: do Cerrado, Feira da Lua, Feira do Sol, Feira Hippie, Feira da OVG; todas elas oferecem uma infinidade de comidas típicas da região, frutas, legumes e artesanato também local.
Caldas Novas
Um dos principais destinos turísticos de quem vai para a Região Central, Caldas Novas fica localizada no cerrado brasileiro, a 170 km de Goiânia, capital do estado e é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo!
Isso porque a cidade é repleta de nascentes de águas relaxantes que brotam naturalmente em temperaturas que chegam a bater mais de 35ºC.
Essas atrações que são um verdadeiro presente da natureza transformou a cidade num forte ponto turístico de Goiás, que por isso possui muitos clubes, hotéis e parques aquáticos com deliciosas piscinas termais que encantam os visitantes.
Um dos principais parques aquáticos do Brasil é o Hot Park e fica a poucos quilômetros de Caldas Novas.
O melhor de tudo isso é que a cidade é um destino que atende aos turistas o ano inteiro, graças ao seu clima tropical semi-úmido e com temperaturas sempre mais altas. Porém, os meses de alta temporada para o turismo em Caldas Novas são junho, julho e agosto.
Cavalcante
A 512 km de Goiânia, a cidade abriga a famosa Cachoeira Santa Bárbara, uma das mais visitadas da Chapada dos Veadeiros por suas águas cristalinas. A cidade ainda conta a beleza da Cachoeira Capivara, Cachoeira Candaru, Cachoeira do Prata, Cachoeira Boa Brisa e Cachoeira São Félix. Todos excelentes locais para curtir com a família.
Formosa
Destino certo dos turistas mais aventureiros, Formosa abriga uma das maiores quedas d´águas do Brasil, com 168 m de altura. Além disso, o lugar ainda pode ser explorado por trilhas, grutas, belas cachoeiras e rampas de voo livre.
Formosa está a 280 km de Goiânia e ainda conta com o Parque do Itiquira. Infelizmente, não é permitido tomar banho na cachoeira por conta da força da água, mas só a beleza do lugar rende fotos belíssimas e faz o destino valer a pena.
E se você pretende conhecer bem a cidade, existem outras quedas d’água de até 30 m de altura e que oferecem ao turista a possibilidade de se banhar em suas águas. Alguns exemplos são as Cachoeiras do Indaiá, Buraco das Araras, Cachoeira do Bisnau, Buraco das Andorinhas e Ecobocaína.
São Domingos
A 641 km de Goiânia, a cidade abriga as cavernas mais incríveis que você vai ver, além do Parque Estadual Terra Ronca, uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina.
Nos 57 mil hectares do parque é possível encontrar quase 300 cavernas, das quais sete estão entre as 30 maiores do Brasil. As mais procuradas pelos turistas são: Terra Ronca, Angélica, São Mateus, São Bernardo, São Vicente e Lapa do Bezerra.
Aruanã
A cidade tem como principal proposta a promoção dos turismos de pesca esportiva, aventura e ecologia.
Localizada a 314 km de Goiânia, Aruanã é conhecida como a “Cidade Portal do Araguaia”, isso porque um dos principais destinos dos goianos para curtir as férias de julho é o rio Araguaia.
Nessa época, o nível da água cai e deixa à mostra os bancos de areia, onde é possível montar acampamentos e curtir um belo pôr do sol.
Os acampamentos são conhecidos como ranchinhos e possuem quartos com banheiro e até ar condicionado. O acampamento Lua Cheia é um dos mais procurados e tradicionais passeios da região.
Cristalina
Famosa por receber muitos turistas à procura de pedras preciosas e artesanatos minerais, a cidade é mais um local abençoado pelas belas cachoeiras, como: Pedra Chapéu do Sol, o Adventure Park entre outras.
No Adventure Park é possível mergulhar em um lago de água azulzinha, além de visitar os garimpos onde existem jazidas de cristais. Já imaginou sair de um ponto turístico em Goiás com uma pedra de cristal na mão?
Insira Cristalina, que fica a 280 km de Goiânia, no seu roteiro pelo estado.
Salto Corumbá
Com uma das cachoeiras mais belas do estado, o Salto Corumbá é um dos pontos turísticos de Goiás que mais atrai turistas pelas belezas naturais no entorno da cachoeira.
Após uma trilha de 1,1 km de dificuldade média, é possível chegar na atração. O local possui uma queda de 50 m de altura, que deságua em poço onde os turistas podem aproveitar o banho.
Além das atrações naturais, o lugar tem um hotel, restaurante e mais sete cachoeiras para você se deliciar. Em algumas delas é possível fazer rapel sobre as quedas d’água.
Chapada dos Veadeiros
Por fim, mas não menos importante, o lugar mais amado e principal ponto turístico de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos mais lindos do estado e também do Brasil!
Por isso, a região recebe turistas o ano todo que buscam usufruir do relaxamento e contato com a natureza. É possível até fazer passeios de balão pela região.
Se você deseja um roteiro completo sobre o local, o Conexão123 tem tudo preparado para você conhecer e montar o seu roteiro, afinal, com a 123milhas, viajar nunca foi tão fácil!
Respostas123
1: O que fazer em Goiás em 3 dias?
- Explorar o Parque Estadual Terra Ronca
- Conhecer Aruanã
- Mergulhar em Cristalina
2: Onde passear em Goiás?
Pontos principais de Goiânia:
- Monumento às Três Raças
- Beco da Codorna
- Parques estaduais
3: Qual é a cidade mais bonita de Goiás?
Alto Paraíso de Goiás que abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Bônus: O que fazer com criança em Goiás?
- Passeios pelos parques de Goiânia
- Mergulho nas cachoeiras