Guia turístico

Porto de Galinhas

8 de janeiro de 2022

Porto de Galinhas é um distrito de Ipojuca, cidade pernambucana, e está localizado a 50 km do aeroporto de Recife. Esse paraíso é conhecido por praias de águas turquesa, incríveis piscinas naturais nos corais de arrecifes e um centrinho agitado, com lojas, bares, música ao vivo e bons restaurantes. É um dos destinos mais procurados do Brasil.

 

Como chegar a Porto de Galinhas

Voos diários chegam a Recife saindo das principais capitais do país, inclusive há muitas promoções de passagens aéreas para lá. Aproveite os melhores preços com a 123milhas.  Ao chegar, é só se dirigir aos quiosques das cooperativas de transporte na área de desembarque e no saguão (Desembarque Norte).  

Porto de Galinhas fica a cerca de 50 km do aeroporto. O percurso pela rodovia PE-060 dura menos de uma hora de carro. Uma boa dica é alugar um carro para conhecer as praias com mais tranquilidade. Se tiver um tempinho, vale a pena passar pelo menos uma noite em Recife antes de ir para as praias de Porto de Galinhas. 

Se quiser mais conforto e fizer questão de alguém esperando por você no saguão, contrate um serviço de transfer – confira se o seu hotel oferece essa comodidade. Algumas empresas oferecem pacotes que incluem o transfer e um city tour por Recife e/ou Olinda, além de combos incluindo transporte para cidades próximas a Porto de Galinhas, como Maragogi. 

As piscinas naturais, formadas na maré baixa, são uns dos principais atrativos de Porto de Galinhas. Invista em um passeio de jangada.

 

Conheça as principais praias de Porto de Galinhas

 

Muro Alto

Localizada entre um pequeno barranco (o tal muro alto) e um longo arrecife, a Praia de Muro Alto é praticamente um piscinão, com cerca de 10 metros de profundidade! A maré alta acontece durante as luas cheia e nova. Nessa época, o trecho ao sul pode ficar sem areia, quando o mar avança até o muro. Já na ponta norte do Muro Alto, a faixa de areia é mais larga e não desaparece na maré alta.  

Essas áreas têm bares na orla da praia com amplos estacionamentos e costumam ser o ponto de parada mais longo do passeio de buggy. Quem está de carro pode ter de consumir um valor fixo no bar para poder usar o estacionamento. Durante o verão e também nos fins de semana, nos feriados e nas férias, a região fica bem cheia.

A Praia do Muro Alto fica a 8 km do centro de Porto de Galinhas, tem 2,5 km de extensão e está em uma área de resorts de luxo. Se você não estiver hospedado em um deles e nem de carro, a sugestão é chegar até Muro Alto via passeio de buggy.  

A praia de Muro Alto tem uma das principais piscinas naturais e muita estrutura com bares e estacionamento próximos da praia.

 

Pontal do Cupe

Procura um banho de mar independentemente de qual é a maré durante a sua viagem? Então, aqui é o lugar. O Pontal do Cupe é a ponta norte da bela Praia do Cupe, muito procurada por ser possível mergulhar em qualquer fase da Lua, por conta da proteção de recifes.

Para quem gosta de caminhada é um dos melhores locais. A faixa de areia tem 4 km de extensão e não é tão movimentada.  

Na praia, há dois bares construídos sobre o barranco, mas que também atendem na areia, onde ainda funcionam algumas barraquinhas. Para chegar, saia da PE-009 como se fosse para o hotel Pontal de Ocaporã, passe reto pelo hotel e continue por mais 400 metros. Você logo passará pelos estacionamentos dos bares à sua direita.

Pontal do Cupe é uma praia bonita numa área com muitos resorts.  Quem não é hóspede também pode visitá-la.

 

Praia da Vila

A praia do centro dá acesso a uma grande piscina natural. No trecho mais central, bem em frente às piscinas, ficam vários bares e restaurantes, o que torna a praia bastante cheia. Além disso, ali a maré alta reduz bastante a faixa da areia.

O trecho mais interessante é à esquerda da Praça das Piscinas Naturais, fora da área das jangadas. Ali a praia é uma delícia em qualquer maré. O trecho à direita da praia central é recomendável para quem quer pegar praia sem tanta estrutura e ainda caminhar por um trecho de areia ladeado pelo coqueiral.

É da praia da Vila de Porto de Galinhas que saem as jangadas para os passeios das piscinas naturais.

 

Pontal do Maracaípe

Para quem busca mais tranquilidade, a indicação é o Pontal do Maracaípe. Fica no encontro do Rio Ipojuca com o mar e você pode curtir uma prainha na foz, com mesinhas dentro d’água.

Outra dica é ir até o mangue em jangadas. Você poderá observar cavalos-marinhos e caranguejos. Bem legal, né?! Planeje-se para ir no final da tarde e assista a um pôr do sol espetacular.

Maracaípe é uma das praias de Porto de Galinhas com ondas agitadas, ideal para a prática de surf e outros esportes marinhos.

 

Ponta de Serrambi

A Ponta de Serrambi (que continua pela Enseadinha) tem um desenho delicado, água azul-clarinha e excelentes condições de banho em qualquer maré. Atenção para a maré baixa, quando as piscinas naturais se formam rente à beira. É lindo!

Não há, contudo, bares e quiosques na praia; só mesmo ambulantes. Para chegar lá, é preciso pegar a estrada de Porto de Galinhas a Serrambi e, na altura do centrinho, entrar à esquerda do Condomínio Ponta de Serrambi. Da vila de Porto à Ponta de Serrambi são 14 km..

A Ponta de Serrambi é uma praia mais deserta, mas que proporciona um ótimo passeio para quem quer água, sol e tranquilidade.

 

Rua das Sombrinhas

A Rua das Piscinas Naturais, a principal da cidade, recebeu em 2017 uma decoração especial. Um “teto”de sombrinhas coloridas foi instalado no local e atrai ainda mais turistas. Quem não quer uma foto legal, né?!

O projeto se chama Porto Cult e foi inspirado em um ponto turístico de Águeda, em Portugal.
Desde então, o trecho ficou conhecido como Rua das Sombrinhas. É bem fácil de achar.

As fotos ficam bonitas tanto de dia quanto à noite

As fotos ficam bonitas tanto de dia quanto à noite

Atenção a um detalhe: a decoração é retirada nos meses de junho e julho, quando há mais ventos fortes e chuvas na cidade.

Deu para perceber por que você tem que ir para esse destino deslumbrante, não é? Espere até a gente te contar o que fazer em Porto de Galinhas, com dicas como o passeio no manguezal com cavalos-marinhos até os bate e volta possíveis em praias vizinhas.