Lugares para conhecer

Tem que Conhecer a Estrada Real

16 de outubro de 2021

A Estrada Real é um trajeto rico em história e cultura, hoje vamos falar de alguns pontos importantes para que você conheça algumas das cidades visitadas pelo roteiro e descubra as maravilhas que a nossa rota do ouro tem para você.

 

Ouro Preto

 

A cidade de Ouro Preto tem casarões históricos em cada esquina. Em cada ladeira visitada você encontra o passado, seja nas casas com arquitetura barroca, ou em vielas que contam a história da construção da cidade e de como ela foi importante para a história de Minas Gerais e do Brasil.

 

Para começar sua visita, a Praça Tiradentes é um ponto de localização importante para qualquer visitante da cidade. O local foi palco de um dos momentos mais marcantes da Inconfidência Mineira.

Ouro Preto

 

Um dos lugares mais movimentados da cidade, você encontra por aqui várias atrações, como o Museu da Inconfidência Mineira e o Museu de Ciência e Tecnologia. A estátua de Tiradentes é imponente sobre a praça, observando os visitantes e os casarões de arquitetura colonial.

 

Praça Tiradentes

 

 

Sobre o Museu da Inconfidência Mineira, você precisa conhecer! Um espaço que homenageia todos os protagonistas dessa época, esse museu abriga objetos, documentos da inconfidência, obras de arte e até os restos mortais de inconfidentes você encontra por aqui.

 

Falando em museus, você não pode deixar de visitar a Casa dos Contos. Construído entre 1782 e 1784, o casarão serviu como esconderijo para os membros da Inconfidência Mineira, já foi casa da Moeda, Secretaria da Fazenda e até prefeitura da cidade.

 

O lugar guarda um belo acervo de documentos e objetos da era colonial e uma grande coleção de moedas e cédulas que fizeram parte da história econômica do Brasil. Aqui você encontra um belo acervo de documentos e objetos da era colonial, uma grande coleção de moedas e cédulas que fizeram parte da história econômica do Brasil.

 

Visitar uma antiga mina de ouro é entender a história da cidade. É surreal perceber a quantidade de ouro que foi extraída de Ouro Preto em tão pouco tempo. É muito interessante poder ver de perto como era feita a extração dos minerais que deixaram a cidade tão rica e o país também. Aprendemos muitas coisas sobre as técnicas de mineração e conta a história dos escravos que trabalhavam no lugar.  A Mina Jeje ou a Mina Chico Rei são duas das mais visitadas.

 

Igreja de Chico Rei

 

Não deixe de visitar a Feira de Artesanato de Pedra Sabão. São mais de 50 artesãos expondo peças variadas feitas de pedra sabão, a matéria prima das esculturas do grande mestre Aleijadinho, um escultor mineiro que deixou suas obras por várias cidades históricas mineiras.

 

Feira de Artesanato em Pedra Sabão

 

 

As igrejas de arquitetura barroca são maravilhosas, com altares trabalhados em prata e ouro. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é a maior igreja da cidade, com mais de 400kg de ouro em sua construção. Um dos mais importantes templos da arte colonial mineira, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi decorada pelo pai de Aleijadinho, com a influência do estilo barroco-rococó. Ao lado da Praça Tiradentes, ela possui um cemitério de catacumbas que foi construído em 1824.

 

Igreja Matriz Nossa Senhora do Pilar

 

 

Santo Antônio do Leite

 

Uma pequena cidade no distrito de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, tem um ar bucólico e hospitaleiro. Uma cidade que convida à contemplação e relaxamento, tudo passa mais devagar por aqui.

 

 

A Capela do Santíssimo Sacramento e as construções do século passado completam os atrativos culturais dessa pequena cidade. A Igreja de Santo Antônio é um templo cheio de pinturas de Honório Esteves que resistiram ao tempo, intocadas.

 

Os atrativos naturais das redondezas podem ser observados nos mirantes da cidade, como a Cachoeira da Estiva, da Chiquita, do Cumbi e Madureira. Os mirantes do Gavião e do Salto são dois pontos para você ter uma vista linda do local.

 

Um ponto turístico peculiar da cidade é o Museu das Reduções, um museu com miniaturas de monumentos e construções do Brasil. As reduções são feitas pelos irmãos Vilhena em escala perfeita dos originais.

 

São Bartolomeu

 

Localizado a cerca de 18 km de Ouro Preto, o povoado de São Bartolomeu foi fundado nos anos finais do século XVII pelos bandeirantes, em busca do ouro, sendo um dos mais antigos de Minas Gerais.

 

A terra dos doces artesanais, São Bartolomeu tem como tradição os doces e frutas e foi registrado como patrimônio imaterial de Ouro Preto em 2008. O mais famoso é a goiabada cascão, não deixe de experimentar quando visitar essa pequena cidade.

 

Goiabada

 

O distrito ainda possui belas casas, sendo que algumas contam com oratórios públicos nas construções. As belezas naturais de São Bartolomeu também devem ser destacadas, já que fica às margens do Rio das Velhas e é cercada pelo Parque Estadual do Uaimii, o que possibilita os passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor da localidade.

 

Torre da Igreja em São Bartolomeu

 

Lavras Novas

 

A pacata cidade de Lavras Novas é um convite para o sossego e descanso, com poucas atrações para fazer mas muito charme. Aproveite sua visita para relaxar, caminhar pelo distrito e observar o casario.

 

 

As cachoeiras da redondeza são maravilhosas, são elas a Namorados, Três Pingos, Prazeres, Pocinhos e Falcão. Todas a mais ou menos 5 quilômetros da praça principal.

 

E aí, gostou de conhecer alguns destinos turísticos da Estrada Real? Aproveite para saber mais sobre as delícias da culinária local e descubra o que você tem que comer na Estrada Real.

 

Você sabe agora por que você tem que conhecer a Estrada Real, aproveite e se apaixone por Minas Gerais com a 123Milhas!