Guia turístico

Tem que ir em Montevidéu

21 de novembro de 2021

Montevidéu, a encantadora capital do Uruguai, será sede da grande final do torneio mais importante da América do Sul: a CONMEBOL Libertadores, no dia 27 de novembro. Também conhecido como Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores, o espetáculo ocorrerá no Estádio Centenário e muita gente já está de malas prontas para torcer pelo Flamengo ou pelo Palmeiras. No entanto, além da disputa, a cidade reserva outras atrações imperdíveis para todos os gostos e nós separamos os principais que você tem que ir em Montevidéu!

 

Estádio Centenário em Montevidéu

Para quem é fã de futebol, o Estádio Centenário é uma parada obrigatória em qualquer época do ano. Vamos conhecer um pouco da história do palco escolhido para receber a final da Libertadores?

O principal estádio da capital uruguaia recebeu este nome por causa da celebração de 100 anos da Primeira Constituição do Uruguai. Ele foi construído em 1930, no Parque Batle, com o intuito de sediar a primeira Copa do Mundo da história. A estreia foi uma partida do Uruguai contra o Peru, e a primeira seleção a levantar a taça da competição foram os donos da casa.

O Estádio Centenário já recebeu um total de oito partidas da Copa Libertadores.

Em julho de 1983, a FIFA declarou o Estádio Centenário como “Monumento Histórico Mundial do Futebol”, sendo o único a receber este título no mundo. Esta e outras histórias do futebol uruguaio você encontra no Museu do Futebol (Museo del Fútbol).

Não deixe de fazer um tour pelo Museu do Futebol no Estádio Centenário, lá você encontra curiosidades sobre a construção do estádio e dos clássicos que já aconteceram ali, além de acervos históricos. Dentre eles estão camisetas de jogadores, fotos, quadros, bandeiras, mais de 70 réplicas das taças das Copas do Mundo – inclusive a polêmica taça Jules Rimet – reportagens em jornais anunciando as partidas, e tudo que faz parte da história do esporte no país e no mundo.

É bem interessante, vale a pena reservar um tempo para essa verdadeira viagem no tempo!

O Museu do Futebol, ou Museo del Fútbol, foi inaugurado em 1975 e é um local histórico para os amantes do esporte.

O museu fica na Av. Dr. Américo Ricaldoni, 11600. Abre de segunda a sexta, das 10h às 17h, e a entrada custa $150 pesos uruguaios. Você pode fazer o tour por conta ou uma visita guiada com experts no assunto. Já as partidas têm valores variados.
Shows de tango em Montevidéu

Engana-se quem pensa que o futebol é a única paixão nacional dos uruguaios, os shows de Tango são espetáculos imperdíveis em Montevidéu. Dedique ao menos uma noite para apreciar esta que é considerada uma das mais genuínas expressões culturais da região do Rio da Prata.

O Tango foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Os espetáculos mais famosos e tradicionais da cidade garantem uma experiência completa que inclui além cantores, músicos e dançarinos, a degustação de pratos típicos da culinária regional. Não perca a oportunidade de viver essa experiência que certamente enriquecerá a sua viagem. Os mais procurados são:

El Milongón: Gaboto 1810, esquina La Paz.
Baar Fun Fun: Ciudadela 1229 (próximo ao Teatro Solís).
Primuseum: Calle Perez Castellano 1389, 11000

 

Mercado do Porto

Se tem uma comida que é a cara do Uruguai é a Parrilla, o famoso churrasco que o brasileiro adora. Essa é a especialidade de praticamente todos os restaurantes e barzinhos no Mercado do Porto, melhor lugar para uma experiência gastronômica. O segredo é chegar cedo, por volta de 11h, para escolher um lugar privilegiado para acompanhar o preparo da carne, que é uma atração à parte.

Localizado no bairro Cidade Velha (Ciudad Vieja), o edifício é de 1868 e lembra aquelas antigas estações ferroviárias. Por ali você também encontra barraquinhas com artesanatos e lembrancinhas.

Um dos restaurantes mais queridos do local é o El Palenque, que além de oferecer todos os tipos de carne, tem outros pratos típicos deliciosos e opções vegetarianas.

Para acompanhar os comes, experimente a cerveja local Patrícia e o refresco Paso de los Toros, uma espécie de refrigerante de grapefruit que não existe em nenhum outro lugar no mundo.

 

Feiras em Montevidéu

Para trazer lembrancinhas bem originais de Montevidéu, vale dar uma passeada pelas feiras da cidade. Lá você pode encontrar especiarias jamais encontradas em nenhum outro lugar e os preços costumam ser mais camaradas. Inclua no roteiro, elas irão te surpreender!

Feira de Tristán Narvaja, uma das maiores e mais importantes feiras de rua da América do Sul.

Feira de Tristán Narvaja – aos domingos, das 8h às 16h: inicia na rua Tristán Narvaja, mas se estende por várias ruas nos arredores. A rua principal da feira fica próxima à Praça de Los Treinta e Tres Orientales, na 18 de Julho.
Feira da Praça Matriz – aos sábados, até o final da tarde: Praça da Matriz, na Ciudad Vieja.
Feira Villa Biarritz – às terças e sábados, das 9h às 15h: José Ellauri e José Vázquez Ledesma (próximo ao shopping Punta Carretas).
Feira do Parque Rodó – aos domingos, das 9h às 15h: No Parque Rodó, na Rua Julio Herrera e Reissig.

 

Vida noturna em Montevidéu

Depois de curtir o dia em Montevidéu, dê aquela boa descansada para recuperar as energias antes de cair na noite. Os pubs costumam bombar entre as onze da noite e duas da madrugada, e as pistas de dança por volta das três.

Os bairros Cordón e Parque Rodó abrigam vários pubs que se transformam em verdadeiras baladas. Para quem gosta de rock, o pub irlandês Brickell (Juan Manuel Blanes, 1175) é uma boa pedida. Abre todos os dias da semana – com exceção das segundas-feiras – a partir das 19h30, e vai até às 2h entre terça e quarta, e até às 6h, entre quinta a domingo.

Na frente dele, com uma proposta mais pop, tem a opção do bar-balada Después te explico (Juan Manuel Blanes, 1188). Lá tocam diversos estilos musicais e bandas ao vivo dependendo do dia, agradando pessoas de diversas idades. Funciona de quinta a sábado, das 21h às 6h.

Ainda pelas redondezas tem o Bakers (Pablo de María, 1198), com drinks maravilhosos para curtir de segunda a sábado das 18h à 00hs, e o Monroe (Constituyeste, 1885), que lembra uma balada clandestina, uma vez que está escondida atrás de uma livraria, conferindo um certo mistério e charme ao local. Abre aos sábados a partir das 23h55.

No bairro Buceo tem a Lotus Club (Cr. Luis E. Lecueder, 11300), uma casa noturna que atrai muitos jovens em busca de excelentes DJ´s de música eletrônica para dançar até o amanhecer. A casa noturna funciona de quinta a sábado, das 23h às 6h.

Na Cidade Velha (Ciudad Vieja), a balada La City Boliche (Rincón, 618) é considerada um dos melhores points para curtir a night. Possui três andares, com duas pistas de dança bem modernas que tocam diferentes estilos musicais, oito bares e ainda uma área VIP. A balada abre aos sábados, das 22h30 às 7h.

Agora se você não está afim de ficar de pé a noite toda, você vai amar o The Puta Madre Bar (Canelones, 1962). Ele tem sofás e assentos confortáveis que vão fazer você se sentir em casa. A arquitetura clássica, os quadros pendurados e o ar um tanto quanto despojado e rústico são super aconchegantes. A entrada é gratuita e às terças e quartas-feiras tem uma promoção 2×1 que, na compra de uma bebida clássica, você ganha outra.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TPM Bar (@tpmbar)

Viu só quantas oportunidades divertidas existem em Montevidéu? Tem opções para todos os públicos e bolsos. Para não se perder entre tantas possibilidades, descubra agora os lugares da cidade que você tem que conhecer em Montevidéu!