Dicas para o viajante

Tudo o que você precisa saber sobre Free Shop

5 de janeiro de 2022

Se você planeja uma viagem para fora do Brasil e começou a sonhar com a sua passagem pelo Free Shop, você está no lugar certo. As famosas lojas instaladas nas salas de embarque e desembarque dos aeroportos internacionais vendem muitos produtos com redução ou até isenção de imposto. Essas lojas são conhecidas como Free Shop ou Duty-Free. Mas será que realmente vale a pena comprar nelas?

Este guia completo traz informações muito úteis para você não cair em ciladas. Confira as dicas para aproveitar melhor o free shop.

 

Como economizar no Free Shop?

A palavra de ordem para quem quer realmente economizar no Free Shop é planejar. É preciso pesquisar muito nas lojas físicas e nas virtuais no país de destino e no Brasil. E o site da Dutyfree é um ótimo caminho para comparar os preços dos produtos que você tem interesse e conferir as promoções.

Vale lembrar que geralmente os preços nos Free Shops são em dólar. Antes de comprar, converta os valores em reais de acordo com a cotação do dia. A forma de pagamento é outro fator relevante. As compras internacionais feitas com cartão de crédito têm um acréscimo de 6,38% de IOF. Então é mais vantagem pagar com dólar em espécie.

Fique atento também a sua cota individual de compras nessas zonas francas. Desde 1° de janeiro de 2020, o valor dobrou de US$500 para US$1000. O que você comprar acima da cota é tributado em 50% do valor.  

Existem duas cotas: a primeira abrange qualquer coisa que você comprar no Exterior. A segunda inclui compras no free shop

 

O que compensa comprar no Free Shop?

Muita gente percebe que os preços do Free Shop são tão vantajosos que acabam comprando coisas por impulso. A verdade é que alguns setores acabam não valendo tanto a pena assim. É o caso dos eletrônicos, de roupas e acessórios.

O que compensa mais são cosméticos – maquiagens e perfumes –, chocolates importados, bebidas alcóolicas e cigarros. O preço dos produtos fabricados no país onde o Free Shop está instalado também são interessantes. É o caso dos perfumes na França, chocolates na Bélgica, vinhos na Argentina, etc.

Você também pode reservar produtos utilizando o site do Free Shop. Esteja com as informações do seu voo em mão para ganhar tempo no ato da reserva e na hora de retirar os produtos.

A cota de mil dólares vale para as crianças também, mas não serve para itens proibidos para menores de idade

Atenção para não confundir as lojas free shop por outras de aspecto muito similar espalhadas pelo saguão. Os produtos vendidos por esses estabelecimentos são tributados normalmente.

 

Melhores Free Shops

Cada país tem as próprias cotas e regras para operar os free shops. No Brasil, os produtos com melhor custo-benefício são as bebidas alcoólicas. O limite para compras é de 24 garrafas, como o máximo de 12 por tipo de produto.

Para evitar problemas com o transporte de líquidos comprados no free shop, a dica é comprar bebidas na última parada da viagem

Especialistas consideram o aeroporto de Singapura como o melhor para as compras em free shops. O país asiático abusa em facilidades, serviços e infraestrutura oferecidos aos clientes. Lá você encontra produtos locais, como arranjos de orquídeas e os famosos Tiger Balm (aquelas pomadinhas que curam tudo), até uma diversidade de cosméticos, bebidas, chocolates e eletrônicos.

Free shop do aeroporto Changi, em Cingapura, é apontado como o melhor do mundo por suas facilidades, serviços e infraestrutura

Pra não fugir à regra, o aeroporto de Dubai é um dos mais sofisticados e movimentados do mundo. A cidade mais famosa dos Emirados Árabes já ganhou 250 prêmios do setor. O free shop de lá reúne as lojas mais refinadas com produtos em ouro totalmente livres de impostos. Tem mais: a loja é tão grande que é possível achar até itens de supermercado.

Já o aeroporto de Heathrow, em Londres, é o melhor da Europa para comprar perfumes, cosméticos, chocolates e roupas de grife. Você encontra marcas famosas, como Channel e Ralph Lauren no lugar. Dentre os aeroportos asiáticos, o Incheon, em Seul, é onde estão as melhores ofertas, especialmente de cosméticos. 

As bebidas adquiridas em free shops são lacradas e podem ser levadas a bordo tranquilamente

De toda forma, mesmo a isenção de impostos não favorecendo todos os produtos, passar num free shop sem levar nada é uma verdadeira prova de resistência. É bom racionalizar os gastos. Para isso, é importante fazer uma lista de compras, sondar os preços e até comparar antes de embarcar para avaliar direitinho.

E então: o que você achou das dicas para aproveitar melhor a sua passagem pelo Free Shop? Agora falta fazer a reserva da sua passagem aqui na 123milhas e boa viagem com boas compras!