Lugares para conhecer

3 lugares únicos para conhecer em Portugal

18 de setembro de 2021

Um país muito amado pelos brasileiros e que reabriu há pouco tempo suas fronteiras para nós é Portugal, destino mais que encantador por suas belezas naturais, cultura e história. E se você está sonhando em passear pela “terrinha” nesta retomada do turismo, confira neste post 3 lugares únicos para conhecer em Portugal. Vamos lá?

 

Portugal

 

#1 – Muita cultura para absorver em Miranda do Douro

 

Se você se interessa pela cultura portuguesa, você precisa visitar Miranda do Douro. Uma pequena cidade no norte do país que ainda preserva muito da cultura antiga de Portugal.

 

Lá ainda é possível ouvir o “mirandês”, único dialeto português que sobrevive no país. Outra tradição que ainda persiste na cidade é a Dança dos Paus. Homens vestindo saias bordadas dançam ao ritmo da gaita de foles, com coreografias impecáveis.

 

Miranda do Ouro

 

O centro histórico de Miranda do Douro é riquíssimo, com muitos monumentos e museus para visitar. São construções que testemunharam a passagem de povos árabes, que antigamente chamavam a região de “Mir-Andul”.

 

A cidade faz parte do distrito de Bragança e aconselhamos a visita durante o verão, nos meses de junho a setembro, para participar das festividades da estação. Além disso, não deixe de visitar as piscinas e praias fluviais da região.

 

Miranda do Ouro

 

Atrações imperdíveis também são os restaurantes em Miranda do Douro. Dica: experimente o chamado Cordeiro Mirandês, prato feito com cordeiro criado na região do Planalto Mirandês, onde as condições são ideais para a criação do animal.

 

#2 – Explore o Arquipélago das Berlengas

 

Nem só de Açores e Madeira vive o turismo de ilha em Portugal. E apesar de ser um arquipélago tão bonito quanto, você encontra até nativos que nunca conheceram o Arquipélago das Berlengas.

 

De fácil acesso, basta uma viagem de balsa da cidade costeira de Peniche até a ilha principal, Berlenga Grande. Mas fique atento à data da sua viagem, pois essa balsa só funciona entre maio e setembro.

 

Arquipélago de Berlengas

 

As ilhas são parcialmente habitadas, com sua concentração maior de pessoas na ilha principal. Com um pouco mais de dois quilômetros de comprimento, a ilha de Berlenga Grande é feita de penhascos, vales, enseadas e cavernas de granito. A água do mar é tranquila e de um tom inigualável.

 

Em Berlenga Grande você pode ficar totalmente imerso na natureza. Por sua quantidade de espécies de árvores diferentes, a UNESCO declarou a ilha como uma Reserva Mundial da Biosfera.

 

Forte de São João Batista

 

Quando lá estiver, não se esqueça de visitar o Forte de São João Baptista, uma fortaleza militar. Ela fica acessível por uma estreita escadaria e tem uma das vistas mais bonitas da ilha. Por ser um vilarejo pouco visitado, não existem opções de hospedagem, mas você pode acampar nas encostas e aproveitar a vista magnífica do Oceano Atlântico ao acordar.

 

#3 – Volte à Idade da Pedra em Monsanto

 

Em Portugal existe um movimento de preservação de sua história que seleciona algumas vilas e aldeias como as “Aldeias Históricas de Portugal”. Esses locais foram restaurados pelo governo e hoje se encontram protegidos. Assim é Monsanto, um vilarejo construído em meio a pedregulhos que tem sua origem na Idade da Pedra.

 

Monsanto

 

Sua arquitetura e cultura é muito rica, devido à influência de vários ocupantes da região ao longo dos séculos. As casas da vila foram esculpidas em granito e possuem telhados vermelhos característicos.

 

Por onde você andar, encontrará as grandes pedras contornadas por estabelecimentos e ruas, que hoje contam com uma coloração esverdeada devido ao musgo que cresce no topo.

 

Castelo em Monsanto

 

No topo de uma das montanhas de Monsanto há um castelo que tem a melhor vista da região. De lá é possível observar toda a beleza desse lugar, levando o visitante de volta ao passado. Um destino incrível para conhecer a região central de Portugal e se apaixonar ainda mais por esse país maravilhoso.

 

E aí, partiu arrumar as malas e desbravar esses 3 lugares únicos para visitar em Portugal? Aproveite a reabertura das fronteiras a brasileiros e planeje já sua viagem!