Notícias

Oktoberfest no Brasil: conheça as principais festas espalhadas pelo país

13 de setembro de 2022

O mês de outubro se aproxima e com ele as festas em homenagem à cultura germânica e à cerveja, conhecidas como Oktoberfest, começam a ser anunciadas.

Mas, afinal, onde tem Oktoberfest no Brasil? A principal e mais famosa é a de Blumenau, em Santa Catarina, mas outras versões também se destacam, como a que ocorre em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul.

Quer conhecer um pouco mais sobre a história do evento e destinos que celebram a Oktoberfest no Brasil? Confira com a plataforma de incentivo a experiências de viagens Conexão123 e embarque com o Grupo CCR Aeroportos! 

Você vai ler sobre

Oktoberfest no Brasil: qual a origem da festa

Criada em 1810, na cidade alemã de Munique, para celebrar o casamento do rei Ludwig I, da Baviera, até hoje a Oktoberfest é a maior festa dedicada à cerveja do mundo. Até 6 milhões de foliões passam pelo enorme parque de exposições de Munique ao longo das duas semanas em que ocorre o evento.

Além da cerveja e do chope, o visitante encontra parque de diversões, lojas, barraquinhas com souvenirs, comidas típicas, jogos e muita música. A festa de Munique inspira diversas outras celebrações pelo mundo, em cidades e destinos que possuem influências das tradições germânicas.

Outros exemplos são a de Kitchener e Waterloo, em Ontário, no Canadá, e a de Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos, além da já mencionada Oktoberfest de Blumenau, considerada a maior da América Latina.

No Brasil, além da versão catarinense, destacam-se as festas de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, e outras menores espalhadas pelo Brasil.

Confira agora os destaques de três versões da Oktoberfest no Brasil que valem a pena conhecer!

Oktoberfest no Brasil: Blumenau (SC)

Difícil falar de cerveja no Brasil e não se lembrar da Oktoberfest de Blumenau. A festa, que acontece anualmente na cidade catarinense, recebe milhares de turistas entusiasmados para apreciar as delícias servidas pelas mais de seis fábricas de cerveja de Munique.

A cidade é conhecida como a capital nacional da cerveja, título concedido em 2017 pelo governo federal. Blumenau também abriga a única escola de ensino superior sobre cerveja e malte da América Latina, além do Museu da Cerveja, fundado em 1996 e que recebe cerca de 50 mil turistas por ano.

Oktoberfest no Brasil: conheça as principais festas espalhadas pelo país | Blumenau | Conexão123

A Oktoberfest de Blumenau é a 2ª maior festa popular alemã do mundo

Para os amantes da bebida, existem empresas de turismo que percorrem a Rota da Cerveja em Blumenau. O passeio dura aproximadamente sete horas e conta com visitas guiadas às cervejarias locais. Também é possível fazer a Rota e conhecer as cidades nos arredores por conta própria, de carro alugado, por exemplo.

Em 2022, a Oktoberfest de Blumenau receberá uma nova marca, que será a representante da festa. Uma das mais antigas puro malte do mundo, com uma tradição cervejeira desde 1397, a Spaten chega para deixar ainda mais vivas as celebrações da tradição alemã.

Durante o evento, são servidos diversos tipos de cervejas, com fermentações, sabores e tonalidades diferentes, sendo algumas delas:

  • Paulaner
  • Augustiner
  • Hofbräu
  • Hacker Pschorr 
  • Lowenbrau

Em Munique, o evento se inicia após a abertura do primeiro barril de Spaten, e agora em Blumenau a tradição germânica também estará presente, reforçando a conexão entre o Brasil e a Alemanha

Oktoberfest no Brasil: Santa Cruz do Sul (RS)

A aproximadamente 153 km de Porto Alegre, o município de Santa Cruz do Sul também tem Oktoberfest! É um festival de celebração das tradições germânicas, que acontece na cidade gaúcha desde 1984, não tendo havido edição apenas em 1993, devido a dificuldades financeiras, e em 2020, em virtude da pandemia de Covid-19. 

A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul já chegou a receber mais de 460 mil visitantes e são consumidos até 210 mil litros de chope durante as festividades. Durante o festival são realizados ainda shows de música, desfiles com bandas e danças típicas, gastronomia de origem alemã… E, claro, muita cerveja.

Oktoberfest no Brasil: conheça as principais festas espalhadas pelo país | Participantes em trajes típicos | Conexão123

A Oktoberfest foi criada em 1810, na cidade alemã de Munique | Foto: Divulgação

Desde 2005, a festa tem adotado uma temática anual, iniciativa tomada em parte para desvincular o consumo de bebidas alcoólicas do foco do evento. A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é uma das maiores festas germânicas do estado e, desde 2006, é oficialmente Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

Atualmente, o festival tem duração de 19 dias e, em 2022, a celebração começará no dia 6 de outubro e segue até o dia 23 do mesmo mês.

Oktoberfest no Brasil: Marechal Cândido Rondon (PR)

A 32ª edição da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon vai acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro no Centro de Eventos do Parque de Exposições da cidade. 

A programação ainda não foi totalmente definida, mas deve contar, como em edições anteriores, com café colonial, restaurante alemão, atrações musicais, concursos de chope, desfiles de rua, festival de cerveja artesanal, tarde alemã para a terceira idade, entre outros atrativos.

Oktoberfest no Brasil: conheça as principais festas espalhadas pelo país | Pórtico de entrada da cidade | Conexão123

A 32ª edição da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon vai acontecer entre 20 e 22 de outubro

Segundo os organizadores da festa, a Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon é a “mais simpática do Brasil”. Além do evento principal, nesta edição ocorrem duas “pré-oktoberfest”, em 24 de setembro e em 11 de outubro, com acesso livre, apresentações musicais, com bandas com repertório alemão, venda de lanches típicos e classificatória do chope em metro.

Quer conferir de perto as festas da Oktoberfest no Brasil? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.