Descubra onde comer acarajé na Bahia
A culinária da Bahia é esplêndida e faz parte da cultura do povo, influenciada pelos antepassados africanos. As iguarias tradicionais do estado são caracterizadas pelos temperos fortes à base de azeite de dendê, leite de coco, gengibre, pimenta de várias qualidades e muitos outros.
A comida típica da Bahia é o acarajé, com massa à base de feijão-fradinho e diversos temperos. O resultado? Um bolinho crocante e extremamente saboroso, que ainda pode vir acompanhado de vatapá, caruru, camarão seco e salada de tomate.
Encontrar lugares onde comer na Bahia e degustar a famosa iguaria é fácil, difícil mesmo é escolher entre as diversas opções. Continue lendo o artigo do Conexão123 e descubra onde comer acarajé na Bahia.
Você vai ler sobre
- O acarajé e sua origem
- Onde comer acarajé na Bahia: Acarajé da Cira
- Onde comer acarajé na Bahia: Acarajé da Chica
- Onde comer acarajé na Bahia: Acarajé Dária e Laura
- Dica extra: Acarajé da Dinha
O acarajé e sua origem
A palavra acarajé é de origem Africana, deriva de akara (bola de fogo) e jé (comer). Em uma tradução literal, seria “comer bola de fogo”.
Uma das figuras mais tradicionais e folclóricas da Bahia com certeza é o da baiana do acarajé. Com sua roupa branca, turbante alto e seus balangandãs, ela se destaca abordando a todos, passantes e principais turistas, com o seu tabuleiro cheio de bolinhos cheirosos, recém-fritos no azeite de dendê. Você sabia que existe até mesmo um dia para homenagear essa figura? Em 25 de novembro é celebrado o Dia da Baiana do Acarajé.
O acarajé da Bahia vem do mito da relação de Xangô com suas esposas Oxum e Iansã, tornando-se então um tipo de oferenda entre esses orixás. Considerada por muitos como uma comida sagrada, dizem que sua receita não pode ser modificada e precisa ser preparada pelas filhas de santo.
Acarajé é o sabor da Bahia e não experimentar é um grande pecado!
Onde comer acarajé na Bahia: Acarajé da Cira
Localizado no Largo da Mariquita, um dos points mais famosos do bairro do Rio Vermelho, o Acarajé da Cira foi eleito o melhor de Salvador.
O lugar carrega não só a tradição do bolinho típico, mas também a história da família. O programa Conexão 123 – Expedição Brasil conferiu e pode garantir que é realmente fantástico.
O local também é palco para a Feira Baiana de Cultura e Arte, evento que reúne artesãos de toda a Bahia para apresentar peças artesanais feitas a partir de materiais recicláveis, cerâmica, papéis, entre outros. Um passeio realmente recheado de sabor e cultura!
Para chegar ao Acarajé da Cira, no Rio Vermelho, a melhor opção é táxi ou carro de aplicativo. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 15h às 18h; aos sábados, das 14h à 0h; e aos domingos, das 14h às 22h30.
Na seção Mobilidade do Conexão123 você pode alugar o melhor veículo de acordo com o seu perfil e conferir mais serviços de deslocamento para aproveitar ainda mais a sua viagem!
Onde comer acarajé na Bahia: Acarajé da Chica
A época da pandemia foi difícil para todos, mas o baiano Agnaldo de Mesquita, mais conhecido como Val, pode ser considerado um profeta. Sim, três anos antes da pandemia, no ano de 2017, o Acarajé da Chica, que leva o nome da sua mãe, se tornava o primeiro acarajé drive-thru do mundo.
Em uma via marginal da movimentada Avenida Luiz Viana Filho, a Paralela, em frente ao antigo Bahia Café Hall, em Salvador, Val atrai filas de carros à espera de seu quitute, fenômeno esse que cresceu durante a pandemia.
Ficou cansado dos passeios e está com fome? O acarajé vem todo embalado para viagem e acompanhado de copinhos de vatapá, pimenta e camarão.
O drive-thru funciona de segunda a sexta, das 16h às 20h30; e aos fins de semana, das 10h às 14h.
Onde comer acarajé na Bahia: Acarajé Dáuria e Laura
Aberto em 1986, o tabuleiro da Dária e Laura com certeza é um sucesso. Vencedora do prêmio de Melhor Tabuleiro de Acarajé Veja Comer & Beber Salvador 2018/2019, Laura diz trabalhar com a iguaria africana desde os 9 anos. Aprendeu com a mãe, Dália Carvalho, hoje com 72 anos, com quem dividiu o tabuleiro quase a vida toda.
Para quem prefere comer quentinho, por ali mesmo, o estabelecimento também dispõe de mesas para os clientes.
Ah, e se ficou sem dinheiro na carteira no fim do dia, não precisa se preocupar, eles aceitam cartão de débito.
Também há a opção de encomendar pedidos em maior escala, com antecedência, claro.
Esse acarajé delicioso fica na Rua Artur Gomes de Carvalho, 246, Pituba, esquina com a Rua dos Maçons, e funciona de segunda a sábado, das 17h30 às 21h.
Dica extra: Acarajé da Dinha
Era 1944 quando Dinha, aos sete anos de idade, aprendeu com a sua avó Ubaldina de Assis o preparo da famosa iguaria da Bahia. O nome se tornou uma referência cultural na capital baiana de tal maneira que o Largo de Santana passou a ser conhecido como “Largo da Dinha”.
Após seu falecimento, as mulheres da família continuaram com o negócio, e hoje as mesas espalhadas pelo Largo de Santana permanecem lotadas.
Além do acarajé, há opção de saborear duas sobremesas típicas no local: bolinho do estudante (feito à base de leite de coco e tapioca) e as cocadas, com diversas variedades: coco branco, coco queimado e até de amendoim, um dos mais pedidos.
O espetacular acarajé da Dinha fica localizado no Largo de Santana, s/n, Rio Vermelho, e funciona de segunda a quinta, das 15h às 22h; sextas, das 15h às 22h30; sábados, das 13h às 22h30; e domingos, das 12h às 22h.
Ficou com água na boca? Então, agora que aguçamos a sua baianidade, que tal conhecer a terra do acarajé de pertinho e curtir o sabor dessa iguaria à beira-mar de Salvador ou das outras belíssimas cidades baianas? Confira os descontos promocionais e garanta sua passagem aérea para a Salvador. Veja também os melhores preços de pacotes de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.