O que fazer em Atibaia (SP): pontos turísticos e passeios
A pouco mais de 60 km da capital do estado de São Paulo, o município de Atibaia é considerado um reduto de conforto e lazer para os paulistas que desejam sair da rotina sem ir muito longe.
Com infraestrutura completa, a cidade pode ser um excelente destino turístico para você e sua família também! Por isso, saiba o que fazer em Atibaia: principais pontos turísticos e passeios.
Você vai ler sobre
- Principais atrações em Atibaia
- O que fazer em Atibaia: pontos turísticos
- O que fazer em Atibaia: passeios
- O que fazer à noite em Atibaia
Principais atrações em Atibaia
Os passeios e pontos turísticos em Atibaia são atraentes para vários públicos, e a cidade por si só já é bastante aconchegante, começando pelo clima, que segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), é o segundo melhor do mundo ficando atrás apenas da cidade de Davos, na Suíça.
Isso se deve à sua localização, a cerca de 800 metros acima do nível do mar, que proporciona um clima tropical de altitude, garantindo temperaturas amenas, em torno de 20 ºC, e boa umidade relativa do ar. O que favorece passeios agradáveis pela cidade.
A região atrai todos os tipos de turistas. Os mais aventureiros vão em busca de locais para prática de voo livre ou saltos impressionantes, como os 1450 metros de altura da Pedra Grande. Já as famílias que buscam descanso, curtem o aconchego e as atrações bem típicas do interior, como a famosa “Festa do morango” que acontece na cidade.
O que fazer em Atibaia: pontos turísticos
Com grande influência dos imigrantes portugueses e japoneses que passaram por lá, Atibaia possui um misto de atrações culturais que conquistam turistas de todas as idades e são ideais para curtir em um fim de semana ou feriado prolongado.
Além dos passeios, o município tem uma riqueza histórica preciosa, que é contada em seus museus, igrejas e outros pontos turísticos importantes que veremos a seguir.
Centro de Atibaia
Considerado um ponto turístico por conta das praças, o centro de Atibaia é muito gostoso de ser explorado. Por lá os visitantes podem curtir as áreas verdes com caminhadas e piqueniques, ou mesmo as quadras poliesportivas, o playground, para as crianças e os equipamentos de ginástica.
No ponto mais agitado da cidade, na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, próximo a bares, restaurantes e casas noturnas, fica o Lago do Major, uma das atrações mais visitadas, justamente por conta de toda essa infraestrutura.
Do lado oposto ao lago, fica o Balneário Municipal Dr. Flávio Pires de Camargo, com inúmeras piscinas, que abrem para o público durante o verão.
Museu Municipal João Batista Conti
Dentro de um prédio histórico, datado de 1839, localizado no centro da cidade, está o Museu Municipal João Batista Conti. Esse prédio já sediou a Câmara Municipal e a cadeia da cidade, mas hoje é tombado pelo IPHAN como patrimônio cultural.
Diversos itens de arte sacra, objetos da época do Brasil Imperial, peças folclóricas e um dos maiores acervos da Revolução Constitucionalista de 1932 ficam em exposição e podem ser observados durante a visita.
O museu fica na Av. Maj. Juvenal Alvim, 121, Centro, e funciona de sábado a quinta-feira, das 11h30 às 17h.
Centro Cultural André Carneiro
Em frente à praça da matriz, o centro cultural inaugurado em 2018 é parte do circuito turístico de Atibaia. Por trás de sua fachada tombada como patrimônio histórico, o lugar recebe uma série de exposições artísticas e apresentações teatrais.
O centro cultural conta ainda com um mirante, onde os visitantes podem apreciar a vista para a Serra do Itapetinga. A atração acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos fins de semana, das 11h às 17h, na Rua José Lucas, 28, Centro.
Mercado Municipal de Atibaia
Quem gosta de viajar sabe bem que nunca devemos desperdiçar uma visitinha a um mercado municipal! E Atibaia tem um, que reúne uma imensa variedade de produtos típicos da região e oferece, além de um passeio histórico, um mergulho na cultura e culinária local.
Além das frutas, verduras e temperos fresquinhos que dão sabor à comida da cidade, o Mercado tem vários itens e peças artesanais. Ele é relativamente pequeno, em meia hora é possível explorar todo o lugar, que vale muito a pena ser visitado.
Funciona de terça a sábado, das 8h às 18h, e domingo, das 8h às 12h (fecha às segundas), na Praça Aprígio de Toledo.
Às quintas-feiras e aos domingos, das 7h às 13h, os comerciantes do mercado municipal organizam uma feira com diversas frutas e verduras, além de bancas que vendem os famosos pastéis e outras guloseimas. Não deixe de conhecer!
Igreja Matriz de São João Batista
Ainda na praça central de Atibaia, o marco zero da cidade, fica a Igreja Matriz de São João Batista, construída em 1665, considerada como um dos mais importantes monumentos históricos do local.
Após passar por diversas restaurações ao longo dos anos, o templo manteve sua originalidade barroca, que encanta os visitantes que passam por lá e param para contemplar as imagens e um painel pintado em 1911, pelo artista Benedito Calixto.
Para chegar à Igreja Matriz de São João Batista, basta dirigir-se ao centro de Atibaia, na Praça Claudino Alves.
Museu do Olho Latino
Localizado dentro do Centro de Convenções Victor Brecheret, onde ocorrem os principais eventos da cidade, o Museu de Arte Contemporânea do Olho Latino reúne um acervo com mais de mil gravuras e peças de artistas nacionais e internacionais.
Além das exposições fixas, mostras itinerantes passam pelo museu ao longo do ano. Para visitar o local, basta dirigir-se à Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511, Parque das Águas.
O Centro oferece entrada gratuita e funciona das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. E, para finalizar o tour pelo centro de Atibaia, você pode conferir a feira noturna, que acontece todas às quartas-feiras na área livre do centro, das 17h às 22h.
O que fazer em Atibaia: passeios
Além da Pedra Grande e a Festa do Morango, a cidade tem parques arborizados, diversos passeios em meio à natureza, museus, um centro repleto de bares, restaurantes e boas atrações.
E quem procura um pouco mais de luxo pode desfrutar de uma boa hospedagem em Atibaia. Há excelentes opções de hotéis e resorts bem equipados e sofisticados.
Continue conosco, veja o que fazer em Atibaia, escolha os principais pontos turísticos e passeios que mais combinam com você e garanta os melhores preços e condições com a 123milhas para curtir esse e outros destinos com todo o conforto, praticidade e segurança!
Pedra Grande Atibaia
Começando por ela, que é a principal atração da cidade, a Pedra Grande, considerada um monumento estadual, tem aproximadamente 200 mil m² de superfície e é cercada pela Serra do Itapetinga, uma das mais importantes áreas de proteção ambiental de São Paulo.
Com 1.450 metros de altitude, o pico da Pedra nos presenteia com um cenário de tirar o fôlego. De lá, os visitantes podem curtir o céu limpinho, o ar puro e a vista da região, que alcança as cidades circunvizinhas de Bragança Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Jundiaí e São José dos Campos.
Além de proporcionar paisagens e inúmeras fotos magníficas, a Pedra, que é uma unidade de conservação da Fundação Florestal da Secretaria de Infraestrutura de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, fica num local onde é possível fazer trilhas, além de voar de asa-delta, paraglider e parapente (os preços dessas atividades estão a partir de R$ 400 em agências especializadas).
Para chegar até o cume, é possível ir com qualquer veículo de passeio ou, para os mais aventureiros, andando pela trilha. E a visita pode ser feita diariamente das 8h30 às 17h, quando a estrada que dá acesso é fechada, porém é permitido ficar na Pedra até as 18h. A entrada é gratuita.
Aos fins de semana, o local costuma receber muitos turistas que vão à cidade apenas para visitar o mirante, pois a vista, realmente, é um belo espetáculo, especialmente ao pôr do sol!
Para saber como funciona o acesso pela trilha e as atividades de voo, basta entrar em contato com o site da Fundação Florestal e conferir as regras de visitação, que não permitem animais domésticos e fogueiras no lugar.
Trilhas na Pedra Grande
Existem três trilhas, com diferentes níveis de dificuldade:
Minha Deusa, com 2,4 km de extensão, nível de dificuldade fácil, é a mais procurada pelos turistas, porém, por ter alguns trechos mais íngremes, é preciso ter cuidado e um bom condicionamento físico.
Mangueira, com 2,6 km, é considerada de nível médio, e por possuir um caminho mais íngreme e acidentado não é muito procurada.
Monges, com 3 km, tem nível de dificuldade mais elevado e maior extensão. É indicada apenas para aqueles que já têm condicionamento físico e habilidades para realizar esse tipo de atividade.
É importante salientar que as trilhas não possuem sinalização, por isso, se você não conhece o local ou não tem experiência com esse tipo de aventura, procure a ajuda de um dos guias da Fundação Florestal antes de fazer o passeio.
Os equipamentos necessários para fazer a trilha, assim como água e comida, não estão à disposição no caminho, por isso, vá preparado com tudo o que você precisa para realizar o percurso.
O acesso para as trilhas é feito pelo Condomínio Arco Íris, que fica próximo à pista de pouso de asa delta.
Reserva Ecológica do Vuna
O primeiro parque ecológico de Atibaia oferece aos visitantes inúmeras opções de lazer, em meio a grutas, riachos, cascatas e trilhas incríveis! A reserva é constituída de 330 hectares de área preservada e fica dentro da Pousada Águas do Vale.
Por estar num local privado, a entrada para não hóspedes custa R$ 25. A reserva tem seis trilhas em tamanhos e níveis de dificuldade variados, que totalizam 33 km de caminhada.
O lugar é bastante preservado, e durante o percurso os visitantes podem contemplar as belezas naturais ao redor. Apesar de bem demarcadas, as trilhas são longas, necessitando do acompanhamento de um guia, por isso o ideal é entrar em contato antes para agendar o passeio.
Os caminhos levam às belíssimas grutas, cascatas, quedas d’água que o local abriga. A reserva fica localizada no km 50 da Rodovia Fernão Dias.
Parque Municipal da Grota Funda
Com mais de 250 hectares de Mata Atlântica preservada e áreas de altitude que podem chegar a quase 1300 metros, o lugar, conhecido também como Parque Municipal de Itapetininga, fica próximo à Pedra Grande e a cerca de 10 km do centro da cidade.
A reserva faz parte de uma Unidade de Proteção e Conservação Integral graças à sua vasta biodiversidade, que contém muitas fontes de água doce e cerca de 165 espécies de aves. Por isso é objeto de diversas pesquisas científicas.
No Parque fica a Fazenda Grota Funda, que abriga alguns pontos turísticos que valem muito a visita, como a capela Santo Antônio, com mais 200 anos, e algumas trilhas bem gostosas de percorrer em meio às fontes de água:
- Trilha do Lajeado: com 2,3 km, nível médio de dificuldade e 2h30 de duração
- Trilha Grota Funda: com 4,7 km, nível médio e 4h30 de duração
- Trilha Histórica: com 3,7 km, nível fácil e 4h de duração
- Trilha Pedra Grande: com 7,4 km, nível elevado e 8h30 de duração. É o percurso mais difícil do parque
Todas as trilhas são feitas com a ajuda de guias, porém, o local não possui equipamentos e estrutura turística, por isso é preciso também levar os seus materiais de caminhada, assim como água e comida.
É preciso fazer um agendamento prévio na Coordenadoria Especial de Meio Ambiente. E o acesso ao Parque é pelo bairro de Itapetinga, dentro da Fazenda Grota Funda.
Teleférico de Atibaia
No coração do centro, tendo o Lago do Major como ponto de partida, os visitantes podem aproveitar o passeio no teleférico de Atibaia, uma das atrações praticamente obrigatórias na visita à cidade.
Com um percurso de 550 metros, o passeio dura em torno de 20 minutos e chega a um ponto de 15 metros de altura, onde é possível curtir uma vista panorâmica da cidade. O valor do ingresso é de R$ 30 (ida e volta) ou R$ 15 o trecho (ida ou volta).
Funciona de quarta a sexta-feira e fins de semana e feriados, das 10h às 18h.
Recanto Japonês
Graças à tradição nipônica que também faz parte da história da cidade, Atibaia possui um importante ponto turístico, o Recanto Japonês, à beira dos lagos, que conta com um fabuloso jardim cheio de flores lilás e cor-de-rosa.
Além de muitas áreas verdes, para passeios e momentos de tranquilidade, o local é bem decorado e repleto de símbolos que representam a cultura japonesa.
O Recanto Japonês fica na Rua Dr. Álvaro Correia Lima, no bairro Vila Junqueira, e funciona diariamente das 8h às 18h, com entrada gratuita.
Museu de História Natural de Atibaia
O Parque Edmundo Zanoni abriga o Museu de História Natural de Atibaia, que conta com mais de quatro mil peças de fósseis de animais, rochas e itens da tradição indígena, por isso o Museu é um dos pontos turísticos da cidade.
Funcionando desde 1989, as principais peças representam o bioma brasileiro no Pantanal, Amazônia e Mata Atlântica. Localizado na Avenida Horácio Netto, 1030, no bairro Vila Loanda. O funcionamento é diário, das 9h às 17h, com entrada gratuita.
Festa das Flores e Morangos em Atibaia
Considerada como o maior evento da cidade, a Festa das Flores e Morangos ocorre geralmente no mês de setembro, no Parque Municipal Edmundo Zanoni. Por ser um grande acontecimento, há muito o que fazer em Atibaia durante a festa.
É possível curtir os shows que acontecem no local, além das flores, exposições, compras, artesanato, gastronomia e, claro, os produtores locais de morango vendendo seus produtos.
Para curtir a atração, o ideal é adquirir os ingressos com antecedência: on-line, na bilheteria do local ou nos pontos de venda pela cidade.
Compras em Atibaia
Se você é daqueles turistas que não perdem uma boa comprinha por onde vai, tem de aproveitar os circuitos de compras em Atibaia. Lojas de diversos segmentos, inclusive de fábrica, estão na cidade.
Confira algumas sugestões de onde fazer compras em Atibaia:
- Tapetes Arraiolos: especializada na produção de tapetes bordados com pontos de arraiolo, a cidade reúne mais de 1400 artistas da Associação dos Artesãos do Bairro do Portão.
- Cerâmicas Izumi: do ceramista Shugo Izumi, as peças são feitas com argila, moldadas à mão e levadas a um forno a 1300 ºC, resultando em vasos e pratos lindíssimos.
- Arte com as Mãos: a loja oferece itens feitos artesanalmente, desde objetos de decoração e móveis em madeira até lembrancinhas de viagem.
- Outlet Fernão Dias: É um dos maiores da região e conta com diversas marcas nacionais e internacionais, além de uma estrutura completa, com praça de alimentação e estacionamento. Localizado no km 44 da Rodovia Fernão Dias.
- Feira Permanente de Atibaia: conta com cerca de 50 barracas de diversos produtos e serviços, como artesanato, flores, frutas, gastronomia, atividades de lazer, esportes e serviços de estética. Funciona todos os sábados, das 10h às 17h.
- Doçaria Portuguesa A Tentadora: famosa por seus pastéis de Belém, a doceria tem mais de 45 anos e é considerada um dos principais pontos de venda de produtos tradicionais portugueses em Atibaia.
O que fazer à noite em Atibaia
Como vimos, há muito o que fazer em Atibaia durante o dia, mas se você ainda tem pique para curtir a noite, saiba que a cidade tem muitas opções de bares e restaurantes.
Confira a lista de indicações do Conexão123 sobre onde comer em Atibaia e escolha entre os melhores locais para curtir a noite. Além disso, shoppings, como Galeria Matriz, Outlet Atibaia e Galeria Extra Atibaia, funcionam diariamente até as 22h.
Antes de ir a qualquer um dos pontos turísticos e passeios em Atibaia, não se esqueça de confirmar os dias e horários de funcionamento, pois eles estão sujeitos a mudanças.
E, quando for viajar, conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas e pacotes de viagem com os melhores preços e condições!