Tem que ir para Uberlândia
Que tal um destino com muitas atrações culturais, históricas, naturais, gastronômicas e arquitetônicas? Uberlândia, no Triângulo Mineiro, é o lugar perfeito para quem quer sair do óbvio, mas não abre mão de um roteiro repleto de possibilidades. Vem com a gente descobrir porque você tem que ir para Uberlândia. Partiu?!
Os principais pontos turísticos da cidade são o Mercado Municipal, Parque do Sabiá, as praças Clarimundo Carneiro e Tubal Vilelo, Museu Municipal e Igreja do Espírito Santo do Cerrado.
Mercado Municipal
O Mercado Municipal é um passeio tanto cultural quanto gastronômico. Não deixe de experimentar os doces típicos, como goiabada, doce de leite, doces de frutas cristalizadas e pé de moleque. Assim como os queijos Minas e Canastra, biscoitos caseiros e cachaça artesanal. Deu água na boca? Não se esqueça de também tomar um café!
No mercado, você também encontra peças de artesanato de crochê, bordado, pintura, cerâmica e arranjos. Caixas decoradas, almofadas, quadros e bonecas de pano são alguns exemplos de itens que chamam a atenção.
Parque do Sabiá
Aproveite a natureza passando um dia no Parque do Sabiá. Você pode fazer caminhada, andar de bicicleta, jogar vôlei e futebol e aproveitar esta grande área verde no meio da cidade. O complexo do parque também conta com um zoológico e aquário com diversos animais. É um dos passeios preferidos da criançada.
Praças
A Praça Clarimundo Carneiro é um conjunto arquitetônico, e conta com um coreto e o Palácio dos Leões, que hoje abriga o Museu Municipal, onde é possível conhecer um pouco da história de Uberlândia. A praça e demais edificações são motivo de orgulho para a cidade, pois representam o esforço feito para construir um município pautado nas características urbanísticas modernas.
A Tubal Vilela é a praça mais importante da cidade, construída para o aniversário de Uberlândia em 1962. A fonte luminosa com sons e vários espelhos d’água são os que mais atraem os olhos de turistas e moradores.
Igreja do Espírito Santo do Cerrado
Além das praças, outro passeio para quem gosta de arquitetura e história é a Igreja do Espírito Santo do Cerrado. O conjunto é formado por três edificações circulares, sendo a igreja, propriamente dita, uma residência religiosa e centro comunitário.
O projeto é da arquiteta Lina Bo Bardi, responsável pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Sesc Pompéia. A construção foi feita em mutirão, com mão de obra da própria comunidade, onde foram usados materiais locais, como tijolos de barro e madeira de aroeira.
Festas Juninas
As festas juninas são fortemente celebradas em Uberlândia, e se estendem até o mês de julho, chamadas de julinas. Há festas de três santos: Santo Antônio, em 13 de junho, São João Batista, em 24 de junho, e São Pedro, em 29 de junho. No entanto, acontecem comemorações em vários dias dos dois meses.
Os eventos contam com danças, músicas e decorações típicas e animação contagiante. Os quitutes juninos também chamam a atenção, como pamonha doce, canjica de amendoim, pé de moleque, cocada e milho verde. Uma delícia! Para curtir uma boa festa junina, tem que ir para Uberlândia!
Avenida Rondon Pacheco
O grande point da culinária em Uberlândia é a avenida Rondon Pacheco, conhecida como corredor gastronômico. É onde você encontra churrasco, pizza, hambúrguer, massas, petiscos, cerveja, bons drinks e casas noturnas.
O rodízio de caldos do Tulipas Chopp e os espetinhos do Bar do Marquinho são os favoritos dos estabelecimentos mais despojados.
Outro muito elogiado pelos frutos do mar é a Cantina da Moqueca. Além do prato que dá nome à casa, o restaurante também se destaca pela tilápia frita e o bolinho de bacalhau.
Uberlândia é uma cidade que tem de tudo e agrada pessoas de todas as idades. Você vai se impressionar com a arquitetura, história, gastronomia e com a gentileza do povo uberlandense. Para aproveitar tudo isso, tem que ir para Uberlândia!
Quer saber mais sobre os pontos turísticos? Veja aqui tudo o que você tem que conhecer em Uberlândia!