Cidades com festival de música no Brasil
A música é uma das manifestações culturais que mais toca a alma das pessoas. Aquelas boas lembranças, de infância, da família, das viagens, quase sempre vêm acompanhadas de uma bela trilha sonora.
O Brasil, com sua mistura única de influências étnicas, é um caldeirão de ritmos de norte a sul, em que se destacam o samba, o chorinho, a música clássica, a MPB, entre tantas outras manifestações musicais que foram criadas em solo brasileiro.
Para celebrar algo tão potente em nossas vidas, foi instituído, pelo International Music Council, em 1975, o Dia Internacional da Música, comemorado em 1º de outubro.
E, pensando nisso, o Conexão123 elencou algumas cidades com festival de música no Brasil para você aproveitar e curtir com estilo essa data tão especial. Vem com a gente!
Você vai ler sobre
- Os maiores festivais de música do Brasil
- Festival Vesperata Diamantina
- Festival de Verão de Salvador
- Cidades Criativas da Música
Os maiores festivais de música do Brasil
A música é, entre todas as outras manifestações artísticas, a que mais representa e revela a riqueza cultural, histórica e regional do nosso país.
Nesse sentido, celebrar o Dia Internacional da Música no Brasil é uma forma de homenagear todos os grandes nomes da música brasileira de todos os tempos, como Chiquinha Gonzaga, Heitor Villa-Lobos, Vinicius de Moraes, entre tantos compositores, instrumentistas e músicos que fazem dessa arte seu ofício.
O primeiro festival de música brasileira ocorreu em junho de 1966, em seguida vieram os festivais da TV Record e, posteriormente, da TV Rio e Rede Globo, consolidando os movimentos musicais no Brasil.
Na história e na linguagem, a palavra festival vem do latim festivitas, que significa tanto “um dia de festa” quanto “uma maneira engenhosa de dizer”. Na época, a maneira engenhosa dos festivais fazia fortes críticas à ditadura militar vigente no Brasil.
Ao falarmos em música brasileira deste período, logo pensamos nos gêneros da Jovem Guarda, Bossa Nova, Tropicália e MPB, sendo as duas últimas as que se manifestavam contra a censura. Nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e muitos outros desbravaram os novos caminhos da musicalidade no Brasil.
Agora, vamos conhecer dois festivais de música brasileira da atualidade e os destinos brasileiros que receberam o título de Cidades Criativas da Música!
Festival Vesperata Diamantina
A Vesperata ocorre anualmente em Diamantina, em Minas Gerais, reunindo diversas pessoas no centro histórico da cidade em uma viagem musical noturna e envolvente. Com origem nas práticas instrumentistas da cidade, datadas do século XIX, o festival é um dos eventos de música ao ar livre mais tradicionais do Brasil.
Diversas bandas se apresentam na tradicional Rua da Quitanda. As exibições acontecem nas sacadas dos casarões coloniais, e o público aprecia o show sentado e acomodado em diversas mesas na rua, separadas por setores, onde também é possível degustar a gastronomia local.
Quer ver de pertinho como funciona esse evento emocionante e especial? Assista ao episódio do Conexão123 – Expedição Brasil em Diamantina.
Tradicionalmente, as apresentações são realizadas em sábados específicos de cada mês, e se estendem por um bom período do ano. Em 2022 a Vesperata vive sua 23ª edição, que ocorre de abril a outubro. No mês em que se comemora o Dia Mundial da Música, serão exibições: no dia 08 e no 15, sempre sábados.
E para não perder esse evento, que tal conhecer melhor sobre a cidade e acessar nosso conteúdo de pontos turísticos em Diamantina?
Festival de Verão de Salvador
Após três anos de restrições devido à pandemia de Covid-19, em 2023 o Festival de Verão de Salvador volta a todo vapor! O evento mais esperado pelos baianos e turistas que desejam curtir a música e a brisa quente de Salvador ocorre nos dias 28 e 29 de janeiro, e a venda de ingresso começa no dia 5 de outubro deste ano.
O Festival de Verão de Salvador estreou em 1999 e permanece até hoje como um dos melhores festivais de música do Brasil. No próximo ano o evento traz o slogan “Somos Mundo”, que fomenta os conceitos de liberdade, igualdade, justiça, inclusão e diversidade. Com novas estruturas e curadores do evento se preparando desde o começo deste ano, o resultado será a composição de 16 shows divididos em quatro palcos.
As diferentes linhas musicais constituem a identidade do festival, com show dos cantores Criolo, Ney Matogrosso, Ludmilla, Glória Groove, Saulo, Marina Sena, Pitty, Gilberto Gil com Caetano Veloso e Bell Marques.
Ivete Sangalo, Luedji Luna, Margareth Menezes, Majur e Larissa Luz farão shows especiais no palco principal, levantando pulos e gritos dos foliões.
Os amantes do rap nacional serão contemplados com shows de Orochi, Djonga, Felipe Ret com Caio Lucas, e Xamã. A programação do festival abrange ainda o pop de Luísa Sonza e os diferentes estilos de pagode de Léo Santana e de Ferrugem.
O evento será realizado no Parque de Exposições de Salvador, pertinho da estação de metrô Mussurunga e ao lado da Avenida Dorival Caymmi.
E para se preparar para este evento incrível da música brasileira, que tal saber onde se hospedar em Salvador? Organizando tudo certinho, você consegue aproveitar o melhor da cidade com sossego e tranquilidade!
Cidades Criativas da Música
O título de Cidade Criativa, criado em 2004, é dado a municípios espalhados por todo o globo que têm destaque e relevância nas áreas de teatro, cinema, gastronomia ou música, possuindo estes elementos como fatores importantes que compõem a cultura local.
O reconhecimento concedido pela Unesco visa favorecer a cooperação entre cidades que consideram a criatividade um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável em seus aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
As cidades brasileiras que ganharam o selo são: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA) e Recife (PE), na música; Santos (SP), no cinema; e Campina Grande (PB), em artes midiáticas.
Vamos conhecer mais sobre Salvador e Recife, as cidades criativas da música no Brasil!
Salvador: cidade criativa da música
A musicalidade é um dos traços mais característicos da capital baiana. Por suas ladeiras e becos, ecoam os sons de séculos de história de povos vindos de diversos cantos do mundo.
Seja no Pelourinho, nos blocos de Carnaval ou nas areias do litoral paradisíaco da Bahia, a música está presente em ritmos tão diversos como os moradores de Salvador.
A capital baiana foi a primeira no Brasil a receber o título de Cidade Criativa da Música, em 2016, e de lá para cá, tem investido em ações para fomentar as atividades que envolvem a música. O Festival de Salvador, citado acima, é um dos destaques, sem dúvidas.
Recife: cidade criativa da música
Atravessada por dois belos rios, o Beberibe e o Capibaribe, Recife é conhecida como a ”Veneza brasileira”, devido à imensa quantidade de pontes, cursos fluviais e afluentes que cercam a cidade.
Outro fator muito marcante da capital pernambucana é a musicalidade, trazendo nomes como Lenine, Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Bezerra da Silva e muitos outros para a cena brasileira.
O Carnaval e a festa do frevo são eventos imperdíveis que reúnem diversos pernambucanos e turistas e um só ritmo e festividade. Eleita pela Unesco como uma das cidades criativas do Brasil, em 2021, Recife é pura musicalidade!
Se você pensa em viajar na época do Carnaval ou durante a festa do frevo, fique ligado nos lugares onde se hospedar em Recife e programe com antecedência essa baita viagem.
E aí, gostou das nossas dicas de onde aproveitar os melhores festivais de música no Brasil? Com a 123milhas você garante passagem aérea para qualquer destino desejado, seguro-viagem, aluguel de carros e top ofertas! Bom demais, né? Então bora programar esse roteiro de viagem, comprar os ingressos dos festivais de músicas e embarcar nessa viagem pela musicalidade brasileira!