Conheça cinco curiosidades sobre o Bondinho Pão de Açúcar
Com seus mais de 100 anos, o Bondinho Pão de Açúcar, localizado no Rio de Janeiro, certamente tem muitas histórias para contar. Inaugurado em 1912, sua construção envolveu cerca de 400 operários-escaladores e levou três anos para ficar pronta.
Bora conhecer cinco curiosidades sobre o Bondinho Pão de Açúcar, um dos teleféricos mais conhecidos do mundo? Continua a leitura no Conexão123!
Você vai ler sobre
- Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil
- O Bondinho em números
- O Bondinho nas telas do cinema
- Bondinho e sustentabilidade: tudo a ver
- Equilibristas na corda bamba
Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil
O Bondinho Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo. A ideia de ligar a Praia Vermelha e os morros da Urca e do Pão de Açúcar por meio de um teleférico partiu do engenheiro Augusto Ramos, em 1908, quando o Rio de Janeiro celebrava o centenário da abertura dos portos cariocas por Dom João VI.
O seu nome, “bondinho”, vem da semelhança dos carros do teleférico com os bondes que circulavam no Rio de Janeiro à época de sua inauguração.
Atualmente, ele se tornou um dos pontos turísticos no Rio de Janeiro mais procurados por quem visita a capital fluminense. Para quem quer fazer esse passeio na Cidade Maravilhosa, a melhor forma de adquirir ingressos é comprar antecipadamente pela internet. Clique aqui para garantir sua entrada! Os bilhetes custam a partir de R$ 75. Existem ainda opções de tour com acesso rápido, histórico, ecológico e pelos bastidores do complexo!
Agora vamos conhecer cinco curiosidades sobre o Bondinho Pão de Açúcar? Boa leitura!
O Bondinho em números
Desde a sua inauguração, em 1912, o bondinho, que faz parte do Parque Bondinho Pão de Açúcar, acumula números grandiosos, sendo inclusive um dos cartões-postais mais visitados do Brasil. Bora conhecer os dados mais interessantes sobre ele?
- Foram 4 mil toneladas de equipamentos e material de construção levados para o alto dos morros da Urca e do Pão de Açúcar nos três anos de construção
- No dia da inauguração, o bondinho operou com sua capacidade máxima e transportou 577 pessoas.
- Por ano, cerca de 1,5 milhão de pessoas viajam pelas estações da Praia Vermelha, Morro da Urca e do Pão de Açúcar
- O Morro da Urca tem 227 metros de altura e o Pão de Açúcar 396 metros
- Desde que foi inaugurado, o passeio de bondinho já foi feito por cerca de 37 milhões de pessoas
- Atualmente, são em média 2.500 visitantes por dia
O Bondinho nas telas do cinema
Você sabia que o Bondinho Pão de Açúcar já foi cenário até para filmes de Hollywood? Pois é, o estonteante visual da Cidade Maravilhosa serviu de pano de fundo para o filme “007 Contra o Foguete da Morte”, em 1979.
No longa, o agente secreto britânico James Bond derrota seu famoso inimigo Dentes de Aço. Numa das cenas mais conhecidas, James Bond se equilibra nos cabos de aço do famoso bondinho, a mais de 500 metros de altura.
E a fama do bondinho não para por aí. O local já recebeu visitantes ilustres como Albert Einstein, Bob Marley, John Kennedy, Tina Turner, Robert de Niro, o príncipe Harry e Natalie Portman, além de artistas como Cazuza, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Ney Matogrosso.
Bondinho e sustentabilidade: tudo a ver
Apesar de centenário, o Bondinho Pão de Açúcar não fica devendo em nada quando o assunto é sustentabilidade. Os teleféricos utilizam um sistema regenerativo e são movidos à energia elétrica, ou seja, têm baixa emissão de carbono.
Além disso são ecoeficientes. No fim do dia, quando os visitantes estão indo embora e os bondes descem mais pesados do que os que sobem, eles chegam a gerar energia. Já para o funcionamento do parque, são utilizados painéis solares fotovoltaicos, que geram até 2 mil Kw/h por mês.
O complexo do Parque Bondinho Pão de Açúcar já registrou 48 toneladas de material reciclado em um só ano. A média anual é de 25 toneladas de resíduo reciclável e 55 toneladas de resíduo orgânico para compostagem. A sustentabilidade é levada a sério!
Equilibristas na corda bamba
Em 1977, o norte-americano Steven McPeak venceu a distância de 750 metros entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar, caminhando sobre os cabos do Bondinho Pão de Açúcar. Ele usou uma vara metálica como contrapeso para ajudá-lo a cumprir sua missão.
Em 2008 foi a vez do alemão Falko Traber alcançar o feito novamente. Para se equilibrar, ele usou a mesma vara de Steven McPeak, com 9 metros de comprimento. Ufa! Haja coragem!
Muito legais as curiosidades sobre o Bondinho Pão de Açúcar, né? Na hora de escolher seu próximo destino, não se esqueça de que a 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros. Boa viagem!