Descubra os tesouros de Macapá
Macapá é a única cidade brasileira cortada pela linha do Equador e, por isso, é conhecida como a Capital do Meio do Mundo. A cidade fica na Região Norte do país, e é a capital do estado do Amapá.
Esse destino oferece uma imersão pela história e cultura da região, além de ter várias opções de ecoturismo que encantam todos os visitantes. Descubra os tesouros de Macapá e embarque com a 123milhas numa viagem incrível. Partiu?!
Pontos turísticos
Monumento do Marco Zero do Equador
O Monumento do Marco Zero é um obelisco de 30 metros de altura e marca a passagem exata da linha do Equador na cidade. Nos meses de março a setembro acontece o Equinócio, quando o dia e a noite têm a mesma duração. Durante o fenômeno, o sol preenche a abertura circular do topo e uma sombra é projetada no chão.
Nessas ocasiões acontecem diversas apresentações culturais e feiras de artesanato e comidas típicas na região do Marco Zero.
Fortaleza de São José de Macapá
Um dos lugares mais visitados tanto por moradores quanto turistas é a Fortaleza de São José, construída entre 1764 e 1782 seguindo o estilo Vauban de fortificação. Foi erguido durante a colonização portuguesa para proteger a região amazônica dos estrangeiros, principalmente pela possibilidade de uma invasão francesa.
O passeio permite que os visitantes vejam como é a estrutura de uma fortaleza, conhecendo os baluartes, canhões, casa de oficiais e comandante, casamatas, hospital, capela, cadeias e revelim. Uma verdadeira volta ao passado! Atualmente, as edificações estão fechadas para reformas, mas é possível caminhar pelo complexo e ver o exterior dos imóveis.
A construção da Fortaleza de São José foi muito marcante para a cidade, pois teve como consequência a criação da Vila de São José de Macapá e o desenvolvimento da região, que hoje é a capital do estado.
Quilombo do Curiaú
Uma opção de ecoturismo e que também permite conhecer a história e a cultura amapaense é o Quilombo do Curiaú, localizado a 14 km de Macapá. A vila fica em uma Área de Preservação Ambiental (APA), que permite trilhas e passeios de barco pela Floresta Amazônica.
A comunidade agrupa famílias remanescentes de quilombolas, que guardam na memória seus antepassados, preservam a cultura e promovem lutas contra o racismo.
Diversas agências de turismo locais realizam passeios até o Curiaú. É uma ótima oportunidade para se deslumbrar pela fauna e a flora, andar de catamarã e conhecer as mercadorias cultivadas e produzidas pelos moradores, como diversas frutas e farinha de mandioca.
Rua do Araxá
A região mais movimentada da cidade é a rua do Araxá, na orla do rio Amazonas. É lá que estão concentrados os restaurantes, bares e casas noturnas e servem como ponto de encontro de moradores de todas as idades. As pistas de caminhada, bicicleta e skate também chamam a atenção para a prática de exercícios físicos e lazer.
Para quem gosta de música ao vivo e cerveja gelada, a dica é ir ao Rod’s Bar e Restaurante. Petiscos como bolinho de pirarucu, casquinha de caranguejo e iscas de peixe são alguns dos favoritos dos clientes. Confira mais sobre os restaurantes de Macapá.
Como chegar
A melhor forma de chegar é de avião, desembarcando no Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre. Há voos diários de Belém e Brasília, onde você pode fazer uma conexão. Também recebe voos frequentes de outras cidades como São Paulo, Campinas, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Outra opção é ir de barco, saindo da capital paraense. O percurso é feito pelo rio Amazonas e dura cerca de 24h. A passagem custa R$ 190.
Ciclo do Marabaixo
O Marabaixo é uma expressão cultural de origem africana, associada ao catolicismo, sincretismo religioso e à resistência das tradições. O ciclo começa na Páscoa e vai até o primeiro domingo após o feriado de Corpus Christi. As celebrações acontecem por meio de missas, procissões, danças de roda, percussão e cantos de louvor. A gengibirra, uma bebida feita com gengibre e cachaça, é servida nas festividades.
Gostou de conhecer Macapá? Venha com a 123milhas e descubra outros pontos turísticos da cidade e saiba o que não pode faltar na sua viagem!