Guia turístico

Destinos de turismo gastronômico no Brasil

8 de fevereiro de 2022

O Brasil é referência mundial na culinária. Neste texto, vamos contar quais são os três melhores destinos de turismo gastronômico no Brasil, com um roteiro de cidades que mais se destacam em temperos e sabores únicos.

Também explicamos mais sobre o setor do turismo gastronômico no país. Em 2021, o governo federal iniciou um mapeamento de eventos, festivais e projetos ligados à comida. O calendário está cheio de atividades. Acompanhe com a gente.

 

O mapa do Turismo Gastronômico no Brasil

Você sabe o que é turismo gastronômico? Nada mais é do que um convite para apreciar as múltiplas sensações de uma viagem por meio do paladar, sincronizado com passeios por outras atrações no destino escolhido.

Se você é do tipo de pessoa que adora experimentar pratos típicos e descobrir a cultura local, esse assunto é para você.

A gastronomia brasileira é multicultural e cheia de sabores únicos.

A gastronomia brasileira é multicultural e cheia de sabores únicos.

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), a gastronomia é o terceiro maior motivo que impulsiona viagens no mundo, atrás apenas de fatores culturais e natureza. No Brasil, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) reúne o segmento que movimenta mais de R$ 250 bilhões ao ano.

O turismo gastronômico brasileiro cresce cada vez mais e já ocupa até o topo das preferências de muita gente na hora de escolher um lugar para viajar. E não é para menos. A gastronomia brasileira está entre uma das mais impressionantes do planeta.

Do Oiapoque ao Chuí, o menu variado vai da culinária feita com ingredientes de origem indígena a pratos com influências estrangeiras, desde o processo de colonização do país. Passa pelas comidas de rua e invade as mesas de bares, restaurantes, botequins e bistrôs. Muitos sabores que representam o Brasil.

É possível experimentar diferentes pratos e ingredientes passeando pelos 26 estados e pelo Distrito Federal no Brasil. As castanhas, por exemplo, são típicas da região norte

É possível experimentar diferentes pratos e ingredientes passeando pelos 26 estados e pelo Distrito Federal no Brasil. As castanhas, por exemplo, são típicas da região norte

Durante o ano inteiro é possível ver programas, projetos, ações e eventos relacionados à gastronomia movimentando cidades no país inteiro. Uma pesquisa online de mapeamento buscou reunir justamente todas essas atividades.

Ela foi lançada pelo Ministério do Turismo com início no dia 1º de junho de 2021. Órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de organizações do Sistema S (Sesc, Senai, Sesi) e instituições de fomento, tiveram até o dia 18 daquele mês para preencher as informações.

O objetivo da ação é consolidar um calendário nacional com eventos do setor gastronômico e desenvolver políticas públicas em benefício dessa área do turismo no Brasil. O plano do governo faz parte do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A proposta ainda não foi completamente finalizada. Mas você pode conferir os principais eventos aqui.

 

Cidades Criativas da Gastronomia no Brasil

Entre os muitos roteiros para seguir o Turismo Gastronômico no Brasil, o país tem quatro Cidades Criativas da Gastronomia escolhidas pela UNESCO. Os destinos que ganharam o título foram as capitais Belo Horizonte, Florianópolis, Belém e, mais recentemente, Paraty, no Rio de Janeiro.

Esses destinos foram reconhecidos internacionalmente pela inovação e cultura alimentar. Também, porque segundo os parâmetros da iniciativa, eles possuem comidas e pratos típicos que são verdadeiros patrimônios a serem conservados.

Belém, no Pará, teve o seu título de Cidade Criativa da Gastronomia renovado em 2020. O selo é revisto pela UNESCO de quatro em quatro anos.

Belém, no Pará, teve o seu título de Cidade Criativa da Gastronomia renovado em 2020. O selo é revisto pela UNESCO de quatro em quatro anos.

No mundo inteiro, 66 cidades integram a Rede das Cidades Criativas. Todas elas investem na cultura e criatividade na gastronomia como aceleradoras do desenvolvimento sustentável. O selo é renovado a cada quatro anos.

 

Belo Horizonte

Cidade com a impressionante marca de 28 bares a cada quilômetro quadrado, Belo Horizonte possui diversos pontos turísticos para apreciar a autenticidade da culinária mineira. É garantia de cerveja gelada, cachaça boa e comida farta.

Experimente muitos queijos, doces de leite e goiabada, biscoitos caseiros no destino. Prove os famosos pratos feijão tropeiro e bife de fígado acebolado com jiló. Sem dúvida, o melhor lugar em BH para comer tudo isso é no Mercado Central.

Por lá você também vai encontrar uma grande variedade de temperos, frutas, verduras e legumes frescos, cafés e cachaças de diversas regiões produtoras do estado. Um diferencial desse espaço ainda são os bares e restaurantes com opções de pratos premiados no tradicional concurso Comida di Buteco.

Realizado há mais de 20 anos e no calendário de eventos de 21 cidades brasileiras, ele é um dos maiores festivais gastronômicos do país. Adivinha onde o festival começou? Na capital mineira em 1999, cidade com tradição na arte do butecar. As edições com degustação de petiscos e tira-gosto, votação e premiação dos melhores pratos em Belo Horizonte costumam acontecer durante o mês de julho.

O pão de queijo é patrimônio gastronômico de Minas Gerais. A iguaria é encontrada nas versões tradicional ou recheada no Mercado Central.

O pão de queijo é patrimônio gastronômico de Minas Gerais. A iguaria é encontrada nas versões tradicional ou recheada no Mercado Central.

A poucos metros do Mercado Central, no Velho Mercado Novo, você vai encontrar um ambiente descontraído, eclético e com muita criatividade na parte gastronômica. Aprecie pratos que exploram a culinária raiz com um toque de modernidade como na Cozinha Tupis. Encabeçada pelo chef Henrique Gilberto, o restaurante foi um dos pioneiros a renovar esse espaço na capital nos últimos anos.

Por lá, aproveite também um bar de licores com mais de 45 tipos da bebida de diferentes partes de Minas Gerais. Além disso, há uma cafeteria que serve deliciosas refeições no estilo brunch. Todas são preparadas com produtos frescos e sazonais. O estabelecimento tem inspiração no artista surrealista francês René Magritte. É imperdível!


O Café Magrí fica no terceiro piso do Mercado Novo. Mais opções gastronômicas podem ser encontradas no bairro Santa Teresa e na região centro-sul de Belo Horizonte, como nos bairros Savassi, Funcionários e Mangabeiras.

 

Florianópolis

Você sabia que a ilha de Florianópolis é a maior produtora de ostras do Brasil? Pois é! Para apreciadores de pratos à base de frutos do mar, a capital de Santa Catarina tem um dos melhores roteiros gastronômicos para visitar no país. O município foi o primeiro do Brasil a integrar o grupo da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria gastronomia, em 2014.

Experimente a iguaria in natura ou no bafo em espaços como servida no Ostradamus. O restaurante Umas & Ostras serve a delícia preparada à milanesa, gratinada, empanada na farinha de castanhas e com vinagrete. Vá ao Freguesia Oyster Bar para apreciar pratos com o molusco em um ambiente com deck à beira-mar.


A ostra viva na concha da ilha de Florianópolis representa aproximadamente 70% da safra produzida em todo o estado catarinense.

O potencial gastronômico de Florianópolis vai além. Outras diversas opções envolvendo camarão, peixes e anchovas serão oferecidas em vários endereços espalhados pelo município. Prove a espetacular sequência de camarões contendo o crustáceo frito, assado, à milanesa e cozido no vapor.

A tainha assada na brasa com molho de manga também é uma tradição que você precisa saborear em Florianópolis. Um dos melhores pontos para provar o prato típico na cidade fica na região da Costa da Lagoa. A rota gastronômica está situada a cerca de 10 km de distância do centro. Vale a pena ir até lá!

Tradicionais restaurantes nas praias convivem com cozinhas internacionais, como a japonesa, peruana, árabe, grega. Um clássico do calendário da capital de Santa Catarina é a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra).

Na ocasião, restaurantes servem diferentes pratos feitos com ostras durante dez dias. Os preços são tabelados para incentivar o consumo do molusco. O evento também reúne apresentações musicais, artesãos e oficinas gastronômicas. Acontece todos os anos no mês de setembro e a entrada é gratuita.

A Costa da Lagoa é uma das regiões mais bonitas de Florianópolis e com muitas opções para provar a culinária local.

A Costa da Lagoa é uma das regiões mais bonitas de Florianópolis e com muitas opções para provar a culinária local.

 

Belém

Patrimônio cultural brasileiro, o Mercado Ver-o-Peso, em Belém, atrai muitas pessoas em busca dos principais pratos típicos e ingredientes nativos da região norte do país.

Inaugurado em 1625, o espaço com áreas a céu aberto é um dos mais antigos e importantes de todo o território nacional. O comércio principal de lá são as ervas medicinais e os alimentos típicos da região amazônica.

O Mercado Ver-o-Peso fica na margem do Rio Guajará, em Belém.

O Mercado Ver-o-Peso fica na margem do Rio Guajará, em Belém.

Aprecie pratos como pato no tucupi (caldo produzido por meio da fermentação da mandioca), tacacá (sopa feita de camarão seco, tucupi e jambu), maniçoba (folha de mandioca) e, é claro, açaí no Mercado Ver-o-Peso. Um dos açaís paraenses mais famosos da região é encontrado no local. Ele vem acompanhado de farinha de mandioca e peixe frito.

Também é possível consumir o açaí paraense com tapioca. Créditos: Reprodução / Expedição Pará

Também é possível consumir o açaí paraense com tapioca.
Créditos: Reprodução / Expedição Pará

Para incrementar ainda mais a cidade de Belém como um dos destinos com forte tradição culinária no Brasil, alguns festivais gastronômicos importantes acontecem por lá. É o caso do Festival Gastronomia das Ilhas, realizado no Parque da Residência, na Ilha de Combu. Para chegar lá, é preciso ir de barco. O trajeto dura 15 minutos partindo do terminal hidroviário, no centro da cidade, até o local.

Diversos restaurantes locais participam do evento e celebram a gastronomia regional com pratos especiais a preço único. A cidade inteira se mobiliza e mais de 30 embarcações costumam ficar à disposição do público para o trânsito intenso dos viajantes.

O bilhete de entrada custa aproximadamente R$ 59,90. Em 2021, o festival acontece nos dias 23 e 24 de outubro. Mais informações sobre o circuito podem ser obtidas aqui.

 

Paraty

Com um rico acervo histórico e uma importante reserva natural, a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, é considerada Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO. Destino famoso pela Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e arquitetura colonial, também tem cenário gastronômico diversificado e criativo.

Afinal, o lugar carrega as influências indígena, portuguesa e africana em seus pratos típicos. O destino é marcado pela culinária saborosa feita com muita paçoca de banana da terra, farofa de feijão e peixe com banana verde e farinha de mandioca. A refeição mais tradicional da cidade é o Camarão Casadinho – dois camarões rosa grandes, recheados com farofa e amarrados um ao outro.

O Camarão Casadinho frito em óleo quente é uma iguaria tradicional da gastronomia de Paraty. Saiba onde comer na cidade.

O Camarão Casadinho frito em óleo quente é uma iguaria tradicional da gastronomia de Paraty. Saiba onde comer na cidade.

Paraty também é um reduto com grande produção de cachaça artesanal. Uma boa pedida é conhecer os sete alambiques que existem por lá. Visite as cachaçarias Coqueiro, Corisco, Maria Izabel, Paratiana e Mulatinha, Pedra Branca, Maré Cheia e Engenho D’Ouro.

O município litorâneo já chegou a ter 200 espaços como esses. No passado, o nome do lugar era sinônimo de boa aguardente.

A cachaça de Paraty possui o selo de procedência do INPI, que dá o direito exclusivo de apenas as bebidas do local exibirem o nome geográfico. Créditos: Reprodução / Médium (João Victor Tavares)

A cachaça de Paraty possui o selo de procedência do INPI, que dá o direito exclusivo de apenas as bebidas do local exibirem o nome geográfico.
Créditos: Reprodução / Médium (João Victor Tavares)

Aproveite mais para apreciar a bebida durante o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores realizado em Paraty. O evento acontece no mês de agosto e busca valorizar a produção artesanal de aguardente originária do século XVII. A entrada é gratuita.

Além do mais, você vai encontrar um espaço de convivência e gastronomia para experimentar diversos produtos regionais. Ao mesmo tempo, acontece uma rica programação que inclui música e pratos típicos. Saiba mais aqui.


O Circuito Gastronômico do Festival da Cachaça é um dos eventos ligados à gastronomia em Paraty.

São muitas as opções de roteiros gastronômicos para se fazer no Brasil. Na região sul, você pode escolher entre a rota do vinho no Rio Grande do Sul e a do chocolate em Gramado. No sudeste, além de degustar as delícias mineiras em Belo Horizonte, uma opção é seguir o caminho do indiscutível Queijo Canastra, ao longo de uma reserva de mais de 70 mil hectares.

Ainda, indo para o nordeste, na Bahia, há muito o que descobrir com o tempero baiano no Pelourinho e pelo Mercado Modelo em Salvador. Já no Pará, a Rota da Criatividade contempla uma experiência única pelos sabores e saberes da cultura amazônica.

Deseja experimentar vários pratos deliciosos enquanto viaja? Vá com a 123milhas! Conheça ainda mais sobre a gastronomia brasileira explorando as experiências e os relatos dos nossos colunistas viajantes. É um ótimo guia para ajudar você em como fazer um roteiro gastronômico.