Dia das Mães em Manaus: programe um fim de semana completo
Se planeja passar o Dia das Mães em Manaus, o Conexão123 traz dicas de passeio, hospedagem e restaurante para comemorar essa data especial na capital do Amazonas. Mas não se preocupe com a distância, há voos na 123milhas para Manaus.
Conheça com o Conexão123
- Conheça Manaus
- Como passar o Dia das Mães em Manaus
- Hotel em Manaus para o Dia das Mães
- Passeio em Manaus para o Dia das Mães
- Restaurante em Manaus para o Dia das Mães
Conheça Manaus
Manaus é um destino riquíssimo em opções que combinam ecoturismo, gastronomia, cultura indígena, praias fluviais e cruzeiros de rio. O centro histórico é charmoso, salpicado de prédios luxuosos que renderam o apelido de “Paris dos trópicos” para a capital amazonense, resultado do grande comércio internacional de látex e borracha.
Entre os locais mais significativos está o Teatro Amazonas. Um prédio tão belo que — se Manaus era chamada de Paris — ele poderia ser considerado uma mistura de Torre Eiffel com Museu do Louvre, tal a beleza e tamanho do acervo histórico.
A cidade é porta de entrada para a Floresta Amazônica, uma das mais importantes do mundo. Você pode programar diversos passeios, como excursões pela mata, pelas águas doces, tanto cruzeiro como conhecer praias, e ter experiências com a cultura indígena, do artesanato à culinária.
Como passar o Dia das Mães em Manaus
O Conexão123 vai te ajudar a decidir onde ir no Dia das Mães em Manaus. Entre as dicas, uma junção de tudo o que a capital do Amazonas oferece de melhor: o requinte das acomodações, os saborosos pratos típicos, com a experiência de ver, de muito perto, um dos espetáculos mais impressionantes da natureza: o Encontro das Águas.
Hotel em Manaus para o Dia das Mães
A dica de hotel para o Dia das Mães em Manaus é no centro histórico da cidade, com vista para o rio Negro. Sim, isso é possível no Juma Ópera, uma hospedagem de alto padrão projetada pelo renomado arquiteto Roberto Vinograd.
O Juma está localizado em frente ao Teatro Amazonas e ao lado de outras construções simbólicas do século XIX: o Palácio da Justiça e a Igreja de São Sebastião. Nesse hotel já se hospedaram personagens ilustres, como o presidente americano Theodore Roosevelt.
O estabelecimento foi planejado para harmonizar com os edifícios históricos da praça em que está inserido, e parte dele é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Os 41 quartos são espaçosos e foram decorados pela premiada arquiteta Débora Aguiar. Todas as unidades têm tratamento acústico, e boa parte tem vista direta para o Teatro Amazonas.
Há um clima de nostalgia no lobby do Juma Ópera, com as esquadrias em forma de arco. Na área externa há um charmoso terraço, com cadeiras e poltronas confortáveis. O restaurante tem uma cúpula híbrida que mescla chapas de aço com vidro, também oferecendo uma excelente vista para o Teatro.
A especialidade da cozinha é a culinária amazônica e clássica contemporânea, com pratos de origem indígena assinados pela premiada Chef Sofia Bendelak. No rooftop está a piscina do hotel, com guarda-corpo de vidro ao redor de toda a área, e uma bela vista do teatro. Ao fundo, é possível avistar o rio Negro.
Passeio em Manaus para o Dia das Mães
Instalado nesse clima de Manaus, é o momento de fazer o passeio para conhecer uma das maravilhas da natureza: o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.
Se a estada for de um fim de semana, ou se não há tempo para fazer o cruzeiro de um dia pelo rio, opte pelo passeio curto, que parte do Porto da Ceasa, na região da Zona Franca, a 12 km do centro da cidade.
No Porto da Ceasa, o posto da Cooperativa Solinegro freta barcos para o passeio do “Encontro das Águas”, que dura entre 45 e 60 minutos. Os barqueiros também oferecem um percurso onde se passa pelos igapós e é possível observar vitórias-régias.
O rio Negro nasce na Colômbia, e o Solimões, no Peru. Os dois se encontram a leste de Manaus, quando formam o rio Amazonas. Quando se cruzam, acontece um fenômeno: por 6 km, os rios correm lado a lado sem se misturar: as águas escuras do Negro e as águas barrentas do Solimões parecem separadas por uma linha.
Isso acontece porque os dois rios têm pH, temperaturas e velocidades diferentes. O Rio Negro é ácido, cheio de húmus, quente e lento, com velocidade entre 2 e 3 km/h. Já o Solimões tem bastante cálcio e magnésio, é morno e mais rápido.
Se você contratar um barco baixo, pode colocar a mão na água e verificar a diferença de temperatura dos rios. Porém, se optar por um barco alto, a visão do encontro das águas é melhor. E quanto mais alto estiver o sol, melhor será a experiência, que com certeza proporcionará um momento único entre você e sua mãe. Verifique se sua hospedagem oferece esse passeio.
Restaurante em Manaus para o Dia das Mães
A opção de restaurante para o Dia das Mães em Manaus que o Conexão 123 separou para você é o Banzeiro Cozinha Amazônica. Ele fica um pouco afastado do centro, no bairro nobre de Adrianópolis. E com a 123milhas você pode alugar um carro para conhecer esse restaurante.
O local foi eleito pela revista Veja, por cinco vezes, o melhor estabelecimento que oferece a culinária regional em Manaus. Você e sua mãe vão se deliciar com os pratos locais à base de peixes. Comandado pelo premiado chef Felipe Schaedler, o Banzeiro capricha na decoração, no atendimento e na variedade de pratos amazônicos.
A entrada mais pedida é o caldo de tambaqui, um dos peixes mais gostosos e famosos da Amazônia. Peça também uma porção de pastéis de tucumã, um fruto amarelo muito usado na culinária local.
Para o almoço do Dia das Mães, as opções mais indicadas são tambaqui com crosta de castanha e banana assada, risoto de camarão ou lombo de tambaqui premium. Para a sobremesa, fique no clima amazônico com o petit gâteau de cupuaçu com sorvete de tapioca.
Quer programar um fim de semana com sua mãe em Manaus? Conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas até a capital do Amazonas, alugar um carro para fazer os passeios e reservar seu hotel. E se você quiser dar um presente especial para sua mãe, que tal um pacote completo de viagem? A 123milhas tem!
RESPOSTAS123
Em Manaus, um passeio indicado com a família é ver o encontro das águas dos rios Negro e Solimões.