Festas juninas: curiosidades do Dia de Santo Antônio
O primeiro dos três santos homenageados nas festas juninas é Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, em 13 de junho. Na sequência vêm São João e São Pedro.
Além de ser famoso por interceder por quem busca um amor para a vida toda, Santo Antônio recebe a devoção de muitos outros fiéis, o que o torna um santo muito popular que ganha várias festas pelo Brasil no dia 13. O Conexão123 traz curiosidades sobre o santo e sobre essa tradicional festa junina.
Conheça com o Conexão123
- Santo Antônio, o santo casamenteiro
- Destinos para curtir o Dia de Santo Antônio
- Curiosidades sobre o Santo Antônio
Santo Antônio, o santo casamenteiro
Se você é uma pessoa curiosa sobre tradições religiosas e culturais, certamente já ouviu falar sobre Santo Antônio, um dos santos mais venerados e homenageados nas festas juninas em diversas regiões do Brasil e do mundo. Segundo as crenças, ele ajuda as pessoas a encontrarem um amor verdadeiro. Por isso, ficou tradicionalmente conhecido como “santo casamenteiro”. Mas você sabe por que ele ganhou essa fama?
Santo Antônio de Pádua, também conhecido como Santo Antônio de Lisboa, nasceu como Fernando de Bulhões, em Portugal, no século XII. Ele foi um frade franciscano muito querido e conhecido por sua generosidade e sabedoria.
Uma das principais razões para a devoção a Santo Antônio é sua fama como intercessor para encontrar um amor e alcançar um casamento feliz. Acredita-se que Santo Antônio seja capaz de ajudar a superar obstáculos, fortalecer relacionamentos e criar uniões duradouras. Sua intercessão é frequentemente buscada por solteiros que desejam encontrar o amor verdadeiro e por casais que buscam fortalecer os laços matrimoniais.
Dentre as crenças que o tornaram o “santo casamenteiro”, há a história de uma moça que queria muito se casar, porém, não tinha dinheiro para o dote, ou seja, bens materiais para dar à família do noivo. Essa prática era muito comum antigamente, e ainda existem alguns lugares ao redor do mundo que a mantêm.
A futura esposa, desesperada para arrecadar o montante, visto que mulheres não casadas eram vistas como inadequadas à época, ajoelhou-se aos pés de uma imagem de Santo Antônio e suplicou com fé. Algum tempo depois, moedas de ouro surgiram à sua frente, então, ela pôde se casar.
Outra lenda fala sobre uma devota aflita por ficar solteira por tanto tempo. Com raiva, ela pegou uma imagem do santo e arremessou pela janela, atingindo um homem na rua. Preocupada com o incidente, a moça foi socorrer o rapaz e pedir desculpas. Eles começaram a conversar, e, posteriormente, a relação se transformou em amor e culminou em matrimônio.
Há diversos relatos que abordam a história do “santo casamenteiro”, mas não é possível afirmar qual é a sua origem. O que se sabe é que a devoção a Santo Antônio está enraizada na crença de que ele pode interceder e trazer bênçãos aos que buscam o amor e a felicidade conjugal.
Durante as festas juninas, uma das tradições mais conhecidas são as “simpatias para casamento”. Na noite de Santo Antônio, é comum encontrar uma imagem do santo de cabeça para baixo.
Destinos para curtir o Dia de Santo Antônio
O Dia de Santo Antônio é celebrado em diversos municípios brasileiros. No litoral norte de São Paulo, em Caraguatatuba, ocorre uma manifestação cultural em homenagem ao padroeiro da cidade. Parte da programação é a caminhada penitencial ao Morro Santo Antônio realizada pelos devotos.
No sul do Ceará, em Barbalha, a Festa de Santo Antônio é reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. As ruas são decoradas para receber os visitantes durante as celebrações. O ápice do evento é o hasteamento da bandeira do santo na igreja matriz da cidade.
O distrito de Cabo Frio, Tamoios, no Rio de Janeiro, também realiza a Festa de Santo Antônio. A agenda cultural contempla missa, quadrilha, artesanato, show ao vivo, brincadeiras e comidas típicas.
Em Laguna, Santa Catarina, a Festa de Santo Antônio dos Anjos acontece há mais de 345 anos. Em São Paulo, no bairro do Pari, a celebração tem mais de 100 anos de tradição e, além da venda de um tradicional bolo, há a distribuição do pão de Santo Antônio aos devotos.
Além das festas das paróquias dedicadas ao santo, as tradicionais festas juninas do Nordeste também fazem programações especiais em 13 de junho, como as de Campina Grande, Caruaru, Mossoró e São Luís.
Curiosidades sobre o Santo Antônio
Agora que já vimos o tamanho da fama de Santo Antônio, vamos conhecer algumas curiosidades.
A primeira relaciona-se com sua morte. Na marca dos 750 anos do falecimento do frade, em 1981, o Vaticano autorizou a exumação dos restos mortais.
Então uma equipe de cientistas da Universidade de Pádua, após exames antropométricos na ossada, constatou que ele não morreu com 35 para 36 anos, como se acreditava. Ao falecer, ele tinha ao menos 40 anos, ou seja, o mais provável é que tenha nascido por volta dos anos 1180. Aliás, a cidade de Pádua, na Itália, foi escolhida pelo franciscano para passar o fim da vida.
O reconhecimento de seus feitos, por parte da Igreja, veio de forma muito rápida. Menos de um ano da sua morte, ele foi dado oficialmente como santo, depois da análise de 53 milagres realizados. O anúncio da santificação foi feito por Gregório IX.
Outra curiosidade é que, em Portugal, Santo Antônio não é só casamenteiro. Por lá, ele também é conhecido por ajudar a encontrar objetos perdidos, como São Longuinho no Brasil, além de oferecer apoio emocional àqueles que desejam reencontrar a própria fé.
Há também uma tradição na Sé Catedral, na cidade de Lisboa, onde, desde 1958, se casam pessoas com dificuldades financeiras. Evento geralmente promovido em 12 de junho e que remete à história de o santo conseguir o dote necessário às jovens sem condições de se casar.
No Brasil, existem dezenas de municípios, de norte a sul do país, com o nome do santo, e boa parte deles carrega Santo Antônio como padroeiro. Entre eles estão Santo Antônio do Tauá, no Pará; Santo Antônio do Tocantins, em Tocantins, e Santo Antônio do Descoberto, em Goiás. Em outros estados, há até mais de um município com Santo Antônio no nome, como:
Em Minas Gerais:
- Santo Antônio do Amparo
- Santo Antônio do Aventureiro
- Santo Antônio do Grama
- Santo Antônio do Itambé
- Santo Antônio do Jacinto
- Santo Antônio do Monte
- Santo Antônio do Retiro
- Santo Antônio do Rio Abaixo
Em São Paulo:
- Santo Antônio do Aracanguá
- Santo Antônio do Pinhal
- Santo Antônio do Jardim
No Mato Grosso:
- Santo Antônio do Leste
- Santo Antônio do Leverger
No Rio Grande do Sul:
- Santo Antônio do Palma
- Santo Antônio do Planalto
No Paraná:
- Santo Antônio do Caiuá
- Santo Antônio do Sudoeste
Gostou da história e das curiosidades do santo casamenteiro? Que tal aproveitar o Dia de Santo Antônio em uma deliciosa festa junina? Muitos lugares ao redor do Brasil vão promover festejos incríveis!
Para ver de perto e apreciar cada detalhe, conte com a 123milhas para garantir os melhores preços em passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e aluguel de carros.
RESPOSTAS123
Santo Antônio se comemora no dia 13 de junho.
O santo casamenteiro, ou Santo Antônio, é comemorado no dia 13 de junho.
A festa de Santo Antônio ocorre nas paróquias dedicadas ao santo em todo o país, nos municípios que têm o santo como padroeiro e também nas festas juninas.