Os melhores lugares frios para viajar no Brasil
Se você gosta de curtir as baixas temperaturas em passeios divertidos, o Brasil pode te surpreender. Mesmo sendo conhecido pelo clima tropical e praias paradisíacas, o país tem destinos incríveis para aproveitar o frio.
Monte Verde, Curitiba e Canela são algumas das cidades em que a baixa dos termômetros é sempre muito bem-vinda. Esses são alguns dos melhores lugares frios para viajar no Brasil que o Conexão123 selecionou. Vamos conferir?
Conheça com o Conexão123
Monte Verde (MG)
O primeiro destino da lista de lugares frios para viajar no Brasil é Monte Verde, distrito da cidade de Camanducaia, Minas Gerais.
O frio está presente em Monte Verde durante o ano todo: mesmo em pleno verão, a temperatura pode chegar aos 5 °C à noite. Mas é no período entre junho e setembro que acontece o evento mais esperado pelos turistas: geada. Nessa época, as temperaturas frequentemente ficam negativas.
Monte Verde amanhece coberto de gelo, e a paisagem assume uma beleza ainda mais especial com aquele manto branco, para alegria dos visitantes. Quando isso acontece, frio e horário não são desculpa — é o momento de deixar a preguiça de lado e sair para apreciar e fotografar o cenário, que sempre rende imagens espetaculares.
O famoso distrito ao sul de Minas Gerais, a aproximadamente três horas de carro da capital paulista, é daqueles vilarejos românticos e com muito lazer, perfeito para ser curtido em casal e também em família.
Confira o que fazer em Monte Verde:
- Patinação no gelo
Existe uma área ainda mais gelada no distrito, situada em uma das extremidades da Avenida Monte Verde, onde se encontram o Ice Bar e a pista para patinação no gelo.
Essa atividade requer habilidade e equilíbrio, mas também é possível aproveitar com bom humor e coragem para cair algumas vezes.
O espaço é fechado e tem música ambiente, além de um instrutor disponível para socorrer ou auxiliar os menos experientes. Essa é uma excelente opção para os dias chuvosos ou para se divertir com amigos.
- Ice Bar Monte Verde
Outro ponto turístico em Monte Verde para apreciar o clima frio é o Ice Bar, um ambiente extremamente gelado, que proporciona uma experiência única.
Antes de entrar, os visitantes são instruídos a vestir casaco e luvas especiais, a fim de suportar os -19 °C no interior do estabelecimento.
O Ice Bar é repleto de esculturas em gelo, incluindo poltronas, corações e até mesmo asas de anjos — tudo perfeito para fotos incríveis!
O tempo de permanência no local é de 30 minutos.
Endereço: Av. Monte Verde – Centro, Camanducaia – MG.
Ficou com vontade de conhecer Monte Verde? Saindo de São Paulo para Monte Verde, por exemplo, o tempo de estrada é de aproximadamente 3h30, sendo uma ótima opção para uma viagem de carro. A 123milhas oferece as melhores opções de aluguel de carro, para todos os tipos de viagem!
Curitiba (PR)
Curitiba é outro destino que não iria faltar na lista de lugares frios para viajar no Brasil. Capital do estado do Paraná, a cidade é repleta de parques, praças e bairros arborizados.
Para aqueles que buscam curtir o frio, o indicado é que a viagem seja no auge do inverno, que acontece entre julho e agosto, pois a temperatura mínima nesses meses é de 9 ºC.
Os parques de Curitiba são, com certeza, um dos pontos mais visitados da cidade durante todo o ano. Porém, especialmente no inverno, eles ganham outra vida. A geada às vezes toma conta do local e, de repente, você sente como se estivesse vivendo em um filme europeu.
Confira algumas sugestões de o que fazer em Curitiba durante o inverno:
- Jardim Botânico
O Jardim Botânico é o principal cartão-postal de Curitiba. Suas áreas verdes, com paisagismo geométrico e colorido, levam até uma construção de ferro com 3.800 peças de vidro, sendo a atração que mais impressiona os turistas.
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 17h
- Parque das Pedreiras – Ópera de Arame
Outro ponto turístico relevante, a Ópera de Arame é um teatro, inaugurado em 1992, com capacidade para mil pessoas. Esse é o lugar perfeito para quem gosta de passeios com exposições culturais, contato com a natureza e apreciar uma arquitetura única, de tirar o fôlego.
Endereço: Rua João Gava, s/n – Pilarzinho
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h
- Vinícola Durigan
A vinícola oferece degustação de vinhos, gratuita e à vontade. Além dos vinhos Durigan, o estabelecimento também comercializa queijos, salames, pimentas e outras delícias para comer e levar de lembrança.
Endereço: Av. Manoel Ribas, 5455 – Santa Felicidade
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 22h
Se Curitiba é o destino ideal para você curtir o inverno, no site da 123milhas, saindo de São Paulo, você encontra pacotes para a capital paranaense com passagem aérea ida e volta, hospedagem e café da manhã!
Canela (RS)
Não poderíamos falar de lugares frios para viajar no Brasil e não citar Canela, uma cidade turística no Rio Grande do Sul, o estado mais austral do Brasil.
Apaixonante e imperdível, Canela é um destino da Serra Gaúcha que conquista todos os visitantes. A arquitetura em estilo bávaro, as ruas decoradas de hortênsias e os pontos turísticos muito atrativos são alguns motivos para a cidade ser tão especial.
A estação mais fria do ano, destacando a alta temporada nesse destino, é bem especial. Os meses que marcam essa época vão de junho a setembro, com temperaturas que variam dos 12 °C aos -5 °C. De longe, os meses de junho e julho são os mais frios em toda a região de Canela. Sem dúvidas, uma época única, mas que pede roupas bem quentes.
Confira algumas sugestões de o que fazer em Canela durante o inverno:
- Mundo Gelado do Capitão
O primeiro parque de gelo da América Latina, com 30 toneladas de água em estado sólido. A temperatura lá dentro fica entre -20 °C e -25 °C.
Dentro da caverna, o visitante encontra várias esculturas, como sofá, mesa, cama e até um trenó. Tudo feito em gelo. São fornecidos agasalhos térmicos com capuz e luvas, para tornar ainda mais agradável a experiência, assim fazendo a alegria para públicos de todas as idades.
Dica: saindo do local, você conhece a “Estação Pinguim”, a sorveteria e a cafeteria, onde você pode experimentar um delicioso chocolate quente.
Endereço: Rodovia RS-466, 3915. Canela
- O Reino do Chocolate
O clima frio sempre pede um chocolate quente, não é mesmo? O Reino do Chocolate é um verdadeiro paraíso para os amantes dessa delícia.
O parque temático tem oito cenários, onde os visitantes aprendem sobre a história do cacau e até como funciona a fabricação do chocolate atualmente.
O local ainda conta com um café incrível e uma loja de chocolates repleta de muitas gostosuras.
Endereço: Avenida das Hortênsias, 5382, Estrada Gramado-Canela
- Castelinho Caracol
Você sabia que o Castelinho Caracol foi uma das primeiras residências de Canela? A construção, de 1913, foi transformada em museu, sendo mantida pelos descendentes dos moradores que o idealizaram. Os visitantes podem observar os móveis e todos os pertences do primeiro morador.
No local, não deixe de aproveitar a culinária e experimentar o famoso apfelstrudel, um doce folhado de maçã, e o tradicional chocolate quente .
Endereço: Rodovia RS-466, 1630, Jardim dos Pinheiros II, Canela
Quer aproveitar Canela no inverno? No site da 123milhas, você encontra hospedagens em Canela a partir de R$ 347!
Caldas Novas (GO)
Caldas Novas, cidade do estado de Goiás, é um ótimo destino de inverno. Os termômetros podem chegar a 16 ºC.
Com águas aquecidas o ano inteiro, a cidade pode ser uma boa pedida a qualquer época, então programe sua viagem para Caldas Novas!
Encontrar o que fazer em Caldas Novas no inverno não é difícil. Confiram algumas opções:
- Hot Park
O Hot Park é um dos passeios em Caldas Novas que você não pode deixar de fazer. Inaugurado em 1997, o parque fica no complexo do Rio Quente Resorts e conta com uma área de mais de 55 mil m². O espaço dispõe de muitas atividades divertidas, incluindo piscinas quentes e brinquedos mais radicais.
Endereço: Rua Particular, s/n, Esplanada, Rio Quente
- Cachaçaria Vale das Águas Quentes
Não dispensa uma boa cachaça? Você pode experimentar os sabores da marca Vale das Águas Quentes, e acompanhar o processo de produção da bebida. Elas são elaboradas integralmente de maneira artesanal e com caldo de cana extraído na própria fazenda.
Há ainda uma lojinha onde é possível comprar diversos produtos.
Endereço: Av. Coronel Bento Godoy, 2000 – Estância Itanhangá 1 – Itanhangá
Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 18h
Quer aproveitar o inverno em Caldas Novas? Com a 123milhas você encontra pacotes de viagem saindo de São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte a partir de R$ 1.000, com hospedagem e voo incluso.
Gostou de conhecer os lugares frios para viajar no Brasil? Com qual você mais se identificou? Além de pacotes de viagem, a 123milhas tem as melhores ofertas de passagem, hospedagem e aluguel de carros. Partiu curtir o inverno?
RESPOSTAS123
Canela, Monte Verde e Curitiba são alguns dos melhores lugares mais frios para conhecer no inverno no Brasil.
Conheça Caldas Novas, Canela, Campos do Jordão com a família e faça a alegria da criançada.
Comer fondue em Monte Verde, tomar chocolate quente em Canela, nadar em águas quentes em Caldas Novas.