Onde ir em Arraial d’Ajuda: guia de viagem para a vila
Se você procura por um local que dê a sensação de parar o tempo, a encantadora vila de Arraial d’Ajuda é o seu destino. Colorida por suas casinhas rústicas, na maioria delas com até dois andares, parece até cenário de novela. As ruas de pedra e a igreja construída no século XVI dão o tom do vilarejo. Neste texto, explicamos onde ir em Arraial d’Ajuda!
Unindo história e ecologia, o lugar é rodeado por um mar calmo, cristalino e de coloração azul e verde. Uma combinação deslumbrante para quem quer curtir a costa em família, casal, entre amigos ou até mesmo a sós.
Desde as duas últimas décadas, Arraial conta com estrutura completa para turistas, ainda que preserve o passado de aldeia. Mas nem sempre foi assim. Quando caiu nas graças dos hippies, nos anos 1960, a região era pura exuberância natural, mas faltava infraestrutura.
Localizada perto de Porto Seguro e Trancoso, essa vila é menos agitada e possui preços mais acessíveis do que esse último destino de luxo. Dá até para aproveitar a viagem e conhecer as duas cidades (Trancoso e Arraial d’Ajuda) de uma só vez. Para a sua programação sair impecável, acompanhe este guia e saiba onde ir em Arraial d’Ajuda!
Passeio de balsa
Para chegar a Arraial d’Ajuda, pegue uma balsa em Porto Seguro que faz o trajeto entre as duas cidades. Esse transporte sai a cada meia hora durante 24 horas, sem parar. Evite fila longa no verão cruzando de madrugada, antes do nascer do sol, e aproveite para ver esse lindo fenômeno da natureza no percurso.
Mas se você quer fazer o trajeto saindo de Trancoso, que está a 28 quilômetros de distância, separe 40 minutos de viagem de carro ou ônibus. A Viação Águia Azul liga as duas cidades e pode ser uma boa opção, além de transfer privado e vans coletivas que fazem o percurso.
Quando tudo começou
Localizada no trecho da costa baiana em que os portugueses aportaram no Brasil em 1549, os historiadores contam que o próprio nome Arraial d’Ajuda foi dado em homenagem a Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil e fundador da cidade de Salvador. Na época, ele cumpria a missão da coroa portuguesa de desbravar a colônia também no Arraial.
A vila também foi fortemente marcada pelos primeiros jesuítas que fundaram o povoado, com o intuito da catequização dos índios. Assim foram criadas as principais igrejas do lugarejo, que até hoje recebem inúmeros peregrinos.
Centro histórico de Arraial d’Ajuda
O pequeno centro histórico foi construído nos arredores da Igreja Nossa Senhora d’Ajuda. A igreja passou por algumas reformas e restaurações ao longo dos séculos, mas mantém sua estrutura original.
Atrás do templo fica um mirante que reúne as famosas fitinhas coloridas com desejos e pedidos dos visitantes. Vá lá e deixe a sua!
Atualmente, várias casas construídas pelos jesuítas são lojas de artesanato, pousadas e cafés.
Praias
Antes de mais nada, as praias de Arraial d’Ajuda têm todos os ingredientes para te conquistar. Costa cheia de coqueiros, mar azul incrível, areia clara e macia e povo hospitaleiro são alguns deles. Em cada uma delas, você encontrará barracas estruturadas para oferecer comidas, bebidas e banheiros.
Primeiro, ao descer da balsa, você já vai ver a Praia do Apaga Fogo, que é uma ótima opção para praticantes de esportes aquáticos, como o windsurf. Igualmente lindas são as praias de Araçaípe, Mucugê e Parracho. Já a praia de Pitinga é o cartão-postal de Arraial d’Ajuda, então não deixe de visitar!
Gastronomia
Com tanto estrangeiro visitando e morando lá, não podia ser diferente: a gastronomia internacional coexiste com a variedade e o sabor da culinária baiana e nordestina. É um destino gastronômico em que você encontrará muito peixe, camarão e lagosta nos restaurantes. Aproveite para se esbaldar!
Com opções para todos os bolsos, moqueca baiana, picanhas e arroz com polvo também são pratos cobiçados no local.
Vida noturna
Depois de relaxar e tomar banho de mar, basta o sol se pôr para o agito tomar conta de Arraial d’Ajuda. O movimento se concentra nas ruas Broadway e Mucugê e a caminhada por elas já vale a pena. A noite é o período ideal para conhecer as muitas lojinhas, galerias de arte, restaurantes e bares descolados.
Para quem deseja virar a noite dançando, o bar Morocha Club conta com programação diferente de segunda a sábado, com bandas ao vivo, DJ’s e festas. A noitada é garantida!
Natureza exuberante
Sem dúvidas, Arraial d‘Ajuda reúne belezas e paisagens naturais incríveis. É um lugar para passeios de todos os gostos, incluindo aqueles nos quais se pode contemplar a vista, caminhar na areia e fazer trilhas a pé pela mata atlântica.
Um dos passeios mais requisitados é o percurso Arraial d´Ajuda até a Praia Itaquena, em Trancoso, de quadriciclo. A empresa Quadritur oferece a diversão.
Quando ir a Arraial d’Ajuda
Bahia é sinônimo de sol o ano inteiro, principalmente entre novembro e março, logo Arraial d’Ajuda pode ser visitada em qualquer época. Mas fique alerta! O período de chuvas ocorre entre maio e agosto. Como as temperaturas também caem, talvez você não encontre o clima ideal durante todos os dias da sua viagem. Acompanhe a previsão do tempo para se programar!
É claro que a melhor época do ano para aproveitar as praias é o verão. Mas, por ser alta temporada, os preços podem até dobrar. A cidade fica agitada e cheia de visitantes nos feriados de Ano-Novo e Carnaval.
Ficou mais fácil planejar a sua viagem? Venha com a gente descobrir muito mais o que fazer em Arraial D´Ajuda!