Três exposições de artes visuais espalhadas pelo Brasil
Todos sabemos que o Brasil é um país rico em produções culturais e artísticas. Desde sempre, nossos artistas nacionais foram expoentes mundiais da pintura, escultura, entre outros. Neste post, vamos conhecer três exposições de artes visuais para visitar.
Você vai ler sobre
- Exposições de artes visuais com acervos fixos
- Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)
- Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)
- Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), Goiânia (GO)
Exposições de artes visuais com acervos fixos
Quando falamos de exposições de artes visuais podemos classificá-las em duas principais, de acordo com a periodicidade.
- Exposição periódica: é aquela realizada em um tempo determinado de maneira regular, por exemplo, mensalmente.
- Exposição permanente: com obras fixas no acervo do museu, geralmente, essa exposição é fixa nos locais.
Para a nossa dica de hoje, vamos abordar um pouco mais dessas que chamamos permanentes. Assim, não importa a época em que você vai viajar, sempre será possível visitar o acervo fixo dos seguintes museus e casas de culturas.
Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba (PR)
Se estiver viajando pela capital do Paraná, coloque esta visita na lista do que fazer em Curitiba. O Museu Oscar Niemeyer (MON) é uma obra assinada pelo arquiteto que nomeia o local.
A construção por si só já vale a visita, tendo em vista que é o maior museu de arte da América Latina em extensão, assinado por um dos maiores profissionais da arquitetura mundial.
Além disso, tem em seu acervo fixo telas e produções de nomes como Cândido Portinari, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, e muitos outros artistas visuais, brasileiros e internacionais.
A exibição permanente do MON está localizada no piso subsolo e lá você encontra projetos, fotos e maquetes de Niemeyer. O bom é que essa se trata de uma exposição de artes visuais em cartaz a todo momento.
Instituto Ricardo Brennand, Recife (PE)
O Instituto Ricardo Brennand é um dos museus de arte mais bonitos no Brasil. Isso se dá por causa de sua localização no antigo engenho São João, e também pela atração principal, que é o Museu Castelo São João.
Ao visitar o Instituto, você se depara com pinacoteca, biblioteca, auditório, galeria e jardim de esculturas, além do museu/castelo. Visitar Recife pede por um passeio por lá.
O acervo permanente apresenta obras e objetos histórico-artísticos que remontam ou datam da era colonial, com ênfase na relação Brasil-Holanda, nos idos do século XVI.
É um lugar belíssimo e rico de cultura e história que vai deixar sua viagem com arte ainda mais especial.
Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), Goiânia (GO)
Ao montar sua agenda cultural de exposições para visitar, baseando-se numa viagem para Goiânia, programe-se para passear pelo Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC), localizado na capital do estado.
Inaugurado na década de 70, o museu é pioneiro na região Centro-Oeste do Brasil. Entre suas maiores características estão as exposições temporárias de artistas locais.
Atualmente, o acervo conta com mais de mil e duzentas obras de artistas visuais como: Tomie Ohtake, Alfredo Volpi, Carybé, Tarsila do Amaral, Babinski e muitos outros. Com certeza, vale a pena conferir, principalmente, se o seu forte é o turismo cultural.
Qual delas quer visitar primeiro? Garanta seu pacote de viagem com a 123milhas!