Lugares para conhecer

Tem que Conhecer em Olinda

20 de novembro de 2021

Olinda recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior todo ano, por oferecer atrativos que contam o passado e transformam o presente. Ladeiras com casario colonial, ruas estreitas e riquezas naturais convivem com uma rede de bons serviços de hospedagem e gastronomia. E o melhor, tudo isso com vista para o mar. Listamos aqui alguns lugares que você tem que conhecer em Olinda. Partiu?!

A cultura pulsa na cidade, seja em manifestações locais, nas igrejas barrocas, nos museus mais antigos do país ou nas obras de artistas plásticos renomados. Artesãos também fazem parte do cenário e trabalham em mais de 70 ateliês instalados em Olinda.

O frevo, o maracatu e a Folia do Momo fazem parte das opções turísticas desse destino alegre e colorido, Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Cultura riquíssima em Olinda

Conheça a história de Olinda

Caminhar pelas ruas da cidade é um verdadeiro encontro com a história. Azulejos portugueses nas paredes e entalhes de madeiras no interior atraem os olhares no Convento de São Francisco.

O Alto da Sé está pertinho, abrigando tapioqueiras e feirinhas de artesanato, onde é possível encontrar as rendas de Olinda, famosas em todo o país.

Rendas típicas de Olinda

A Catedral Metropolitana de São Salvador do Mundo, ou Catedral da Sé, é caminho até o mirante com vista para o mar, ponto tradicional para fotos. Um elevador panorâmico leva os visitantes a 20 metros de altura. Com visão 360.º, a cidade aparece a seus pés: o centro histórico, o mar e a parte moderna da cidade estão ali, num conjunto de belezas distintas. Com certeza é um lugar que você tem que conhecer em Olinda.

Vista da Catedral Metropolitana

No antigo Palácio dos Bispos de Olinda, funciona hoje o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, com peças que remontam o século XVI. Nesta rota está também a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, protagonistas no Carnaval.

O passeio continua até a Igreja da Misericórdia e o ponto conhecido como Quatro Cantos, com seus casarios antigos.

Ruas clássicas de Olinda

O Mercado da Ribeira e suas lojinhas de artesanato local valem uma parada. Visite também o Mosteiro de São Bento e aprecie a arquitetura do lado externo e, portas adentro, o altar-mor em cedro folheado a ouro. Uma beleza!

E, para o encantamento final, a dica é caminhar beira-mar até a Praça do Carmo e Igreja do Carmo.  Você vai perceber que a igreja não é uma novidade nesse passeio. Da vista do mirante ela já emergia, tomando a cena.

Praias de Olinda

A Praia do Farol tem esse nome por ficar próxima a um dos pontos mais conhecidos de Olinda, o farol da cidade. Situada no Bairro Novo, a praia tem águas calmas, mar de temperatura amena e é um ótimo ponto para passar o dia com a família e crianças. Para comer, experimente o peixe na brasa nas barraquinhas da praia. E delicioso!

Praia do Farol

No Centro de Convenções, como é conhecido o bairro que fica bem no começo da cidade, fica a Praia dos milagres. Com várias pedras misturadas à areia branca, essa praia tem uma vista incrível da cidade. Por ser uma das melhores praias de Olinda, ela é bem concorrida, mas vale a pena a visita. É outro lugar que você tem que conhecer em Olinda.

Praia dos Milagres

A queridinha dos moradores e pescadores da região é a Praia do Carmo. Por não ser muito conhecida pelos turistas, acaba não ficando muito cheia. Se você gosta de paz e sossego, esse é o seu lugar. Uma das áreas dessa praia é propícia para a prática de diversos esportes náuticos, como o surf. Uma delícia de praia!

Praia do Carmo

Se você é adepto aos esportes de areia, escolha a Praia do Rio Doce. Muito frequentada por pescadores e moradores da cidade, é uma praia com uma enorme faixa de areia dourada. Com uma excelente infraestrutura para receber os turistas, o que não falta é comércio nas redondezas. Se você curte piquenique em família e também apreciar o pôr do sol, este é um lugar que você tem que conhecer em Olinda.

A Cultura de Olinda

Para fechar com chave de ouro sua estadia na cidade, que tal conhecer os principais museus que carregam a cultura do nordeste em seus salões? Veja essas opções que você tem que conhecer em Olinda:

Museu de Arte Contemporânea de Olinda

Um prédio de 1765, originalmente construído para ser a Cadeia Eclesiástica onde ficavam presos da inquisição. O local foi restaurado e tombado como patrimônio histórico da cidade e hoje abriga peças de Portinari, Burle Marx, Francisco Brennand e mais 4 mil obras no acervo.

Museu do Mamulengo

Um dos locais mais divertidos de visitar na cidade é o Museu do Mamulengo. São mais de mil fantoches típicos do nordeste para ver de perto a cultura dessa região. As peças representam figuras populares em situações cotidianas. O acervo fica separado por temas, como a ala dos Encantados, que possui peças do mundo sobrenatural, e os Mestres, que trazem bonecos dos maiores bonequeiros do Brasil.

E aí, agora que você já sabe o que tem que conhecer em Olinda, que tal descobrir lugares maravilhosos para se hospedar e comer, e ter uma viagem incrível?

Para conhecer os melhores restaurantes da cidade, visite o nosso post  tem que comer em Olinda.

Confira também as melhores dicas de hospedagem em tem que ficar em Olinda.