Guia turístico

Turismo sustentável: descubra três destinos perfeitos

23 de abril de 2022

Vivemos em um país cheio de encantos naturais, culturas regionais ricas e organizações societárias únicas. Descubra com a gente três lugares perfeitos para o turismo sustentável no Brasil.

 

Você vai ler sobre


O que é turismo sustentável?

Turismo sustentável é um conceito que denomina a forma de viajar e explorar um destino, porém, respeitando as premissas da sustentabilidade, que engloba a cultura e as tradições locais, o meio ambiente e os recursos naturais. 

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), no último ano, o turismo ecológico foi responsável por movimentar US$ 260 bilhões, a nível mundial. Só o Brasil participa da conta com US$ 70 milhões. Por mais que exista  uma diferença entre turismo sustentável e ecoturismo, a inclinação para buscar modos de viajar respeitando o meio ambiente é notória.

A OMT caracteriza o turismo sustentável como: “O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”.

 

Três lugares para o turismo sustentável no Brasil

O Brasil é um lugar repleto de possibilidades para os viajantes que buscam pelo turismo sustentável. Vamos conhecer agora os três destinos perfeitos para essa finalidade:

 

1. Bonito – Mato Grosso do Sul 

Bonito (MS) já foi eleito o melhor destino para o turismo sustentável do Brasil, em uma premiação da revista Viagem e Turismo. Por lá, você consegue ter contato direto com a organização societária da cidade interiorana, a cultura local e seus recursos naturais. O ecoturismo é feito pelas grutas, cavernas e lagos de água cristalina, e muitos outros passeios em Bonito.

 Turismo sustentável no Brasil | Bonito no Mato Grosso do Sul | Conexão123

Bonito (MS) é um destino perfeito

2. Reserva Mamirauá – Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá teve sua criação no ano de 1999. A Reserva de Mamirauá fica localizada a cerca de 600 km de Manaus, e a sua extensão abrange as cidades de Uarini, Fonte Boa e Maraã. O turismo da região é centrado na cultura das comunidades ribeirinhas e na fauna e flora locais. Conhecer os sabores locais é imprescindível  durante a visita, o tour gastronômico pode começar por aquilo que você tem que comer em Manaus

 Turismo sustentável no Brasil | Reserva Mamirauá em Amazonas | Conexão123

Conhecer a Reserva Mamirauá é uma experiência única

 

3. Fernando de Noronha – Pernambuco

O arquipélago vulcânico de Fernando de Noronha, situado em Pernambuco, tem muito a oferecer quando o assunto é turismo sustentável no Brasil. Lá é possível explorar muito da vida marinha, praticar mergulho e fazer trilhas por paisagens paradisíacas, claro, tudo respeitando os princípios da sustentabilidade em uma viagem. Um dos destinos mais visitados do Brasil, opções de onde ir em Fernando de Noronha não faltam.

Turismo sustentável no Brasil | Fernando de Noronha em Pernambuco | Conexão123

Fernando de Noronha em Pernambuco é um destino paradisíaco

 

Dicas para o turismo sustentável no Brasil

Segundo o Conselho Global pelo Turismo Sustentável (GSTC, na sigla em inglês), os quatro pilares do turismo sustentável são: 

  • Redução de Impactos Socioeconômicos;  
  • Redução de Impactos Culturais;
  • Redução de Impactos Ambientais;
  • Investimento em Administração Responsável.

Pensando nesses quatro pilares, temos cinco dicas valiosas para você colocar em prática o conceito de sustentabilidade durante as suas viagens pelo Brasil:

  • Informe-se sobre o seu destino (cultura, tradições, recursos naturais, entre outros pontos);
  • Priorize consumir produtos e serviços locais; 
  • Tenha atenção onde você joga o seu lixo;
  • Pense em economizar os recursos naturais;
  • Fuja das atrações que utilizam exploração animal.

Ficou com vontade de explorar as riquezas sociais, culturais e naturais desse Brasil? Encontre promoções de voos e hospedagens com a 123milhas.