Lugares para conhecer

Viagem bate e volta: confira destinos próximos a SP, RJ e BH para conhecer no feriado de 15 de novembro

28 de outubro de 2022

Em 15 de novembro, o Brasil celebra a Proclamação da República. Pra muita gente, essa data é sinônimo de feriado, que também significa: viagem! Para quem não vai emendar o feriadão, que neste ano cai numa terça-feira, uma boa alternativa para curtir o dia de folga é uma viagem bate e volta.

Pensando nisso, o Conexão123 escolheu três destinos para uma visita de um dia a partir de três capitais: Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Partiu viajar?!

Você vai ler sobre

Viagem bate e volta no feriado da Proclamação da República

Uma viagem bate e volta pode ser uma ótima pedida para sair da rotina e conhecer novos destinos num roteiro mais enxuto.

Essa modalidade turística é realizada em um dia inteiro. Os viajantes se planejam para sair cedinho e voltar ao cair da noite. Esse tempo fora de casa, além de trazer bem-estar, permite conhecer os atrativos de um novo lugar. 

Inclusive, as viagens curtas são realizadas de automóvel, e o percurso ideal tem em média uma hora e meia de duração, para que o turista chegue ao destino o mais rápido possível para apreciar com tranquilidade as atrações locais. Considere o aluguel de carros, uma excelente opção para garantir conforto, segurança e praticidade.

Bora conhecer três destinos ideias para uma viagem bate e volta no feriado da Proclamação da República? Continue no Conexão123.

Viagem bate e volta BH

Lagoa Santa é uma cidade jovem, com 83 anos de emancipação, e está localizada na região metropolitana de BH. O ponto turístico mais conhecido por lá é a lagoa no centro da cidade. A orla de 6,3 km é um ponto de entretenimento e atividades físicas e recebe diversos eventos culturais. Ou seja, um ótimo destino para uma viagem bate e volta! 

Outras pontos turísticos de Lagoa Santa são:

  • Parque Estadual do Sumidouro
  • Mercadão Internacional
  • Museu Peter Lund
  • Feira de Artesanato Lagoa Santa Arte
  • Centro de Arqueologia Annete Laming Emperaire

Situada a 13 quilômetros da cidade, a Gruta da Lapinha é o destaque da cidadezinha mineira. Suas dimensões são impressionantes: 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade. Você vai ficar de queixo caído com os salões e galerias ornamentados por estalactites e estalagmites. 

Viagem bate e volta: confira destinos próximos a SP, RJ e BH para conhecer no feriado de 15 de novembro | Gruta da Lapinha | Conexão123

As dimensões da Gruta da Lapinha impressionam: 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade | Foto: Divulgação

A gruta é iluminada artificialmente e conta com escadas e passarelas para facilitar a acessibilidade. Próximo à gruta funciona o Museu Arqueológico de Lagoa Santa. O acervo da instituição é formado por funerárias indígenas, esqueletos, crânios e arcadas. O artefato mais importante é a ossada Luzia, considerada a mais antiga das Américas. Encontrada no complexo de cavernas da Lapinha, Luzia teria vivido ali há aproximadamente 11 mil anos.

Partindo de Belo Horizonte, de carro, são uns 45 minutos de distância da cidade, no trajeto que passa pela Av. Cristiano Machado, MG-010 até Vespasiano e depois a BR-424.

Viagem bate e volta RJ

Arraial do Cabo é um município brasileiro situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 150 km da capital fluminense. Não há lista de praias mais bonitas do Brasil que não incluam as do Pontal do Atalaia, situadas em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A conhecida dupla de praias, que se tornam uma só na maré baixa, tem areia branquinha, mar calmo e águas transparentes. Sem dúvidas, uma ótima pedida para uma viagem bate e volta.

Viagem bate e volta: confira destinos próximos a SP, RJ e BH para conhecer no feriado de 15 de novembro | Prainha do Atalaia | Conexão123

As praias de Arraial do Cabo são frequentemente consideradas as mais bonitas do Brasil | Foto: Divulgação

As prainhas são protegidas por uma encosta e dão vista para a Ilha do Farol. Bem preservadas, são praticamente selvagens. O que não pode deixar de fazer em Arraial do Cabo? Confira cinco atividades que precisam entrar em seu roteiro:

  • Passear de barco-táxi
  • Assistir ao pôr do sol na Praia Grande
  • Visitar a Janela do Paraíso
  • Visitar a escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia
  • Tirar uma selfie na trilha da Praia do Forno

O trajeto entre o balneário e o Rio de Janeiro leva cerca de 2h30 pela BR-101 e depois Via Lagos.

Viagem bate e volta SP

Uma viagem bate e volta para São Francisco Xavier a partir de São Paulo é como adentrar um novo mundo. O pitoresco distrito, incrustado na Serra da Mantiqueira, é conhecido por suas atrações naturais, como matas preservadas, trilhas e cachoeiras, além dos restaurantes charmosos e lojinhas de artesanato do centro da pequena cidade.

Localizada em São José dos Campos, São Chico, como é carinhosamente chamada pelos moradores, fica a 149 km de São Paulo. Por lá, o clima de roça foi preservado, com direito à prosa na praça e cheiro de café recém passado.

Destino de montanha, os principais pontos turísticos incluem belas vistas e mirantes. Agora, conheça cinco lugares que você precisa conhecer em São Francisco Xavier:

  • Mirante da Pedra de São Francisco
  • Pico do Selado
  • Pico Queixo d’Anta
  • Pico Pedra da Onça
  • Trilhas da Pousada Pouso do Rochedo

Um dos destaques do distrito paulista é a Cachoeira Pedro David, um ótimo local para relaxar e curtir momentos em família. Sua infraestrutura inclui banheiros e espaço para alimentação. A trilha é bem demarcada e acessível também para pessoas idosas, crianças – e até pets!

De São Paulo, basta seguir pela Rodovia Presidente Dutra ou ainda pelo sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto/SP e seguir até o acesso SP 123 – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. De lá, vá em direção a Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato e, em seguida, São Francisco Xavier.

Curtiu nossas sugestões de viagem bate e volta? Na hora de escolher seu próximo destino, não se esqueça que a 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros. Boa viagem!