Lugares para conhecer

Aniversário de Brasília: quatro curiosidades sobre a cidade

20 de abril de 2023

No dia 21 de abril é comemorado o aniversário de Brasília, capital do nosso país, também conhecida como “capital do Distrito Federal”. Famosa por sua arquitetura com edifícios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, Brasília é uma cidade que sempre surpreende e encanta os seus visitantes. 

O Conexão123 reuniu algumas curiosidades fascinantes sobre esse lugar icônico. Vamos conferir? 

Conheça com o Conexão123

História de Brasília

A história de Brasília começa em 1956, quando o então presidente Juscelino Kubitschek iniciou um ambicioso projeto de construção de uma nova capital federal, no coração do Brasil.

O objetivo era estimular o desenvolvimento da região central do país e promover a integração nacional. O arquiteto Lúcio Costa foi escolhido para fazer o planejamento urbanístico da cidade, construída em apenas três anos. Já os principais prédios que viriam a abrigar o governo foram projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer. 

A inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960, foi um marco na história do Brasil. A cidade se tornou um símbolo da modernização e da capacidade do país de realizar grandes projetos, e se desenvolveu transformando-se em um importante centro urbano, sediando os três poderes governamentais do país. 

Hoje, a história de Brasília é marcada pela política, cultura e arquitetura singular. A cidade, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, atrai turistas do mundo inteiro interessados em explorar suas particularidades. 

Curiosidades de Brasília 

Brasília é um destino turístico bastante conhecido pelas suas atrações únicas e incríveis. Se você está se perguntando o que fazer em Brasília, saiba que há muitas opções interessantes para explorar.

Mas, além das atividades turísticas, a cidade guarda alguns fatos interessantes. Conheça a seguir algumas curiosidades de Brasília

Brasília é detentora da maior área tombada do mundo

Em 1972, a UNESCO, lançou a Convenção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Essa iniciativa tem como objetivo incentivar a preservação de bens considerados significativos para a humanidade e suas futuras gerações. O conceito de Patrimônio Cultural da Humanidade é universal e abrange todos os povos do mundo, independentemente do território. 

Brasília, um marco da arquitetura e urbanismo modernos, é detentora da maior área tombada do mundo:112,25 km², sendo incluída pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987. É o único bem contemporâneo a alcançar tal distinção.

História de Brasília | Brasília | Conexão123

Brasília é considerada a cidade-sonho, ou, ainda, a cidade-modelo, pela forma como foi pensada e construída

O Patrimônio cultural de Brasília é composto de monumentos, edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico, e a compreensão da sua preservação reafirma a necessidade de se executar políticas públicas capazes de assegurar a proteção desse patrimônio.

Brasília abriga o mais antigo cine drive-in do país em funcionamento

O cine drive-in é um cinema no qual os espectadores assistem ao filme de dentro do próprio carro, em uma área aberta especialmente preparada para esse fim. O formato surgiu nos Estados Unidos na década de 1930, em resposta à necessidade de se adaptar aos novos hábitos dos espectadores e à popularização do automóvel.

No Brasil, os drive-ins só chegaram no fim dos anos 60, e em 1973 foi inaugurado o que hoje é o mais antigo cine drive-in do país ainda em funcionamento. O Cine Drive-in de Brasília é uma riqueza histórica da cidade, com uma programação variada de filmes para todos os gostos, com exibição de produções atuais, em cartaz nos principais cinemas do Brasil.

Para completar a experiência, garçons circulam entre os carros, oferecendo itens do cardápio. Pipocas, sanduíches, porções e até mesmo cervejas com e sem álcool fazem sucesso entre os espectadores.

Esse formato voltou a ser popular no período pandêmico, devido às restrições impostas pelas autoridades sanitárias. No entanto, a modalidade já era uma realidade em Brasília.

O Cine Drive-in de Brasília é uma importante referência cultural da cidade, que preserva uma tradição que vem sendo cada vez mais valorizada pelos amantes do cinema. O modelo permite viver uma experiência única, que combina a paixão pela sétima arte com a liberdade e o conforto do próprio carro.

Endereço: SRPN Trecho 1

Preços: Diariamente R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) por pessoa

Brasília tem o maior parque urbano do mundo

Central Park? Que nada! O maior parque urbano do mundo não fica no exterior, mas, sim, no território brasileiro. Em Brasília foi inaugurado em 1978 o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, conhecido hoje como Parque da Cidade, com 4 milhões e 200 mil metros quadrados, o que o torna o maior parque urbano do Brasil e do planeta.

O que caracteriza um parque urbano é a preservação da vegetação na área urbana. Além dos parques tradicionais que conhecemos hoje, encaixam-se nessa categoria os jardins botânicos, zoológicos, complexos recreativos e esportivos.

O que você encontra no Parque da Cidade Sarah Kubitschek:

  • 14 quadras poliesportivas
  • 3 quadras de futebol de campo 
  • 8 quadras de futebol de areia
  • 12 quadras de vôlei
  • 5 quadras de tênis

Outro diferencial do lugar são as várias opções de pistas: você pode aproveitar a ciclovia ao ar livre, a pista de patinação ou a pista de caminhada, com extensão de até 10 km. Já para as crianças, há diversos playgrounds e áreas infantis.

Brasília tem o maior parque urbano do mundo | Parque da Cidade Sarah Kubitschek | Conexão123

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek fica localizado na Asa Sul e é o coração verde de Brasília

Se deseja reunir pessoas para uma confraternização no parque, é importante destacar que o local dispõe de diversas churrasqueiras e mesas para piqueniques, o que torna o momento ainda mais especial. 

Além de todas essas opções, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek conta com lagos artificiais, tendas de massagem e academia. Outro ponto importante é a área dedicada somente a exposições, chamada de ExpoBrasília, onde ocorrem diversos eventos e feiras importantes todos os anos.

O maior parque urbano do mundo também é conhecido pelos bares e restaurantes. O Gibão Carne de Sol, por exemplo, é um deles. No cardápio, você encontra diversos pratos do sertão nordestino, incluindo petiscos, porções e refeições completas.

Com tantas coisas legais, com certeza você ficou com vontade de conhecer o parque situado na capital do país, certo? Confira as melhores opções de hospedagem em Brasília.

Endereço: Srps – Asa Sul

Horário de funcionamento: Todos os dias, 24h

Brasília tem a mais alta bandeira hasteada do mundo

Você sabia que a mais alta bandeira hasteada do mundo está no Brasil? Isso mesmo! Segundo o Guinness Book, ela está na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O Mastro da Bandeira, monumento de autoria de Sérgio Bernardes, tem 100 metros de altura.

Essa bandeira também é a maior do país, com 286 metros quadrados — 20 metros de comprimento e 14 de altura. 

Se você for para Brasília, não pode deixar de conferir. A Praça dos Três Poderes é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Não perca a oportunidade de visitar e conhecer um pouco mais sobre a história da capital brasileira.

Gostou de conhecer as curiosidades de Brasília? Qual você achou mais interessante? A 123milhas possui as melhores opções de passagens, pacotes, hospedagem e aluguel de carros. Vamos?

RESPOSTAS123

Em 21 de abril de 1960, Brasília nasceu para o mundo e para a sua gente.

Brasiliense é o gentílico de quem nasce na cidade de Brasília.

O nome da primeira cidade de Brasília é Taguatinga.