Lifestyle

123milhas apresenta os 10 destinos mais procurados para a Semana Santa

Os feriados prolongados são uma ótima oportunidade para fazer viagens curtas. A 123milhas selecionou os 10 destinos mais procurados para a Semana Santa.

A “Cidade Maravilhosa” é um dos destinos brasileiros mais populares, e na Semana Santa não seria diferente. Quem gosta de praia pode aproveitar as famosas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, localizadas na zona sul. 

O pôr do sol do Arpoador é imperdível

Os surfistas devem procurar a Praia de Grumari, a do Arpoador e a Prainha. A Barra da Tijuca também oferece boas ondas. No Arpoador, o pôr do sol é um espetáculo à parte, principalmente se você assistir de cima da formação rochosa. As praias da Reserva, da Urca, do Recreio, Flamengo e Vermelha também são ótimas opções. Saiba mais sobre as praias do Rio de Janeiro

Além do banho de mar, a capital fluminense tem outras atividades. Os cartões-postais Cristo Redentor e Pão de Açúcar oferecem vistas de tirar o fôlego.  O Parque Nacional da Tijuca, Reserva de Marapendi e Jardim Botânico são alguns locais para quem gosta de curtir a natureza. 

O Cristo Redentor foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Os boêmios de plantão devem incluir a Lapa no roteiro. Lá pertinho está o bairro de Santa Teresa, onde você encontra a famosa Escadaria Selarón, composta de mais de dois mil azulejos coloridos! 

 

Para passeios culturais, o Museu do Amanhã, o Centro Cultural do Banco do Brasil, o Museu da Arte Moderna e o Museu Histórico Nacional são imperdíveis. O AquaRio, maior aquário marinho da América do Sul, também é um ótimo programa. As crianças amam! 

Saindo dos roteiros mais tradicionais, velejar pela Baía de Guanabara também é muito interessante. Você poderá ver o Rio de Janeiro por outra perspectiva e se apaixonar ainda mais pela Cidade Maravilhosa. O percurso dura cerca de três horas e costuma incluir os fortes São João e Laje, a Praia de Adão e Eva, o Morro do Morcego, o Museu de Arte Contemporânea e a Ilha da Boa Viagem. Sai a partir de R$ 170. 

O Museu do Amanhã não deve ficar de fora do roteiro

 Caso você tenha visitado a capital fluminense, considere fazer outra viagem. Sempre há outras opções de passeios, e, como disse Gilberto Gil, “o Rio de Janeiro continua lindo”. 

Saiba mais sobre lugares imperdíveis da cidade

 

 São Paulo

São Paulo também não fica de fora da lista de destinos mais procurados para a Semana Santa. A variedade de passeios e experiências gastronômicas reflete em dezenas de opções de roteiros para todos os gostos. 

Tem que comer o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal

Você não pode deixar de experimentar o famoso sanduíche de mortadela do Mercado Municipal. É feito com pão francês e mais de 300g de embutido. Geralmente a fila é grande, mas vale a pena esperar, pois é delicioso. 

O bairro Bixiga também está na lista de programas para os amantes de culinária. É tradicional pela colonização italiana e, por isso, tem várias cantinas deliciosas. Aproveite para comer massas incríveis. 

O bairro Liberdade é conhecido pela comunidade japonesa

Também falando em regiões referência de outras nacionalidades, há o bairro Liberdade, com uma grande comunidade japonesa. É um pedacinho do país nipônico em São Paulo! Você verá traços arquitetônicos, comidas típicas e produtos importados. É uma ótima oportunidade para conhecer outra cultura.

Tem que passear pela Avenida Paulista, principalmente aos domingos e feriados, quando rola o Programa Ruas Abertas. A via fica fechada para veículos das 10h às 18h, e as pessoas aproveitam para andar de bicicleta, caminhar, fazer apresentações ou até aulas de dança! Sempre tem algo acontecendo na Paulista. 

O MASP fica na Avenida Paulista

É na Avenida Paulista que está o Museu de Arte de São Paulo, mais conhecido como MASP. São mais de 10 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, e recebe diversas exposições itinerantes. A entrada é gratuita às terças-feiras e você pode retirar o ingresso com antecedência – isso é uma boa ideia, porque as filas são longas. Aos domingos, você pode curtir uma Feira de Antiguidades no local. 

Outro museu interessante é a Pinacoteca, onde há um grande acervo da produção artística brasileira. Você encontrará obras de Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Cândido Portinari, Oscar Pereira da Silva, dentre outros. 

A Pinacoteca é um dos museus mais famosos do Brasil

 

Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um oásis verde em São Paulo, com 1,2 km². É um ótimo lugar para praticar exercícios físicos e atividades ao ar livre. É lá que estão o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna e o Museu de Arte Contemporânea. Vale a pena visitar! 

Saiba mais sobre a “terra da garoa” e descubra cinco lugares imperdíveis para comer gastando pouco. 

 

Salvador

Salvador, a primeira capital do Brasil, também é um destino que se destaca pelas opções de lazer. A Praia Porto da Barra não pode faltar durante sua visita. A queridinha de moradores e turistas foi listada pelo jornal britânico The Guardian como a terceira melhor do mundo. A água calma, morna e limpa é ótima para mergulhos. Quem gosta de praticar esportes como futebol e vôlei tem outro motivo para ir, pois certamente encontrará jogos acontecendo na areia. 

A Praia Porto da Barra foi listada como a terceira melhor do mundo pelo The Guardian

A Praia de Itapuã também vale a visita. O mar esverdeado, a areia clara e os coqueiros altos dão o ar paradisíaco. É tão bonita que ganhou homenagem de Vinicius de Moraes, com os versos: “É bom passar uma tarde em Itapoã / Ao sol que arde em Itapuã / Ouvindo o mar de Itapuã / Falar de amor em Itapuã. O parquinho na orla garante a diversão das crianças. 

A Praia de Itapuã foi homenageada por Vinicius de Moraes

O Centro Histórico de Salvador merece destaque. Lá estão lugares importantes como o Pelourinho, a Igreja e Convento São Francisco e o Mercado Modelo – onde você pode comprar artesanato e experimentar alguns pratos típicos da culinária baiana. Também é onde está a Fundação Casa Jorge Amado, um museu com fotografias, documentos, correspondências, textos originais e outros materiais. O local preserva a memória do escritor e de sua esposa, Zélia Gattai, outro nome de destaque na literatura brasileira. 

O Pelourinho é um dos locais mais famosos de Salvador

Não deixe de conhecer a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, conhecida pelas fitinhas coloridas. Esse amuleto é tradicionalmente enrolado duas vezes no pulso e amarrado com três nós. Na superstição popular, cada nó representa um pedido, que deve ser feito mentalmente e mantido em segredo até que a pulseira arrebente ou desgaste com o tempo. O rompimento da fita significa que os desejos foram atendidos. Você pode comprar como recordação da viagem ou para presentear alguém. Muitas pessoas, em vez de usarem no pulso, prendem a fita no gradil do templo, formando uma bela paisagem de cor e fé!

As fitinhas do Bonfim são amarradas no gradil da igreja

Saiba mais sobre as atrações culturais de Salvador e os melhores pontos turísticos. 

 

Mata de São João 

O município de Mata de São João fica a pouco mais de 1 hora de carro de Salvador e é uma ótima opção de destino para a Semana Santa

A Praia do Forte é a principal da cidade. Além do mar delicioso, o lugar garante a imersão na natureza com uma vasta vegetação preservada. Lá está uma unidade do Projeto Tamar, uma das maiores organizações de proteção marítima do mundo. É possível conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, com exemplares em diferentes estágios do ciclo de vida. Funciona de quarta a domingo, das 11h às 17h. Os ingressos custam R$ 35, com opção de meia-entrada. Podem ser adquiridos no site oficial

A Praia do Forte é a mais famosa de Mata de São João

Nos arredores da Praia do Forte, estão as ruínas do Castelo de Garcia D’Ávila, também conhecido como Casa de Torre. É considerada a primeira grande edificação portuguesa no Brasil e foi erguida em 1551. Faz parte de um parque histórico cultural, onde há uma maquete do castelo e salas de exposições históricas e arqueológicas. Funciona de quarta a domingo e nos feriados, das 9h às 18h. 

 

Porto Seguro

Outro destino baiano é Porto Seguro, conhecida como “Terra Mãe do Brasil” por ser o local de chegada dos portugueses, em 1500. A cidade é muito movimentada e animada, principalmente por causa das barracas de praia: Tôa Tôa e Axé Moi. Os locais têm apresentações de danças, shows e axé. A infraestrutura dos complexos é excelente, com cardápio variado, mesas e cadeiras, banheiros, duchas e atendimento rápido. Ambas ficam na Praia de Taperapuã, que também é procurada pelo mar calmo e morno. Ótimo para as crianças nadarem com tranquilidade. 

Quem prefere locais menos agitados, mas ainda com bastante movimento e boa estrutura, deve procurar a Praia de Mundaí. É bem paradisíaca, com areia fofa, palmeiras e água cristalina. O mar também é ótimo para nadar. 

Saindo das praias urbanas, a dica é ir para a do Mutá. Bem tranquila, com muita vegetação e perfeita para descansar e relaxar. A de Ponta Grande é ideal para os fãs de passeios de lancha, banana boat e caiaque. 

A Praia do Mutá tem muita vegetação nativa

O Centro Histórico de Porto Seguro também vale a visita. Lá está o Marco do Descobrimento, um monumento que servia para atestar a propriedade da Coroa Portuguesa sobre o novo território. Não se sabe exatamente quando chegou ao Brasil, mas estima-se que foi entre 1503 e 1505. Aproveite para conhecer a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, a Capela de São Benedito, a Casa da Câmara e Cadeia, etc. Confira os locais imperdíveis de Porto Seguro

O Marco do Descobrimento fica no Centro Histórico

Durante a noite, o agito é na famosa Passarela do Álcool. Lá você encontra vários bares, restaurantes e barracas que vendem comidas típicas, drinks e artesanato. 

Inclua também em sua viagem um dia no Eco Parque. Fica em Arraial d’Ajuda, um distrito de Porto Seguro. Para chegar lá, é necessário pegar uma balsa para atravessar o Rio Bunharém. Quando estiver no distrito, basta pegar uma van que vai até o parque. Para quem está de carro, é possível fazer a travessia do automóvel também pela balsa. 

As atrações incluem muitas piscinas, tirolesas, caiaque, rio lento, toboáguas e piscina com ondas. Os brinquedos são para todas as idades e gostos, incluindo quem gosta de atividades mais radicais. A entrada para um dia custa R$ 120, com preços especiais para idosos e crianças. Para ir mais vezes, é possível comprar um combo de ingressos. Compre com antecedência! A fila geralmente é grande, e você perde um tempo que poderia estar curtindo nos brinquedos!

O Eco Parque funciona das 10h às 17h. Os dias de abertura estão disponíveis no site

 

Natal

Dentre os destinos mais procurados para a Semana Santa, está Natal, a capital do Rio Grande do Norte. A cidade é famosa pelas belas dunas, que já foram cenário de, pelo menos, três novelas brasileiras: Tieta do Agreste, Caminhos das Índias e Flor do Caribe. As mais famosas são as Dunas de Genipabu. A dica é fazer um passeio de buggy para conhecer a região. Lá você também encontra praias e lagoas. 

As Dunas de Genipabu são um passeio imperdível

A Praia de Ponta Negra é a mais famosa da cidade e fica na região com maior quantidade de hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.  A água azul-turquesa do mar é superconvidativa para um mergulho! Para quem gosta de esportes, é possível alugar um caiaque e fazer aulas de surf e windsurf

Outra opção é a Maracajaú, que chama a atenção de mergulhadores ou de quem quer observar a biodiversidade marinha, graças à visibilidade profunda nas suas águas. Também oferece piscinas naturais e uma longa faixa de areia. 

O mar de Maracajaú é de tirar o fôlego

A 85 km de Natal, está a cidade de Tibau do Sul, famosa pela Praia da Pipa. As águas mornas e cristalinas garantem ótimos mergulhos. Lá você encontra a Baía dos Golfinhos, onde é possível ver os mamíferos saltando no mar. O local também é popular pela prática de surf, frescobol e caiaque. 

Inclua a Baía dos Golfinhos no seu roteiro

Um ponto turístico importante é o Forte dos Reis Magos, edificação militar do século XVI. Ele começou a ser construído no dia 6 de janeiro, Dia de Reis, e essa é a origem de seu nome. Além de conhecer a estrutura, é possível ver artefatos como canhões e armas. A entrada custa R$ 3. Confira outros lugares que você tem que conhecer em Natal. 

 

Ipojuca

Ipojuca é um município pernambucano, localizado a 40 km de Recife, conhecido principalmente pela praia de Porto de Galinhas – que já foi eleita como “a melhor praia do Brasil” pela pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril. Chamam a atenção piscinas naturais transparentes e preservadas, onde é possível ver peixinhos e corais coloridos, praticar mergulho e fazer caminhadas pelo mar durante a maré baixa. O passeio de jangada é uma ótima forma de conhecer as piscinas. Custa aproximadamente R$ 45. 

Outra praia popular é a de Muro Alto. O nome vem das falésias de 3 metros de altura que formam um paredão em boa parte de sua extensão. Tem uma faixa de areia bem larga e é ótima para passar o dia. O mar calmo e morno garante mergulhos perfeitos. 

A Praia de Cupe também é ótima para nadar, mas é preciso tomar cuidado com a maré. Quando está baixa, a água é tranquila, mas, quando a maré sobe, a praia fica agitada e com ondas fortes. Essa praia tem ótima estrutura de restaurantes e barracas, o que proporciona a você experimentar pratos típicos. 

Um local mais sossegado e com um lindo pôr do sol é o Pontal de Maracaípe. Fica no encontro do Rio Ipojuca com o mar; lá você pode curtir uma prainha na foz, com mesinhas dentro d’água. Outra dica é ir até o mangue em jangadas. Você poderá observar cavalos-marinhos e caranguejos.

O pôr do sol do Pontal de Maracaípe é imperdível

Fortaleza

Fortaleza, capital do Ceará, é uma cidade que recebe muitos turistas. As praias maravilhosas garantem férias relaxantes e divertidas. A Praia do Futuro é considerada a melhor e é conhecida pelas excelentes barracas. A estrutura oferece conforto e praticidade, com amplo cardápio, sombra e rápido atendimento. A praia chama a atenção pelas ondas mais fortes, que permitem a prática de esportes como surf e kitesurf. Alguns trechos formam piscinas naturais, ótimas para mergulhos, principalmente para crianças. 

A Praia do Futuro é a melhor de Fortaleza

A Praia de Iracema, também muito popular, ganhou esse nome por ser a casa de uma estátua de Iracema Guardiã, personagem do livro de José de Alencar sobre o tema. Lá está a Ponte dos Ingleses, um ótimo ponto para contemplar o mar e assistir ao pôr do sol. 

Outra homenagem ao escritor é o Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910, que foi palco de grandes espetáculos em Fortaleza. Tem uma programação cultural bem diversa com visitas guiadas, cursos e apresentações. 

Não tem como falar sobre a capital cearense e não mencionar o Beach Park, um dos mais famosos parques aquáticos do Brasil. O complexo tem mais de duzentos mil metros quadrados e atrações para todas as idades. Piscina de ondas, escorregadores, brinquedos, áreas temáticas são alguns exemplos. Quem gosta de adrenalina terá muitas opções, com direito a um toboágua que atinge a velocidade de 107 km/h. Muito frio na barriga! 

O Beach Park é um dos parques aquáticos mais famosos do Brasil

O parque funciona das 11h às 17h. Os dias de funcionamento estão disponíveis no site, e a dica é comprar o ingresso virtualmente, já que evita perder tempo na bilheteria e geralmente tem desconto. A entrada custa R$ 260 para um dia de parque, mas há preços especiais para vários grupos (confira aqui). É possível comprar passaportes para mais de uma diária, e isso fica mais barato. 

Também tem uma unidade do Projeto Tamar em Fortaleza, onde é possível ver as tartarugas das espécies verde, cabeçuda, oliva e de pente. Funciona de quarta a segunda, das 10h às 17h. 

Confira outros locais imperdíveis na capital do Ceará. 

 

Gramado

Agora, partindo para o Sul do Brasil, que tal passear em um destino conhecido pelas lojas de chocolate artesanal? Gramado, no Rio Grande Sul, é uma cidade que atrai turistas em todas as épocas do ano. O frio do inverno combina com a arquitetura bávara e o charme europeu. De outubro a janeiro, acontece o Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos do Brasil. Já na Semana Santa, os chocolates são a maior busca dos visitantes. 

Lá você encontra um museu chamado Mundo de Chocolate, um parque temático com réplicas de vários pontos turísticos do mundo, feitas com o doce. Veja a Torre Eiffel, o Cristo Redentor, as Pirâmides do Egito e a Grande Muralha da China! São mais de 200 peças e foram usadas 30 toneladas de chocolate. 

Outro lugar famoso pelas réplicas é o Mini Mundo, com cópias fiéis de algumas cidades e de construções do planeta. As esculturas são 24 vezes menores que a realidade e  retratam pessoas, animais e outros elementos dos cenários. Por lá você encontra o Jardim Botânico de Curitiba, a Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto, o Castelo de Neuschwanstein da Alemanha, o Aeroporto Internacional de Bariloche, dentre outros.

O Mini Mundo tem réplicas em miniatura de vários lugares do planeta

Uma das áreas mais movimentadas da cidade é a Rua Coberta, situada no centro. No local, estão concentrados restaurantes e lojas diversas. É ótima para passear. Originalmente, chamava-se Rua Madre Verônica. Ela passou por algumas reformas e entrou no circuito turístico. Os 100 metros de via foram cobertos com uma superfície de acrílico, e a via foi fechada para passagem de carros.

A Rua Coberta é a mais famosa de Gramado

Aproveite para passar pela experiência do café colonial, uma grande refeição, com fartura de pães, bolos, tortas, biscoitos, embutidos, queijos e carnes, acompanhados por leite, café, chá, vinhos e chocolate quente. Pode ser feita em qualquer horário do dia e há vários restaurantes na cidade. Um dos mais tradicionais é o Bela Vista, que até mesmo está na lista de 1.000 lugares para “conhecer antes de morrer”, segundo o best seller da escritora Patrícia Schultz. O menu conta com mais de 80 opções de comidas e bebidas. 

Confira outros passeios para fazer em Gramado

 

Florianópolis

Outra cidade famosa na região Sul do Brasil é Florianópolis, capital de Santa Catarina. A Praia Jurerê é a mais conhecida e chama a atenção pelo mar calmo, esverdeado e morno, pela areia fina e fofa e pela vegetação nativa. Apesar de não haver uma divisão formal, há duas Jurerês: a Velha e a Internacional

A Jurerê Velha, também conhecida como Tradicional, é a mais antiga, como o nome sugere. É mais tranquila e costuma ser escolhida por famílias com crianças pequenas e pessoas idosas. É muito frequentada por moradores. 

Jurerê é a praia mais famosa de Florianópolis

A Jurerê Internacional é mais badalada e agitada. Conta com baladas diurnas nos beach clubs famosos como P12 e Café de La Musique, e festas em casas noturnas. Geralmente, é o lugar favorito do público jovem e de vários artistas, principalmente os internacionais.

Outra excelente praia em Floripa é Canavieiras, que também recebe muitos turistas. É frequentada por argentinos, uruguaios e paraguaios, por isso, diversos estabelecimentos oferecem atendimento na língua espanhola. Lá é ótimo para quem gosta de fazer passeios de barco, caiaque e banana boat ou praticar esportes como futebol e vôlei na areia. 

Experimente pratos típicos no Mercado Público

O Centro Histórico de Florianópolis também merece uma visita. Você vai encontrar estão locais importantes como a Praça XV de Novembro, o Museu Victor Meirelles, o Palácio Cruz e Sousa, a Catedral Metropolitana, o Mercado Público, o Largo da Alfândega, a Ponte Hercílio Luz e a Escadaria do Rosário. Não deixe de ir ao mercado para experimentar comidas típicas e comprar artesanato local. Ótima opção para adquirir lembrancinhas de viagem! 

Descubra outros passeios para fazer em Florianópolis

Confira outros feriados prolongados de 2022 para já colocar mais viagens no seu radar! Não deixe de ficar de olho nas passagens áreas pelos melhores preços com a 123milhas