Guia turístico

A paradisíaca Ilha do Mel no litoral do Paraná

27 de dezembro de 2021

A beleza natural e preservada da Ilha do Mel compõe um dos cenários mais lindos do Brasil. A 120 km de Curitiba, a ilha é o destino certo para quem deseja viver uma bela aventura. O acesso é feito por barco, e as ruas ainda são de areia. Carros não circulam por lá. Neste guia, saiba porque você tem que ir à Ilha do Mel. 

Os amantes da natureza também vão se encontrar nessa ilha. São mais de 95% de área composta por ecossistemas de restinga e Mata Atlântica. A abundância de recursos naturais e preservados elevou a ilha à categoria de Estação Ecológica em 1982. Em 2002, o Poder Público criou o Parque Estadual da Ilha do Mel com uma área de 337,84 hectares.

 

Como chegar à Ilha do Mel 

O acesso à Ilha do Mel é feito por barcos que saem de Paranaguá. O porto fica a 95 km de Curitiba. Se você preferir, pode optar por pegar o transporte também de Pontal do Sul. Aí a distância pra capital passa para 115 km. 

O trajeto de barco partindo de Paranaguá gasta uma hora e meia. Do Pontal, menos da metade do tempo: 40 minutos. Os dois destinos para a Ilha do Mel são as vilas de Nova Brasília e de Encantadas. Ambos têm trapiche para desembarque.

Não é permitida a circulação de carros dentro da ilha. Para chegar às praias e aos atrativos, somente caminhando ou pedalando. As trilhas são seguras e bem-sinalizadas. Outro meio de transporte é barco. Ele sai de hora em hora para fazer a linha Encantadas – Nova Brasília – Encantadas. 

Vegetação preservada e mar azul cercam o farol na Ilha do Mel

 

Conheça as principais praias da Ilha do Mel

Praia de Fora

A Praia de Fora é uma das preferidas dos visitantes. Está bem no meio de dois costões rochosos. Um deles abriga o farol da ilha, no Morro das Conchas. Quando a maré baixa, é possível desfrutar de piscinas naturais. Com maré alta, fica ideal para surfar. Fica a 2,5 km de caminhada da vila Nova Brasília.

 

Praia do Miguel 

Deserta e selvagem, essa praia é emoldurada por costões cobertos de vegetação e ondas fortes o ano todo. Dura 40 minutos o acesso a pé a partir do trapiche de Encantadas. A trilha é plana e bem-sinalizada. Aproveite a vista do alto do Morro do Sabão – lá também é ponto de decolagem de voos livres. 

Praia do Miguel é ideal para surfistas e para quem gosta de trilhas e voo livre

 

Praia da Gruta

É onde fica a famosa Gruta das Encantadas e um barracão com boxes e quiosques de lanchonetes e bares. Os trabalhadores e os usuários chamam o espaço de ‘praça de alimentação’. As ondas são fortes, e o visual é de tirar o fôlego. A praia está a 10 minutos de caminhada de Encantadas, mas a quase duas horas pra quem sai de Nova Brasília.

 

Praia Grande

De um lado ficam as pousadas, os restaurantes, a lagoa e o acesso para o trapiche de Nova Brasília. Do outro está o Farol das Conchas e as ondas ideais para a prática do surf. É um local de mar aberto. Fica a 25 minutos de caminhada da vila de Nova Brasília.

 

Praia da Fortaleza

É uma das praias mais tranquilas da ilha. São 4 km compostos por quiosques, restaurantes, pousadas e muita beleza. Você gasta 40 minutos a pé ou somente dez minutos de barco saindo de Nova Brasília. Há uma trilha plana paralela à orla e que facilita o trajeto a pé. Mas com tanta beleza pra todo lado e uma natureza exuberante, você vai se preocupar com tempo?

 

Praia Encantadas

A praia mais frequentada da ilha tem bares, restaurantes, pousadas e muito agito. Fica a duas horas de caminhada – ou a dez minutos de barco – da vila de Nova Brasília.

Pôr do sol na praia Encantadas – a mais movimentada da Ilha do Mel

Agora que você já conhece as principais praias da Ilha do Mel e sabe como chegar lá, falta saber o que fazer na Ilha do Mel. Tem mais beleza natural e monumentos históricos te esperando…