Lugares para conhecer

Aniversário de Tiradentes: três curiosidades sobre a cidade

16 de janeiro de 2023

O aniversário de Tiradentes, município de Minas Gerais, é celebrado no dia 19 de janeiro. Cercada pela imponente Serra de São José, a cidade é famosa por seus casarões e construções barrocas. Ademais, Tiradentes oferece turismo histórico, a deliciosa culinária mineira e o aconchego que só cidade do interior tem. 

O município comemora seu 305º aniversário em 2023 e é um dos destinos turísticos mais procurados do estado de Minas Gerais. Vamos conhecer algumas curiosidades de Tiradentes? Confira no Conexão123!

Você vai ler sobre

História e fatos interessantes sobre Tiradentes 

A cidade de Tiradentes foi fundada por volta de 1700, quando os paulistas descobriram ouro nas encostas da Serra de São José. Na época, era um arraial chamado Santo Antônio do Rio das Mortes. Em 1718 o local teve o status elevado e passou a se chamar Vila de São José, em homenagem ao príncipe D. José. Durante todo o século XVIII, a vila viveu da exploração de ouro e foi um dos importantes centros produtores do metal de Minas Gerais. 

A abundância das minas de ouro financiou obras e benfeitorias na região. Igrejas, capelas e outras construções receberam os aspectos da arquitetura barroca e rococó. Grandes nomes da arte do período colonial foram chamados para ajudar a compor as edificações, entre eles o famoso escultor Aleijadinho. 

A queda das extrações do metal precioso, no início do século XIX, trouxe praticamente a decadência da vila. Esse processo fez com que a região adormecesse para o mundo, fato que colaborou para a preservação do acervo arquitetônico. 

Aniversário de Tiradentes | Conjunto arquitetônico | Conexão123

Tiradentes dispõe de um dos conjuntos arquitetônicos mais importantes de Minas Gerais

Após a Proclamação da República, em 1889, a cidade recebeu o nome de Tiradentes, em homenagem ao alferes Joaquim José da Silva Xavier. O oficial foi considerado um nome importante da Inconfidência Mineira, durante a década de 1780, contra o domínio português. Desde então, começou, aos poucos, o processo de valorização da cidade. Aproveite e saiba mais sobre Tiradentes e a cidade que leva seu nome.

Ainda existem no município excelentes exemplares da arquitetura civil do século XVIII, como o Sobrado Ramalho, situado na Rua da Câmara, esquina com a rua direita, local conhecido como Quatro Cantos.

Localizada no estado de Minas Gerais, região sudeste do país, Tiradentes faz fronteira com as cidades de Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa, Santa Cruz de Minas e Vilarejo do Bichinho. A distância de Belo Horizonte, capital mineira, até Tiradentes é de aproximadamente 200 km.

Conheça três curiosidades sobre a cidade de Tiradentes

Vamos saber um pouco mais sobre a cidade mineira? O Conexão123 listou três curiosidades sobre Tiradentes. Confira!

Festival de Gastronomia de Tiradentes 

Criado em 1998, o Festival de Gastronomia de Tiradentes foi um dos primeiros festivais de gastronomia do país e todo ano tem um tema especial. Nas primeiras edições, era um evento internacional, com chefs estrangeiros.

O Projeto Fartura assumiu a produção do festival no ano de 2009, quando se tornou uma verdadeira festa brasileira, que valoriza a nossa gastronomia. Esse projeto tem a sede em Belo Horizonte, cidade referência da culinária nacional e considerada Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

Além de encorajar a visita a restaurantes da cidade, o festival tem exposição de produtores locais, cursos de capacitação gratuitos e o Fartura do Amor, um projeto com arrecadação de alimentos e distribuição de pratos feitos por chefs para a população carente.

O Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontece, tradicionalmente, no mês de agosto. Em 2022, o evento foi realizado entre os dias 19 e 28. As principais atrações costumam agitar a programação de sexta a domingo.

A festa fica espalhada por várias ruas do centro histórico de Tiradentes, especialmente em três áreas: na Praça da Rodoviária, no Santíssimo Resort e no Largo das Forras. Nesses pontos são montados palcos para exibições, barracas dos restaurantes participantes e mesas para o público sentar e comer com tranquilidade enquanto curte o evento. 

Festival de Gastronomia de Tiradentes  | Festival de Gastronomia de Tiradentes | Conexão123

Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes comemorou 25 anos no ano de 2022 | Foto: Divulgação

Hoje, o Festival Gastronômico de Tiradentes é considerado um dos maiores do Brasil. Além disso, a cidade também tem um dos 50 melhores pratos do mundo, de acordo com o Food Guide, guia internacional que acompanha restaurantes e preparos ao redor do globo. O clássico feijão-tropeiro da cidade entrou na lista dos 100 melhores pratos do mundo de 2023, ocupando a 50º posição.

O nosso queridinho feijão merece ser comemorado, pois concorreu com vários cortes de carne, massas italianas, frutos do mar e entre outros. Aproveite para conhecer os melhores restaurantes de Tiradentes e se deliciar com esse prato típico! 

Durante suas viagens, os tropeiros tinham que se virar com os alimentos disponíveis. Dessa forma, preparavam pratos que tinham como base feijão, farinha de mandioca, torresmo, ovos, cebola e temperos. Daí a origem do feijão-tropeiro. Interessante, né?

Festival de gastronomia de Tiradentes |  Feijão Tropeiro  | Conexão123

Não há um bom de garfo que resista a um saboroso feijão-tropeiro!

Igreja Matriz de Santo Antônio — segunda igreja com a maior quantidade de ouro do Brasil

A Igreja Matriz de Santo Antônio é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes e um grande exemplo de arquitetura da arte barroca e rococó. A construção se deu início no ano de 1710, quando um grupo de devotos fundou a Irmandade do Santíssimo Sacramento.

Maior símbolo entre as igrejas de Tiradentes, a Matriz de Santo Antônio tem a escultura de fachada esculpida por Aleijadinho. O projeto data do início do século XVIII, porém as alterações realizadas pelo grande artista mineiro aconteceram apenas no início do século XIX. 

Logo na entrada, é difícil não se impressionar com os lustres de prata e a quantidade de ouro que decora o altar e suas imagens. São, inclusive, também de Aleijadinho as esculturas da portada. 

A Igreja possui 482 kg de ouro em seu interior, sendo a segunda igreja com a maior quantidade do metal precioso do Brasil, atrás apenas da Igreja de São Francisco da Penitência, em Salvador

Igreja Matriz de Santo Antônio  | Interior Igreja Matriz Santo Antônio  | Conexão123

A Igreja Matriz de Santo Antônio fica na R. Padre Toledo, 2 – Centro

Cartão-postal de Tiradentes, a Igreja Matriz de Santo Antônio é uma das mais lindas de Minas Gerais. 

O relógio do sol, situado na área externa, é um dos principais símbolos da cidade. Ele foi esculpido em pedra-sabão e indica as horas de acordo com a posição do astro. 

Confira os horários de visitação:

  • Quarta, quinta e sexta, das 9h às 17h
  • Sábado, das 9h às 16h30
  • Domingo e segunda, das 9h às 14h

As igrejas de Tiradentes atraem muitos turistas. As construções preservadas e estonteantes são o principal atrativo. A história é contada nos vitrais coloridos e nas esculturas que permanecem conservadas. Grande parte dessas igrejas fica no centro, local que concentra os principais pontos turísticos de Tiradentes.

Museu de Santana 

O prédio da cadeia pública de Tiradentes foi construído por volta de 1730.Em 1829, sofreu um incêndio, tendo sido restaurado em 1835, conservando estrutura, portões e grades originais. No entanto, suas fachadas foram reconstruídas segundo os padrões neoclássicos que predominavam nos prédios públicos do século XIX.

Aniversário de Tiradentes | Museu de Sant'ana | Conexão123

O museu é dedicado exclusivamente ao culto de Santa Ana

Praticamente desativada a partir de 1984, com o envio de presos da cidade para o distrito da Vila de Santa Cruz e São João del-Rei, a cadeia esvaziou-se, e naquele mesmo ano, em 27 de setembro, o governo do estado de Minas Gerais doou o imóvel à Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade. A fundação decide instalar ali o Museu de Arte Sacra Presidente Tancredo Neves, que teve suas portas abertas de 1986 a 2005, com peças doadas por particulares. 

Alguns anos depois, o prédio foi cedido para o Instituto Cultural Flávio Gutierrez, para ali ser instalado o Museu de Sant’Ana, inaugurado em 2014.

O museu abriga 291 imagens de Sant’Ana, a santa protetora dos lares e da família, bem como dos mineradores. São obras brasileiras, de várias regiões do país, eruditas e populares, dos mais variados estilos e técnicas, produzidas em sua maioria por artistas anônimos, entre os séculos XVII e XIX, em materiais diversos. 

Horário de funcionamento: segunda a sábado (com exceção das terças-feiras) e feriados, das 10h às 18h, e domingos, das 10h às 16h.

Preço: R$ 10 (inteira). Estudantes, professores e guias de turismo não pagam entrada. 

Gostou de conhecer as curiosidades da cidade de Tiradentes? 

Partiu fazer sua viagem? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu?!