Dicas para o viajante

Como planejar a viagem perfeita gastando pouco

28 de outubro de 2021

Fazer aquela viagem dos sonhos pode sair muito mais barato do que você imagina. Basta focar na organização. E a correria do dia a dia não pode ser empecilho para você pensar em cada detalhe que envolve o planejamento de um roteiro de viagem econômica. Por isso, neste texto você vai encontrar um guia completo para tirar qualquer viagem do papel, fazer as malas e curtir! Quer descobrir como planejar a viagem perfeita gastando pouco? Se tem uma coisa que é nossa especialidade é viajar. Vem com a gente!

 

Defina o quanto você pode gastar e o destino

 

Viajar pode ser mais barato do que você pensa. Parece óbvio, mas a maioria das pessoas pula o primeiro passo, que é fundamental para planejar todo o resto: definir quanto você tem para gastar e o destino.

Comece traçando perguntas para que você encontre as respostas que precisa, por exemplo:

  • Qual é o lugar que quero conhecer?
  • Quando pretendo ir?
  • Quantos dias tenho para realizar essa viagem?
  • Qual é a quantia que tenho para gastar? (por exemplo, se tem R$1.000, o ideal é separar o valor das passagens/hospedagem e só depois definir o quanto você gastaria com lazer, alimentação e supérfluos);
  • Tenho alguma reserva? Em caso de emergência, quanto teria para gastar?
  • Fiz os cálculos e ainda não tenho essa quantia. Tudo bem! Então em quanto tempo precisarei trabalhar para juntar esse dinheiro?

As respostas deixam tudo mais simples e planejar a viagem perfeita gastando pouco deixa de ser uma ideia distante para se tornar algo real e totalmente possível. Percebe a diferença?

 

Fuja de burocracias, evite altas temporadas e compre passagens com antecedência

 

Que o ditado “a pressa é inimiga da perfeição” é certo a gente sabe! Na escolha das passagens certas não é diferente. Quando você organiza o seu bolso e sabe as datas de ida e volta fica muito mais viável economizar. Afinal, quem deixa tudo para última hora acaba pagando mais caro por isso!

Comprar passagens na alta temporada é mais caro? Sim, pois o volume de buscas pelos destinos quando esses períodos se aproximam aumenta consideravelmente. Ou seja, o preço sobe também. Acima de tudo, planeje, pesquise, compare e compre suas passagens com antecedência.

Se você nunca viajou de avião, vale a pena ler algumas dicas aqui.

 

 

Você costuma fazer muitas compras no cartão de crédito? Que tal utilizar algum programa de milhas aéreas? Se pensou que essas dicas não são para você porque não tem esses pontos, saiba que está enganado! Preste atenção:

Na 123Milhas você tem a opção de vender suas milhas e comprar suas passagens muito mais baratas, além de reservar estadias também! Mas se não tem milhas, tudo bem! Você não precisa ter pontos para emitir sua passagem com descontos imperdíveis conosco.

A própria empresa compra milhas aéreas no mercado para garantir o próprio banco de pontos adquiridos. É assim que a gente oferece passagens aéreas baratas para você, consumidor final. O sistema da 123Milhas é super seguro, rápido e vantajoso.

Funciona como 3 em 1: você vende, é beneficiado pelo sistema de milhas aéreas mesmo sem tê-las, e economiza em dinheiro e em tempo. Você pode resolver a questão das passagens e da hospedagem em um lugar só. Quer saber mais como funciona? É só acessar o nosso artigo sobre alguns mitos e verdades.

E tem mais! A 123Milhas oferece seguro de viagem com uma extensa rede médica mundial de atendimento, em mais de 190 países em todo o mundo. O atendimento em casos de urgência e emergência pago em moeda nacional tranquiliza você e sai muito mais barato.

Sem contar no aluguel de carro. Você economiza ainda mais tempo, trocando esses serviços por suas milhas, muitas vezes sem “gastar” quase nada. Bom demais, né?

 

Fique atento à quantidade de bagagem

 

Fique atento à quantidade e ao volume de bagagem disponível por pessoa na companhia com a qual você decidir viajar. É que as regras variam muito, conforme a empresa. No Brasil, geralmente, cada pessoa tem direito de levar uma “bagagem de mão” com tamanho e peso definido e não pode ultrapassar esse limite.

 

Algumas empresas permitem a bagagem de mão (com no máximo 10kg) mais uma mala despachada de 7 a 13kg. No total são cerca de 23kg por pessoa no máximo sem custos extras. Passou desse limite, as companhias usam cobrar uma taxa extra, e os valores não costumam ser baratos.

Caso não tenha como fechar em 21kg, a dica para economizar é pagar pelo excesso de bagagem com antecedência, pois caso deixe para pagar na hora do check-in, sem dúvidas sairá bem mais caro! Pese tudo antes de viajar para não ter nenhuma surpresa, ok?

 

Procure checar sua documentação e evite problemas

Planejar uma viagem perfeita gastando pouco parece complicado, mas comece optando por escolhas que estejam compatíveis com seu bolso! Foque nas suas metas e no que é possível fazer. Por exemplo, não adianta querer ir para Paris se você não tem nem passaporte.

 

Passaporte e comprovante oficial de vacinação contra Covid-19

 

Muitas vezes pecamos por simplesmente não nos atentarmos ao básico. Não é impossível viajar para Paris, mas é impossível desejar fazer isso gastando pouco e sem planejamento. Torne os sonhos reais e palpáveis!

Definiu o destino e quais passeios pretende fazer? Confira quais as documentações necessárias para realizar a sua viagem. Cheque se os seus documentos estão em dia ou se precisam ser atualizados, etc.

 

Escreva o roteiro dos passeios e alimentação

 

Dê preferência aos trajetos que você pode fazer a pé, aos lugares e atrações gratuitas. Vá aos restaurantes bem avaliados e mais em conta. A nossa dica de ouro é: faça listas! Divida tudo que precisa ter para a viagem por dias. Faça assim: dia 1, dia 2, dia 3… você saberá exatamente quais os documentos, quais os valores e o que precisa levar antes de cada passeio durante a viagem.

 

 

Crie lembretes e ative as notificações no seu celular para não esquecer a programação. Fuja de problemas, evite gastos desnecessários e aproveite a tecnologia acessível nas suas mãos. Organize e facilite as coisas!

 

Pesquise o máximo de referências possíveis e confirme com moradores locais

 

Converse! A comunicação pode descomplicar sua vida e fazer você economizar muito, sabia? Nada de procurar apenas por guias turísticos ou confiar apenas no que dizem as observações nos sites dos lugares turísticos ou restaurantes.

Ninguém melhor para fazer indicações verdadeiras do que pessoas que moram no lugar que você pretende visitar! Chegou na cidade? Vá até à padaria ou uma loja de sapatos e busque postos de informações gratuitas.

Confirme aquela “dica de blogueiros” que você viu nas redes sociais com pessoas reais e anote tudo. Anote seus gastos também, de todos os dias! Certeza que com essa dica você pode economizar muito!

 

Escolha hospedagens acessíveis

 

Na 123Milhas você consegue pesquisar diversos hotéis com opções de estadias que cabem no seu bolso. Com o seu planejamento traçado e orçamento nas mãos, partiu para a escolha do seu pacote completo ou de sua hospedagem com antecedência. Prepare-se para viver a melhor experiência de viagem possível!

E aí, gostou das dicas sobre como planejar a viagem perfeita gastando pouco? Aproveite que está por aqui e confira as dicas para escolher seu destino com a 123Milhas!