Como planejar uma road trip perfeita pelo Brasil
Quem nunca teve vontade de largar tudo, pegar o carro e cair na estrada desbravando o mundo sem hora para voltar à rotina? Para os fãs das viagens sobre quatro rodas, também conhecidas como road trips, o Brasil dispõe de muitos destinos interessantes, afinal, o país conta com mais de 1 milhão de quilômetros de estradas e rodovias.
Entre as vantagens para quem faz esse tipo de viagem está a possibilidade de explorar melhor cada lugar e fazer a sua própria rota e seus próprios horários. É por isso que muita gente adora dirigir, ainda mais quando o objetivo é passear e encontrar belos cenários.
Mas cair na estrada exige organização. É preciso planejar o roteiro da sua road trip, fazer a manutenção do automóvel, calcular os gastos, além de preparar uma mala adequada para esse tipo de passeio.
Pensando nisso, o Conexão123, plataforma de conteúdo de viagens da 123milhas, preparou um guia com as melhores dicas para sua road trip perfeita.
Você vai ler sobre
- O que é uma road trip?
- Dicas para organizar a road trip perfeita
- Bate e volta: outra modalidade de viagem de carro
- Bate e volta saindo de Belo Horizonte
- Bate e volta saindo do Rio de Janeiro
- Bate e volta saindo de Florianópolis
- Bate e volta saindo de São Paulo
O que é uma road trip?
Para quem curte a liberdade das viagens de carro e as longas horas na estrada, uma road trip é a opção ideal. O termo vem do inglês e significa algo como “viagem na estrada”. No entanto, não é o mesmo que simplesmente percorrer uma rodovia a fim de chegar a um destino. Nessa modalidade de viagem, o caminho em si já é uma grande atração turística.
Uma curiosidade sobre a vida atrás de um volante: no calendário cristão, o dia 25 de julho é o dia de São Cristóvão e Dia dos Motoristas. Conta-se que o santo evangelizava as pessoas enquanto servia como ponte, carregando-as de um lado a outro de um rio, por isso ele é conhecido como padroeiro dos motoristas e viajantes.
Dicas para organizar uma road trip perfeita
Confira uma lista com as principais dicas para sua aventura:
- Escolha o destino – o bacana desse tipo de viagem é a liberdade de não ter compromissos e horários rígidos e definidos, mas, como em qualquer outra modalidade, comece escolhendo o seu destino. Com isso, ficará mais fácil planejar o roteiro, verificando quanto tempo deve ser reservado para cada parada e se será possível percorrer todo o trajeto que deseja com o tempo de que se dispõe
- Defina o carro ideal para sua road trip – o tipo de viagem vai definir o tipo de carro. Quem embarca rumo à Transamazônica, por exemplo, precisa de um veículo 4×4. Uma viagem pelo litoral pede veículos espaçosos, para caber as cadeiras, o guarda-sol e a prancha de surfe. Enquanto uma viagem que inclui compras precisa de um automóvel com um porta-malas maior
- Mantenha o carro abastecido – água, comidinhas em geral e um galão extra de combustível são imprescindíveis. Caso haja um engarrafamento inesperado, um problema na estrada ou na falta de um posto ou loja nas redondezas, você não vai ficar na mão. Fazer a revisão do veículo também é essencial, para garantir um carro em ótimo estado e evitar pausas e perrengues desnecessários
- Planeje-se para dirigir uma média de três a quatro horas por dia – uma road trip não é só dirigir: é curtir também as paisagens, as cidades e as surpresas pelo caminho. Dirigir mais de quatro horas por dia continuamente pode causar cansaço nos braços, além de dor na coluna e nas pernas. Vale ir parando e avançando com calma para também conseguir aproveitar o roteiro
- Calcule os gastos – planejamento financeiro é essencial. Crie uma planilha e inclua todos os custos que podem envolver a sua road trip, como hospedagem, passeios, custos com combustível e pedágios, souvenirs e lembrancinhas, gastos emergenciais, como um pneu furado e problemas mecânicos, entre outros
- Prepare a bagagem – escolha a mala ideal tendo em mente o tempo de duração da aventura e qual é o clima e a previsão do tempo da região que pretende visitar. Inclua itens essenciais, como roupas leves e confortáveis, além de casacos e peças impermeáveis, para climas mais adversos. E, antes de finalizar, faça um check-list: pense em todos os objetos que você pode precisar durante a viagem e, depois de finalizar a bagagem, confira cada item
Bate e volta: outra modalidade de viagem de carro
Outro tipo de viagem ideal para quem gosta de dirigir é o bate e volta. Essa modalidade turística dura um dia todo. Os viajantes planejam o roteiro para partir bem cedo e voltar ao cair da noite.
O percurso ideal tem, em média, uma hora e meia de duração, justamente para que o viajante chegue ao destino o mais rápido possível para apreciar com tranquilidade as atrações locais.
Uma alternativa bastante comum nesse tipo de passeio é contar com aluguel de carro. A opção é prática e proporciona maior conforto aos turistas. Confira agora as melhores opções de bate volta, reunidas pelo Conexão123.
Bate e volta saindo de Belo Horizonte
Há ótimas opções de passeios bate e volta a partir da capital mineira. Brumadinho fica a cerca de 60 km de Belo Horizonte. O município abriga um dos espaços culturais e naturais mais importantes do país, o Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo.
Já Congonhas (MG) fica a aproximadamente 80 km de BH e a cidade é considerada símbolo da arquitetura barroca no país e está próxima de Ouro Preto, outro município histórico mineiro.
Na Serra do Espinhaço, a cerca de 100 km de Belo Horizonte, fica Ouro Preto (MG). Visitar este destino mineiro é fazer uma verdadeira viagem no tempo e apreciar de pertinho os detalhes da arquitetura barroca em cada construção.
Bate e volta saindo do Rio de Janeiro
Para quem está na Cidade Maravilhosa, separamos três destinos especiais para viagens de bate e volta saindo do Rio. Berço de obras projetadas por Oscar Niemeyer, Niterói é uma cidade à beira-mar localizada a aproximadamente 20 km da Cidade Maravilhosa. É uma excelente opção de passeio próximo à capital fluminense, com ótimos pontos turísticos para contemplar, a exemplo do Museu de Arte Contemporânea (MAC).
Petrópolis fica a cerca de 70 km do Rio. Na região serrana do estado, o município é conhecido como “Cidade Imperial”, além de ser bastante arborizado, o que oferece ainda mais bem-estar aos visitantes.
Em Teresópolis (RJ), a aproximadamente 98 km do Rio de Janeiro, o clima de roça toma conta do município, que é vizinho de Petrópolis. A cidade mais alta do estado fluminense dispõe de um dos climas mais frios do estado.
Bate e volta saindo de Florianópolis
Os melhores destinos para um bate volta saindo de Florianópolis incluem Balneário Camboriú, que fica a cerca de 85 km de Floripa e reúne imensa beleza natural, com paisagens impressionantes.
Já Bombinhas (SC) está a cerca de 75 km de Floripa. Banhada pelo Oceano Atlântico, a cidade é agraciada por 39 praias, com características diferentes, águas calmas ou mais agitadas.
A aproximadamente 120 km de Florianópolis, a cidade de Penha abriga um dos parques temáticos mais famosos do Brasil, o Beto Carrero World. Aliás, é um ponto turístico muito buscado pelos viajantes também nas férias de julho em Santa Catarina.
E pelo Conexão123 você adquire, com antecedência, ingressos de um ou dois dias para o parque Beto Carrero World com desconto de 10%. Também é possível garantir a oferta ao aplicar o cupom 123MILHAS10 na finalização da compra pelo próprio site do parque.
Bate e volta saindo de São Paulo
Para viagens de bate e volta partindo da capital paulista, a dica começa com São Roque, município com clima interiorano localizado a aproximadamente 70 km de São Paulo. A viagem de carro leva, em média, uma hora, e as principais atrações incluem a Rota do Vinho.
Embu das Artes, situada a aproximadamente 32 km do Centro Histórico de São Paulo, é uma cidade de um charme ímpar e destino perfeito para quem busca passeios de bate e volta em SP.
Com ótima infraestrutura de comércios, restaurantes e hospedagens, a cidade de Guararema fica no Vale do Paraíba, a cerca de 65 km de Guarulhos, ou a uma hora de carro. Além dos passeios históricos e culturais, as paisagens naturais, como rios, lagos, costões rochosos e a área verde preservada, são de encher os olhos.
Outra dica é percorrer o Circuito das Frutas de SP, que integra as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Na zona rural do estado, os municípios ficam próximos da capital: o mais distante da metrópole, Indaiatuba, fica a 110 quilômetros do centro urbano, trajeto que pode ser cumprido em 1h30 de carro.
As plantações são as principais atrações dessa rota, sendo que cada cidade tem lavouras dedicadas a uma fruta diferente e festas bem peculiares.
Para conhecer os melhores destinos do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite as condições para alugar um carro com segurança para viajar tranquilo ou escolher pacotes de viagem!