Conheça Calçoene
O turismo em Calçoene, município do Amapá, ainda tem muito a ser explorado. Imagine ver monólitos de anos e anos de idade e, ainda, apreciar paisagens naturais com cachoeiras e praias de tirar o fôlego. Tudo isso é possível em Calçoene!
Você vai ler sobre
- Calçoene
- Turismo em Calçoene
- Quando ir a Calçoene
- Como chegar a Calçoene
- Quanto custa viajar para Calçoene
Calçoene
Calçoene é um município situado no Amapá, que ocupa parte da região litorânea e central do estado. Está a uma distância de pouco mais de 350 km de Macapá, capital do estado, com acesso pela BR-156. Há também a opção de chegar por hidrovia.
Decretado município em 22 de dezembro de 1956, Calçoene tem uma área territorial de 14.117,297 km², que abriga uma população estimada de 11.493 pessoas. Esses dados foram retirados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE (2021).
A cidade amapaense faz limite com o Oceano Atlântico (ao norte e ao leste), com os municípios de Amapá e de Pracuúba (ao leste) e com Oiapoque e Serra do Navio (a oeste).
A história de Calçoene começa no século XVII, com as incursões de navegadores europeus, principalmente dos espanhóis e dos portugueses. Assim, no ano de 1634, foi dada origem à Capitania do Cabo Norte, também chamada de Costa do Cabo Norte. Essas terras iam do Rio Oiapoque até o Rio Amazonas, passando pelo Rio Paru, onde estava situada Calçoene.
Um tempo depois, a cidade de Calçoene teve sua origem por uma questão econômica, levando em consideração seu grande potencial de extração de minérios, principalmente de ouro. Dessa forma, tudo se inicia-se o movimento de garimpeiros e faiscadores em direção ao local, com a premissa de explorar suas riquezas minerais.
O que ajudou para que esse movimento acontecesse, além da abundância do ouro, foi a localização da cidade, que beirava o Rio Calçoene - ponto importante para o transporte de mercadorias até as minas da região.
Atualmente, Calçoene se sustenta economicamente por meio de atividades como silvicultura, extrativismo, comércio e serviços. Além disso, a pesca e a garimpagem até agora são extremamente importantes para a região. E o turismo de Calçoene tem muito o que contribuir economicamente com o local.
Turismo em Calçoene
O turismo em Calçoene (AP) é muito promissor e oferece ao visitante uma imersão profunda na cultura local, uma viagem na história e o contato com peças arqueológicas que contam as andanças remotas dos primeiros seres humanos.
Um dos principais pontos turísticos, para colocar na lista de o que fazer em Calçoene, é o Parque Arqueológico do Solstício. Neste destino é possível visitar mais de 100 monólitos, cada um com mais de 2 metros de altura, dispostos em círculo. Supõe-se que este espaço foi construído por alguns povos originários, que utilizavam o local como observatório.
Também chamado de Observatório Astronômico de Calçoene, e conhecido popularmente como "Stonehenge brasileiro", o local pode ser visitado por meio de guias de agências de viagem ou guias locais que conhecem bem o ponto.
Além deste ponto arqueológico, também é indicado visitar em Calçoene:
- Orla do Rio Calçoene
- Cachoeira do Firmino
- Praia do Goiabal
- Comunidade Quilombola Cunani
Para que sua experiência turística seja ainda mais completa, uma imersão na gastronomia calçoenense é mais do que necessária. Para isso faça suas refeições nos lugares para comer em Calçoene e experimente delícias regionais, como o açaí, a gengibirra, o camarão no bafo, o tacacá, além de frutas locais saborosas.
Agora, para apreciar todos os seus momentos na Região Norte do Brasil, o ideal é preparar uma mala com itens como: roupas leves esportivas, tênis confortáveis, coturnos e capas de chuva - lá chove bastante.
Quando ir a Calçoene
Os melhores meses para uma viagem para Calçoene são setembro, outubro e novembro. Prepare-se para enfrentar temperaturas um pouco acima de 25 ºC e espere se deparar com algumas chuvas.
O município é o local onde mais chove no Brasil, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com precipitação média anual de 4.165 mm - cerca de três vezes maior do que na cidade de São Paulo. Entre janeiro e junho, há uma média de 25 dias de chuvas por mês, o que significa que chove quase todos os dias.
Assim, se quiser realizar atividades ao ar livre, é melhor viajar no segundo semestre do ano.
Como chegar em Calçoene
Para chegar até Calçoene, algumas opções são bem válidas, incluindo os principais meios de transporte: avião, carro e ônibus. Vamos ver as opções mais detalhadamente em cada um deles:
- Avião: o aeroporto mais próximo de Calçoene é o Aeroporto Internacional de Macapá - Alberto Alcolumbre, localizado na R. Hildemar Maia, S/N - Jesus de Nazaré, Macapá (AP). De lá até a cidade, estamos falando de uma viagem de carro de cerca de 5h.
- Carro: é possível acessar a cidade amapaense pelas rodovias e estradas que cortam o estado. É sempre uma boa opção pensar em um carro de aluguel, por conta da comodidade para chegar até o local, e também para realizar os passeios no município e nos arredores.
- Ônibus: optando por ir de ônibus intermunicipal ou interestadual, você desembarca no Terminal Rodoviário de Calçoene.
Dependendo da sua origem, você terá que utilizar transportes multimodais, por exemplo, avião e carro. Por isso, estude bem seu trajeto e escolha o modo que mais se encaixa na sua realidade.
Quanto custa uma viagem para Calçoene
Ao montar um roteiro de viagem para Calçoene, uma das primeiras preocupações que pode aparecer é referente à economia. Até porque, o planejamento financeiro é um dos pontos mais importantes de um plano turístico.
A passagem aérea para realizar esse passeio custa a partir de R$ 1.271 (ida e volta, saindo de São Paulo em direção a Macapá). Vale ressaltar que esses preços podem variar de acordo com o período da viagem, mês de compra, entre outros fatores. Por isso, pesquise bem antes de fechar sua viagem.
Conte com a 123milhas para viver momentos inesquecíveis em Calçoene!
RESPOSTAS123
Calçoene é um município situado no Amapá, que ocupa parte da região litorânea e central do estado. Está a uma distância de pouco mais de 350 km de Macapá, com acesso pela BR-156.
Os melhores meses para uma viagem para Calçoene são setembro, outubro e novembro. Prepare-se para temperaturas um pouco acima de 25 ºC e espere se deparar com chuvas. O município é o local onde mais chove no Brasil, com precipitação média anual de 4.165 mm. Entre janeiro e junho, há uma média de 25 dias de chuvas por mês, o que significa que chove quase todos os dias.
Uma passagem aérea para realizar esse passeio custa a partir de R$ 1.271 (ida e volta, saindo de São Paulo em direção a Macapá). Vale ressaltar que esses preços podem variar de acordo com o período da viagem, mês de compra, entre outros fatores. Por isso, pesquise bem antes de fechar sua viagem.