Lugares para conhecer

O que fazer em Ilha Grande (RJ): pontos turísticos e passeios

9 de março de 2023

Considerada Patrimônio Mundial pela Unesco, Ilha Grande é um destino turístico do Rio de Janeiro que fica  há cerca de 140 km do centro da capital do estado. O local foi o primeiro sítio misto, ou seja, que guarda valores históricos e naturais excepcionais, a receber esse título no Brasil. 

Se você possui uma alma aventureira e não perde a oportunidade de viver momentos repletos de adrenalina, vai encontrar muito o que fazer em Ilha Grande: pontos turísticos e passeios. Rodeada de praias – são mais de 100 – a ilha guarda, em seu interior, rios, trilhas, cachoeiras, além de construções históricas e uma rica fauna e flora, com espécies importantes para o desenvolvimento da biodiversidade local. 

Monte sua programação turística com base nas indicações do Conexão123 e conheça mais sobre o município, que atrai viajantes entusiastas do ecoturismo. 

Você vai ler sobre

Principais atrações em Ilha Grande

Com em média 190 km² de extensão, Ilha Grande é um destino turístico que faz parte do município de Angra dos Reis. Cercada pelo oceano Atlântico, a ilha fica no litoral sul do Rio de Janeiro, região chamada Costa Verde. Perto do local  também estão Paraty e Mangaratiba. 

Existem tantas atividades para fazer e atrações para visitar que talvez você fique um tanto confuso no momento de definir o seu roteiro de viagem. Então, o indicado é fazer um planejamento antecipado, principalmente se for passar apenas um fim de semana na ilha paradisíaca. Ah, e saber onde se hospedar em Ilha Grande faz toda a diferença˜

As praias, com suas águas cristalinas e areias douradas, são as principais atrações da região. A Praia de Lopes Mendes, considerada uma das mais belas do Brasil, possui 3 km de extensão e é perfeita para quem busca uma boa infraestrutura enquanto relaxa tomando uma água de coco na areia. 

Já a Praia do Caxadaço é mais calma e com águas tranquilas. Ideal para tomar um banho de mar enquanto admira a imensidão da vegetação da Mata Atlântica. As praias do Parnaioca e do Aventureiro também são desertas. Buscando um lugarzinho de paz, longe de tudo e todos? Saiba que essas duas praias vão te agradar bastante. 

Além disso, as cachoeiras e lagoas, que compõem o lindo cenário de Ilha Grande, também são ótimas alternativas para curtir a natureza enquanto se quebra um pouco da rotina. 

Que tal se aprofundar um pouco mais no turismo de Ilha Grande e decidir quais praias irá conhecer durante a sua viagem ao destino? 

O que fazer em Ilha Grande: pontos turísticos e passeios | Barco | Conexão123

Ilha Grande é um cenário paradisíaco, que recebe viajantes do mundo inteiro

O que fazer em Ilha Grande: praias 

Ilha Grande é formada por mais de 100 praias lindas e paradisíacas. Com alternativas que agradam a todos: os que buscam um ambiente de paz, que gostam de um lugar badalado e até surfistas que procuram ondas grandes e desafiadoras. Todas as praias têm águas lindas e cristalinas, com areias douradas e quentes. 

Conheça três praias de Ilha Grande que podem agregar à sua programação de viagem. 

Praia Vermelha 

A Praia Vermelha é um dos muitos lugares bonitos de Ilha Grande. Bastante frequentada por turistas e locais, ela é ideal para a prática de mergulho. Dali, partem expedições mar adentro, especialmente devido aos navios naufragados na baía da Ilha Grande, que despertam a curiosidade dos viajantes. 

A região já foi uma grande colhedora de bananas, cana-de-açúcar e peixes, por isso, existe uma comunidade de aproximadamente 150 habitantes, que acolhem os visitantes e proporcionam o conforto necessário para quem deseja passar o dia apenas relaxando e curtindo o deslumbrante visual. 

Ali você encontra pousadas, restaurantes, pizzarias, lanchonetes e até um pequeno mercado com itens básicos. Tamanho carinho da população e beleza do local estão atraindo cada vez mais pessoas, tornando a Praia Vermelha uma das mais visitadas de Ilha Grande.

Praia de Dois Rios

Conhecida como uma das mais bonitas praias da Ilha Grande, a Praia dos Dois Rios se destaca também pelos atrativos históricos do local. Essa deslumbrante localidade abrigou o extinto Presídio Cândido Mendes, desativado em 1994.

De cada lado da praia existe um rio, daí o nome, o que possibilita aproveitar o mar e se refrescar depois na água doce. Os dois rios banham um extenso manguezal, responsável pelo equilíbrio do ecossistema de toda a região.

Para preservar a memória e os registros históricos do lugar, em 2009 foi inaugurado o Ecomuseu Ilha Grande – Museu do Cárcere. O local desenvolve atividades junto à comunidade, bem como projetos de preservação, investigação e divulgação dos conhecimentos e do patrimônio material e imaterial relacionados ao sistema prisional brasileiro.

O museu dispõe de exposição de fotos, documentos, objetos e equipamentos do antigo Instituto Penal Cândido Mendes. Funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita. O endereço é Rua Amapá, s/nº – Vila Dois Rios.

Praia da Feiticeira

Com uma beleza natural de tirar o fôlego, rodeada de áreas verdes e muitas flores, a Praia da Feiticeira conta ainda com muitos animais silvestres. A pequena faixa de areia dourada, com as águas em azul-turquesa, cria um cenário de paz e tranquilidade. 

As pedras atraem tartarugas e peixinhos, que nadam entre os turistas, deixando mais encantadora a prática de snorkel e mergulho livre. Apesar de não possuir muita estrutura de barraquinhas e quiosques, moradores da Vila do Abraão se mobilizam para comercializar bebidas e lanches para atender às necessidades dos viajantes. 

Além disso, muitas embarcações e táxis-boat atracam nessa praia em razão da Cachoeira da Feiticeira, umas das maiores e mais visitadas da ilha. A trilha que leva até a queda d’água surge em meio às rochas e é de nível moderado.

Acompanhe para descobrir mais sobre essa magnífica cachoeira e como fazer para visitá-la! 

O que fazer em Ilha Grande: pontos turísticos e passeios | Praia da Feiticeira | Conexão123

A Praia da Feiticeira é a mais famosa de Ilha Grande

O que fazer em Ilha Grande: cachoeiras

Que tal incluir no seu roteiro um delicioso e refrescante banho de cachoeira? Além das praias, as quedas d’águas são ótimas alternativas para quem busca o que fazer em Ilha Grande. As piscinas naturais e as trilhas que levam até o reduto natural e intocável em meio à natureza complementam esse passeio, que deve estar na sua programação.

Cachoeira da Feiticeira 

A Cachoeira da Feiticeira é dona de uma beleza espetacular e causa admiração em qualquer um que a visite. Por ser uma das mais procuradas da região, ela é um dos pontos turísticos de Ilha Grande com grande destaque. 

A trilha para chegar à queda d’água parte da Praia da Feiticeira e é bem tranquila, se você já tiver familiaridade com trekking. O percurso é de nível médio e dura cerca de 40 minutos. No caminho, subidas, trechos de mata fechada e vegetação rala podem se tornar um desafio, mas o esforço vale muito a pena. 

Após o fim da caminhada, prepare-se para se surpreender com o espetáculo de aproximadamente 15 m de altura, que é a Cachoeira da Feiticeira. Ali também se reúnem aventureiros que praticam rapel nas pedras úmidas. Uma alternativa divertida para quem busca se refrescar de uma maneira mais radical. 

Cachoeira dos Escravos (Poção)

Além de uma paisagem de tirar o fôlego, o Circuito do Abraão oferece aos viajantes muitos outros atrativos, como a rica fauna e flora da Mata Atlântica. O Poção, conhecido também como Cachoeira dos Escravos, é um paraíso natural em meio à vegetação verde e intocada. 

O lago da cachoeira tem água cristalina e profundidade de cerca de 6 m. O escorregador, de pedra, deságua na piscina natural, garantindo um banho refrescante após a longa caminhada. A trilha de acesso é tranquila e parte da Praia Preta. Lembre-se de sempre recolher seus resíduos e deixar o local da maneira que encontrou.

O que fazer em Ilha Grande: lagoas

O mar calmo e sem ondas cria piscinas naturais quentes e muito gostosas. Entre as diversas opções de o que fazer em Ilha Grande, não deixe de fora as lagoas, que durante a maré baixa atraem diversos peixinhos coloridos que fazem a alegria da criançada. As duas lagoas mais visitadas de Ilha Grande são:

  • Lagoa Azul
  • Lagoa Verde

Separamos algumas informações essenciais sobre cada uma delas e como fazer para conhecê-las. 

Lagoa Azul 

Apesar de o nome lembrar o famoso filme da Sessão da Tarde, a Lagoa Azul de Ilha Grande é uma piscina natural com fundo arenoso, formada por algumas rochas e com as águas em um tom de azul bem forte. 

Localizada entre duas outras ilhas na região histórica de Freguesia de Santana, ela é um conjunto geográfico da Ilha dos Macacos, cuja extremidade norte é o ponto da Ilha Grande mais próximo do continente. 

Bem pertinho dali, você encontra outras praias incríveis: Grumixama, Baleia, Freguesia Sul e Norte, que podem enriquecer a programação do seu dia. Do local, inclusive, partem muitos passeios divertidos, que você pode fazer com a sua família.

As embarcações ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar, praticar snorkel ou alimentar os peixinhos com miolo de pão. Os preços variam de acordo com as agências de turismo e devem ser consultados com antecedência.

O que fazer em Ilha Grande: pontos turísticos e passeios | Lagoa Azul | Conexão123

A Lagoa Azul é um dos pontos turísticos de Ilha Grande

Lagoa Verde

Essa lagoa é rasa, com água em tons de verdes, daí o nome de um dos destaques da costa noroeste de Ilha Grande. Assim como a Azul, a Lagoa Verde é um apelido turístico, pois lá é um dos poucos locais onde são encontrados corais esverdeados. O nome oficial é Ilha Longa. 

A fauna marinha é vasta e encanta os visitantes que assistem aos animais nadando. Durante a maré alta ou em nível normal, a lagoa fica um pouco separada da Ilha Grande, porém, quando as águas baixam um pouco, é possível ver a faixa estreita de areia e pedra que liga os territórios.

O Mirante Lagoa Verde é um outro ponto turístico de Ilha Grande que merece ser visitado. Para chegar à atração, é preciso ir até a Praia da Longa e pegar uma trilha. Do alto do observatório, você vai se encantar com as lindas vistas: Praia da Cachoeira, Praia de Araçatiba e até mesmo uma parte de Paraty.  

O que fazer em Ilha Grande: passeios

Os passeios em Ilha Grande são ligados à natureza e te aproximam ainda mais da biodiversidade local. As embarcações se atracam nas praias mais visitadas ou em pontos onde existem muitos animais marinhos, e é permitido descer, nadar e até mesmo praticar esportes aquáticos.

Passeios de barco em Ilha Grande 

Para conhecer os melhores pontos turísticos de Ilha Grande, além das praias e lagoas, os passeios de barco e lancha são as melhores alternativas, devido à praticidade e à rapidez. 

Os tours de lancha, apesar de serem os mais buscados, são caros. O valor por pessoa pode custar cerca de R$ 350. Em razão da grande procura, principalmente durante a alta temporada, os grupos costumam ser preenchidos bem rápido. Então, o ideal é fechar o seu pacote antes de chegar à Ilha Grande. Já os passeios de barco custam entre R$ 130 e R$ 160.

O que fazer em Ilha Grande: pontos turísticos e passeios | Passeio de barco Vila do Abraão | Conexão123

Da Vila do Abraão, lugar com melhor infraestrutura turística da Ilha Grande, partem a maioria dos passeios de barco da região

A maioria dos passeios parte da Vila do Abraão, porém existem opções para quem está hospedado em Araçatiba. Os barcos costumam sair entre 9h e 11h, e o retorno costuma ser no meio da tarde, depende muito da rota escolhida. As lanchas e barcos dispõem de cooler com gelo, e os turistas podem colocar suas bebidas preferidas para gelar. Além disso, frutas refrescantes e água também são disponibilizadas. 

A pausa para o almoço é combinada com os tripulantes e costuma acontecer nos restaurantes à beira-mar da Ilha Grande. Nos cardápios, opções de pratos variados, com frutos do mar, peixes e crustáceos. Os preços são acessíveis e acompanham a média dos demais lugares para comer em Ilha Grande. 

E aí? Que tal começar a planejar a sua viagem à Ilha Grande e tirar um tempo para relaxar em meio à natureza? A 123milhas conta com as melhores condições de passagem, hospedagem e até mesmo aluguel de carro.

RESPOSTAS123

Você não pode deixar de conhecer as duas lagoas mais visitadas de Ilha Grande:

  • Lagoa Azul
  • Lagoa Verde

Aproveite os três dias em Ilha Grande para fazer tours pelas praias paradisíacas da região:

  • Praia da Feiticeira
  • Praia Vermelha
  • Praia dos Dois Rios