Lugares para conhecer

Saint Patrick’s Day: como é comemorado ao redor do mundo

16 de março de 2023

O Saint Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, é comemorado anualmente em 17 de março. A festividade é uma homenagem ao santo padroeiro da Irlanda, e com o passar do tempo tornou-se também um momento no qual as pessoas, em qualquer parte do mundo, se reúnem para comemorar a rica cultura irlandesa.

Mas como será que esse dia é celebrado nos diferentes lugares do planeta? O Conexão123 traz destinos nacionais e internacionais onde é realizada essa homenagem a São Patrício. Vamos lá?

Você vai ler sobre

Saint Patrick’s Day 

O Saint Patrick’s Day é um dos dias mais importantes para a cultura irlandesa. Sua origem remonta ao século V, quando o apóstolo Patrício, um missionário cristão, foi escolhido como responsável por introduzir o cristianismo na Irlanda. Ele ficou conhecido por ter usado o trevo de três folhas como um símbolo para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos.

Embora o Saint Patrick’s Day seja um feriado religioso, a data também é celebrada como uma festa cultural em todo o mundo, especialmente em países com grande população de imigrantes irlandeses. 

O Saint Patrick’s Day é um momento para celebrar a cultura irlandesa e suas tradições. Muitas pessoas cozinham pratos típicos irlandeses, como o corned beef e o chá da tarde irlandês. Além disso, as pessoas se divertem com amigos e familiares, e uma boa cerveja não pode faltar.

Saint Patrick’s Day: como é comemorado ao redor do mundo | Boiled Dinner | Conexão123

Durante as celebrações de Saint Patrick’s Day, o boiled dinner, prato típico irlandês, é servido em ceias

Em suma, o Saint Patrick’s Day é um feriado que celebra a cultura irlandesa e a vida e obra de Saint Patrick. Embora tenha raízes religiosas, ela se tornou uma grande festa em todo o mundo.

Destinos internacionais que celebra-m o Saint Patrick’s Day

O Saint Patrick’s Day é uma das celebrações mais importantes da Irlanda, mas é também um dia comemorado em todo o mundo. Muitos lugares aderem às festividades, oferecendo uma experiência única para os visitantes. Vamos conhecer?

Irlanda

É claro que a lista de destinos internacionais que celebram a festa precisava começar pela Irlanda!

Durante o Saint Patrick’s Day, o país se transforma em um mar de verde, com muitas pessoas vestindo roupas e acessórios tradicionais. As ruas são decoradas com bandeiras e balões, enquanto os pubs e restaurantes oferecem pratos típicos da culinária irlandesa, como o famoso “corned beef and cabbage” e a tradicional “Guinness”, cerveja escura muito popular na Irlanda. 

A música também é uma parte importante da celebração, com bandas locais tocando músicas tradicionais irlandesas em pubs e festivais.

Uma das tradições mais populares durante o Saint Patrick’s Day é o desfile, com carros alegóricos, dançarinos e músicos desfilando pelas ruas de diversas cidades. Além disso, há muitas outras atividades que acontecem na semana do Saint Patrick’s Day, como competições de dança e de música irlandesa, jogos tradicionais e shows.

Dublin é um dos principais destinos para celebrar o Saint Patrick’s Day na Irlanda. A cidade é famosa por suas comemorações animadas e alegres durante a semana do padroeiro. O primeiro desfile do Saint Patrick’s Day em Dublin ocorreu em 1931, e desde então a cidade tem sido um importante centro das celebrações.

Na capital irlandesa, o Temple Bar e a Grafton Street tornam-se grandes palcos para apresentações de música e dança. Os amantes da história podem visitar a Catedral de Saint Patrick, onde estão as

relíquias do santo padroeiro da Irlanda. Os preços variam de acordo com a programação, mas grande parte dos eventos é gratuita.

Destinos internacionais que celebram o Saint Patrick's Day - Dublin | Temple Bar | Conexão123

Comemore o espírito de St. Patrick’s em Dublin, onde a diversão nunca para | Foto: Divulgação

Estados Unidos 

O Saint Patrick’s Day também se tornou muito popular nos Estados Unidos. A festa teve início nos EUA no século XIX, quando imigrantes irlandeses começaram a celebrar suas tradições no país. De acordo com dados do censo norte-americano realizado em 2019, mais de 30 milhões de estadunidenses declararam ter ascendência irlandesa, quase 10% da população total dos EUA.

Durante as comemorações do Saint Patrick’s Day nos Estados Unidos, é comum ver pessoas vestindo roupas verdes e adereços característicos, como chapéus de Leprechaun e trevos de três folhas. 

A festividade ocorre em diversas cidades americanas, especialmente nas que têm uma grande população de descendentes irlandeses, como Nova York, que celebra o Saint Patrick’s Day com muita animação e entusiasmo. As comemorações na metrópole começaram em 1762, quando um grupo de soldados irlandeses realizou uma parada para celebrar o feriado. Desde então, o desfile do Saint Patrick’s Day em Nova York se tornou um dos maiores e mais famosos do mundo.

O tradicional cortejo costuma percorrer a Fifth Avenue, começando na 44th Street e terminando na 79th Street. É um grande evento, com muitas pessoas vestindo roupas e acessórios verdes, dançarinos, bandas e carros alegóricos. Além disso, muitos pubs e restaurantes da cidade oferecem menus especiais e bebidas típicas irlandesas.

Destinos internacionais que celebram o Saint Patrick's Day - Nova York | 5th Avenue | Conexão123

Desfile do St. Patrick’s Day em Nova York na 5th Avenue no ano de 2017

O Empire State Building, por exemplo, é iluminado de verde durante a semana da festa.

Austrália 

O Saint Patrick’s Day é comemorado em diversas partes do mundo, e na Austrália não é diferente. A celebração começou a ser realizada na década de 1810, quando muitos imigrantes irlandeses se estabeleceram no país. Desde então, o dia é celebrado com muita intensidade.

Durante as comemorações do Saint Patrick’s Day na Austrália, a população se veste de roupas verdes e participa de desfiles, com muita música e dança irlandesa. Várias cidades australianas não abrem mão da festa, principalmente onde existem muitos descendentes de irlandeses, como Sydney, que celebra a data com muita cerveja.

Destinos internacionais que celebram o Saint Patrick's Day - Sydney | Carro alegórico em Sydney | Conexão123

Os carros alegóricos encantam a cidade durante o St. Patrick’s Day em Sydney

A vibração do St. Patrick’s Day em Sydney acontece principalmente no bairro de The Rocks, onde muitos pubs e bares oferecem bebidas típicas e música ao vivo. O grande desfile que atravessa as ruas da cidade não pode faltar, com carros alegóricos, dançarinos e muita alegria.

A tradição de pintar o rosto de verde e vestir roupas e acessórios nas cores da bandeira da Irlanda é comum em Sydney durante o St. Patrick’s Day. A cidade um ótimo destino para quem quer celebrar o feriado de forma divertida.

Em Sydney, também acontece o Irish Festival durante as comemorações do St. Patrick’s Day. 

O festival é realizado na região de Darling Harbour, um dos principais pontos turísticos da cidade, e inclui diversas atividades, como danças folclóricas, apresentações musicais, barracas de comida típica irlandesa e muita cerveja verde para celebrar a data.

O evento costuma atrair uma grande quantidade de pessoas e é uma das principais atrações do St. Patrick’s Day em Sydney.

Destinos nacionais que celebram o Saint Patrick’s Day 

Apesar de não ser um feriado nacional, a celebração do Saint Patrick’s Day começou a ganhar espaço no Brasil nos últimos anos, principalmente em grandes cidades turísticas. Com eventos que vão desde desfiles até festas temáticas em bares e pubs, as cidades brasileiras oferecem diversas opções para quem quer aproveitar o dia com muita animação ao estilo irlandês.

São Paulo

Existe muita alegria no Saint Patrick’s Day comemorado em São Paulo. A cidade conta com diversos locais para celebrar, como bares e pubs temáticos, que oferecem comidas típicas e cervejas especiais. A região da Vila Madalena, por exemplo, é conhecida por ter vários bares irlandeses.

A Parada Saint Patrick’s Day em São Paulo acontece na região da Consolação e conta com grupos musicais, danças típicas, além de muitas pessoas vestidas de verde e com acessórios temáticos.

Rio de Janeiro

O Saint Patrick’s Day também é muito comemorado no Rio de Janeiro, cidade conhecida pela sua animação. Diversos bares e pubs espalhados pela cidade preparam uma programação especial para o dia. A região da Lapa é um dos principais locais onde acontecem as festividades, com muitos bares com decoração temática e festas.

Há outros eventos irlandeses no Rio, como o famoso Irish Festival, que acontece no Downtown, na Barra da Tijuca, com música ao vivo, apresentações de dança típica e muita cerveja irlandesa. 

E a tradicional parada não fica de fora da Cidade Maravilhosa, na qual muitas pessoas desfilam vestidas de roupas verdes e acessórios temáticos.

Destinos nacionais que celebram o Saint Patrick's Day - Sydney | Homens celebrando o Saint Patrick's Day no Rio de Janeiro | Conexão123

Em alguns estados brasileiros, como no Rio de Janeiro, os amantes do feriado de Saint Patrick’s Day se reúnem para celebrar a data

Curitiba

Como vocês já perceberam, Saint Patrick’s Day é comemorado em diversas partes do mundo, inclusive em Curitiba, capital do Paraná. O dia é celebrado em toda a cidade, incluindo bares, pubs e restaurantes que oferecem cardápios temáticos, como pratos com carne de cordeiro e cervejas especiais.

A festa é bastante animada e costuma atrair um grande número de pessoas vestidas com as cores verde e branco, da bandeira da Irlanda. Os principais locais de comemoração são a Rua São Francisco, conhecida por abrigar diversos bares e pubs, e o bairro Batel, que concentra vários estabelecimentos gastronômicos.

Algumas instituições e organizações também promovem eventos especiais para celebrar o dia, como desfiles de carros alegóricos, apresentações musicais e danças típicas. 

Belo Horizonte 

A primeira edição do St. Patrick’s Day em Belo Horizonte foi em 2007, idealizada e organizada pelo BH Rugby, clube fundado em 2003, e ocorreu em um pub irlandês no bairro de Savassi. Não demorou muito para a celebração ganhar as ruas e se tornar o maior St. Patrick’s Day do Brasil.

Em 2011, quase 50 mil pessoas pintaram a Savassi de verde, naquele que foi considerado o maior festival de St. Patrick’s Day fora da Irlanda.

Além disso, alguns eventos especiais são organizados para celebrar o Saint Patrick’s Day, como desfiles e festivais de música, que atraem muitas pessoas. A festa é uma excelente oportunidade para se divertir e experimentar um pouco da cultura irlandesa em Belo Horizonte.

Depois de alguns anos de sentida ausência, a Gás Produtora traz de volta a BH um dos eventos mais queridos da cidade: o St. Patrick’s Day, tradicional festa irlandesa que ficou marcada no calendário cultural da capital mineira por seu agito, beleza e diversidade.

Marcado para o dia 18 de março de 2023, o St. Patrick’s Day vai mexer com a cidade, com muita cerveja verde, comidas típicas da gastronomia gaélica, drinks especiais e muita, muita música!

Gostou de conhecer como o St. Patrick’s Day é comemorado ao redor do mundo?

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Vamos?