Lugares para conhecer

Tem que conhecer em São Luís do Maranhão

18 de novembro de 2021

Cidade de muitos encantos, a capital maranhense é sinônimo de exuberância histórica e singularidades marcantes. São Luís guarda um dos maiores Patrimônios Históricos do Brasil. E neste texto, mapeamos tudo o que você tem que conhecer em São Luís do Maranhão.

Primeiro, a capital maranhense foi fundada por franceses, tanto que seu nome é em homenagem a um rei daquele país.. Depois, invadida por holandeses e conquistada por portugueses. Quem vai para lá sabe: lindos azulejos, aplicados cuidadosamente nos casarões, refletem a história e a cultura do lugar.

A ilha também é conhecida como a “jamaica brasileira” por sua peculiar afeição ao ritmo do reggae, muito difundido entre os moradores da cidade. Quer saber mais? Venha descobrir os pontos mais interessantes que você tem que conhecer em São Luís do Maranhão!

Museu do Reggae

O Museu do Reggae em São Luís é o segundo do mundo dedicado ao gênero musical jamaicano. Inaugurado em 2018, ele tem o objetivo de trazer ainda mais para perto a identidade desse som que conquistou os maranhenses.

Por lá são quatro ambientes repletos de memória e cultura do reggae na capital e no mundo!

As salas guardam vinis e radiolas antigas, reproduzem obras audiovisuais da trajetória do reggae e exibem exposições sobre o ritmo no Brasil. Também dedicam uma área exclusivamente para contar sobre a tribo de Jah. Enquanto a área externa é onde acontecem festas com muita música e danças.

Gigantescos painéis com ícones do reggae e um aconchegante café que atraem os olhares do lado de fora para esse lugar único que você tem que conhecer em São Luís do Maranhão!

De acordo com a prefeitura da cidade, o estilo de dançar “reggae agarradinho” pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Maranhão em breve. Merece demais, né!?

Fãs de Bob Marley e afins do Brasil vêm a São Luís para conhecer o Museu do Reggae.

Casa do Maranhão

A chamada Casa do Maranhão é um importante museu folclórico de São Luís, que fica em um edifício construído por Francisco Gonçalves dos Reis, entre 1871 e 1873. A impressionante edificação tem mais de três mil metros quadrados e ocupa a quadra inteira na região de Praia Grande.

A construção em estilo neoclássico da Casa do Maranhão foi restaurada em 2014.
Créditos: Divulgação / O Imparcial.

Lendas, tradições, folclore e muitas histórias estão expostas no piso superior do espaço. O acervo concentra fotografias, textos, instrumentos musicais e vestimentas da história e da cultura maranhense. Também ocorrem mostras de vídeo e reproduções musicais no local.

Os trajes típicos da Festa de São João (Bumba meu boi) estão expostos na Casa do Maranhão.
Créditos: Reprodução / Viajento.

Teatro Arthur Azevedo

Principal teatro de São Luís, a casa de espetáculos Arthur Azevedo tem um dos interiores mais bonitos do Brasil, idealizado durante a era de ouro do ciclo do algodão. A estrutura externa também chama bastante atenção com suas paredes em tons rosados e fachada para a Rua do Sol.

O nome do teatro homenageia o jornalista e teatrólogo Arthur Azevedo, fundador da Academia Brasileira de Letras.
Créditos: Reprodução / Flickr (Marcus Soares).

Na lista dos 16 teatros mais importantes do Brasil, o espaço tem capacidade para 756 pessoas sentadas entre as galerias, camarotes e plateia. As apresentações variam com musicais, peças teatrais, danças, entre outras sessões especiais.

É um espetáculo arquitetônico que você tem que conhecer em São Luís do Maranhão!

Catedral da Sé

A majestosa Catedral da Sé, no centro histórico de São Luís, presta homenagem a Nossa Senhora da Vitória, protetora dos portugueses na Batalha de Guaxenduba contra o exército francês. Por isso, também, ela é chamada de Igreja de Nossa Senhora da Vitória ou Catedral de São Luís, edificada por jesuítas em 1690.

Esse importante monumento da capital do Maranhão surpreende visitantes com uma belíssima arquitetura em estilo neoclássico e uma esplêndida fonte d’água. Lá também fica bem próximo da famosa Rua Portugal, repleta de azulejos portugueses nas fachadas dos casarões e dos edifícios.

O lugar é muito frequentado e serve como um lindo ponto para se fazer ensaios fotográficos e ainda dar uma fugidinha do calor no centro da cidade.

Mercado das Tulhas

O Mercado das Tulhas fica localizado na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

O popular Mercado ou Casa de Tulhas em São Luís é onde você tem que ir para conhecer os produtos típicos da região maranhense. Cuxá, Bacuri, cachaça temperada, torta de caranguejos, entre outras delícias saborosas e artesanatos dessa terra!

Típicos camarões maranhenses no Mercado das Tulhas.

Mas ainda o recomendado é escolher visitar o mercado durante o final de semana, pois é quando costumam acontecer festas de reggae e rodas de samba!

Ainda, os restaurantes dessa área são repletos de opções gastronômicas maranhenses por um preço bem acessível.

Cachaçaria do Batista

Se tem um lugar que desperta o lado boêmio de qualquer um em São Luís do Maranhão é a Cachaçaria do Batista!

Em um simples e aconchegante espaço no centro histórico, o comerciante Gonçalo Batista de Sousa oferece cerca de 120 variedades de garrafas da original cachaça temperada maranhense.

Enfim, frutas, ervas, raízes e cascas de todo tipo, incluindo a famosa Cachaça Tiquira (mandioca e tangerina) enriquecem de sabor o paladar de quem passa pela ilha.

O espaço também é excelente para vivenciar o dia a dia dos moradores de São Luís e entender de perto a cultura do local. Muitas histórias e boa conversa esperam você por lá!

Praia do Calhau

A praia mais bonita da capital maranhense! Assim é conhecida a Praia do Calhau, em São Luís do Maranhão. Com seu belo horizonte na “Avenida Litorânea” e opções de quiosques e restaurantes para todos os gostos, o lugar é muito visitado. Em época de grande calor costuma encher bastante.

Dunas e coqueiros compõem a paisagem deste cantinho com uma das faixas de areia mais largas de toda a ilha!

A dica dos frequentadores é conhecer o “Mirante da Litorânea” e também aproveitar os shoppings próximos para realizar boas compras.

E aí, bateu aquela vontade de arrumar as malas e conhecer tudo isso na capital do Maranhão com a 123Milhas? Confira também o que você tem que comer em São Luís do Maranhão e não perca nadinha.