Turismo sustentável cresce no gosto popular
Turismo sustentável continua sendo uma oportunidade que beneficia comunidades locais, o meio ambiente, viajantes e todos os profissionais que atuam no setor. Você sabia que a prática tem ganhado cada vez mais adeptos?
Você vai ler sobre
Crescimento do turismo sustentável
Recentemente, o grupo Expedia Group Media Solutions lançou uma pesquisa que tem como objetivo fazer um estudo sobre a sustentabilidade no contexto das viagens a nível mundial. Ao todo, 90% dos consumidores buscam por opções sustentáveis ao adquirir um produto turístico.
De acordo com a pesquisa, 70% dos viajantes estão dispostos a abdicar de alguns confortos para que a viagem aconteça de uma forma mais sustentável. Três em cada quatro viajantes preferem optar por um destino, transporte e hospedagem que valorize a comunidade local, mesmo que isso signifique pagar mais caro.
Além disso, metade dos viajantes quer saber mais informações sobre turismo sustentável nos destinos, de forma mais acessível e clara. Sendo que a recomendação de restaurantes locais e transporte de baixo impacto ambiental, são as mais buscadas.
Por exemplo, muitas pessoas buscam por restaurantes veganos e vegetarianos pelo mundo ao montar um roteiro baseado no turismo e meio ambiente com impactos positivos para a sustentabilidade.
“Viajantes estão procurando minimizar suas pegadas no meio ambiente enquanto viajam, enquanto realizam impactos positivos nos destinos e comunidades visitadas”, comenta o vice-presidente da Expedia Group, Aditi Mohapatra (tradução livre).
Turismo sustentável no Brasil
O Brasil é um dos países que mais tem possibilidade de explorar o turismo sustentável, baseado em três pilares principais: sociedade, meio ambiente e economia.
A Fundação Green Destinations destacou cidades brasileiras, como Bombinhas e Tibau (RN), entre os 100 principais locais turísticos sustentáveis do mundo. Além disso, o mapa “Turismo Sustentável no Brasil”, do governo federal, mostra várias iniciativas premiadas desse tipo de turismo. Desde 2012, mais de 70 projetos foram reconhecidos.
Exemplos de destinos sustentáveis no Brasil
São vários os exemplos de lugares no Brasil que têm a possibilidade de uso sustentável por meio do turismo. Até porque, o país possui uma infinidade de belezas naturais, culturas locais ricas e comunidades milenares.
E ainda, por mais que haja uma diferença entre turismo sustentável e ecoturismo, os conceitos se complementam. Na prática, os viajantes que procuram por turismo sustentável acabam se deparando com o ecoturismo pelo caminho. Podemos citar como principais destinos para ecoturismo no Brasil:
- Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul, eleito, em 2013, como o destino mais sustentável do planeta;
- Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, possuem lugares para se hospedar que foram reconhecidos por suas ações sustentáveis;
- Reserva Mamirauá, no Amazonas, é uma região de preservação que abrange seis municípios com atividades voltadas para o ecoturismo no Brasil;
- Tibau do Sul, situada no Rio Grande do Norte, é destaque mundial como um destino turístico sustentável, principalmente por conta do Santuário Ecológico de Pipa;
- Vale do Ribeira, em São Paulo, o Circuito Quilombola Paulista faz a integração de sete comunidades locais.
Viagens pautadas na sustentabilidade têm crescido nos últimos tempos. Conheça as belas paisagens naturais e as riquezas culturais das comunidades com a 123milhas.