Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebe selo verde por práticas socioambientais
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Green Airport Recognition, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires, capital da Argentina.
O aeroporto foi reconhecido por suas iniciativas sustentáveis nas áreas de eficiência energética e reúso de água, assim como pelo seu sistema de climatização.
Quer saber mais sobre sustentabilidade no Aeroporto Internacional de BH? Confira no Conexão123!
Você vai ler sobre
- Aeroporto Internacional de BH é o sétimo mais movimentado do Brasil
- Aeroporto Internacional de Belo Horizonte: reaproveitamento de águas pluviais reduz consumo de energia
Aeroporto Internacional de BH é o sétimo mais movimentado do Brasil
O Aeroporto Internacional de Confins, coordenado pelo Grupo CCR, é o principal de Minas Gerais. Está situado a 39 km de Belo Horizonte, sendo o sétimo aeroporto mais movimentado do país, recebendo mais de 30 mil passageiros diariamente. Confira aqui os dez aeroportos mais pontuais do Brasil.
Um dos destaques entre as ações voltadas para a sustentabilidade no terminal é seu sistema de climatização, que passou por uma inovadora reforma. As intervenções representaram um ganho de eficiência do sistema de refrigeração de até 30% e uma redução do consumo de energia da Central de Água Gelada, no horário de pico, de até 70%.
Kleber Meira, o CEO da BH Airport, concessionária que opera e administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, esteve presente no evento e ressaltou a honra de ver o aeroporto ser novamente reconhecido quando o assunto são ações sustentáveis. “As práticas ambientais são uma realidade aqui, assim como a sustentabilidade é um importante pilar estratégico. Nossa felicidade é redobrada pelo reconhecimento como Aeroporto Verde”, afirmou Meira.
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte: reaproveitamento de águas pluviais reduz consumo de energia
O novo sistema de climatização também é sinônimo de economia no consumo de água, pois está ligado ao conjunto de reaproveitamento de águas pluviais. Sua estrutura tem capacidade para armazenar 2.352 m³ de água da chuva, que pode ser utilizada como reposição para o mecanismo de climatização..
A infraestrutura é composta por duas Centrais de Água Gelada, instaladas no Terminal de Passageiros 1 e no Terminal de Passageiros 2, equipadas com grandes reservatórios de termo acumulação capazes de armazenar um total de até 4 milhões de litros de água gelada, para utilização nos horários de maior consumo de energia elétrica, possibilitando o desligamento de motores elétricos.
Outro projeto no Aeroporto Internacional de BH viabiliza o reaproveitamento de águas pluviais. O volume é direcionado para reservatórios enterrados e, em seguida, para o reservatório elevado de água de reuso.
Para quem vai viajar saindo do terminal de Confins, deixar o carro dentro do aeroporto é mais seguro e prático. E você sabia que clientes 123milhas têm descontos exclusivos no estacionamento do Aeroporto Internacional de BH? A parceria entre a BH Airport e a 123milhas garante 15% a mais de desconto nos preços praticados online, para quem acessar a plataforma pelo link disponibilizado aqui.
Agora que você já sabe que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte manda muito bem nas práticas ambientais, que tal concretizar aquela tão sonhada viagem? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.