Celebrando o Dia Mundial da Astronomia: conheça quatro observatórios fascinantes
O dia 8 de abril é o Dia Mundial da Astronomia. A celebração reforça a importância de uma das ciências mais antigas elaborada pelos seres humanos, que estuda a imensidão do espaço sideral. E para comemorar o Dia Mundial da Astronomia de 2023, o Conexão123 elencou quatro grandes observatórios pelo planeta. Bora conferir?
Conheça com o Conexão123
- História da Astronomia
- O que é um observatório?
- Quatro grandes observatórios no mundo
- Observatório Griffith, na Califórnia
- Observatório Real de Greenwich, em Londres
- Observatório Paranal, no Deserto de Atacama
- Terraço Astronômico, em Belo Horizonte
- Dica extra: Kennedy Space Center Visitor Complex, em Cabo Canaveral
História da astronomia
A astronomia é uma ciência que observa e estuda sistematicamente o universo sideral e os corpos celestes, incluindo planetas, estrelas, cometas, galáxias e nebulosas.
A história da astronomia remonta há milhares de anos. Os antigos egípcios, babilônios, gregos e chineses fizeram importantes contribuições a esse campo do conhecimento, como a criação de calendários precisos e a observação de fenômenos astronômicos, como eclipses e o movimento dos planetas.
Durante a Idade Média, essa ciência foi fortemente influenciada pelas ideias de Aristóteles e do cristianismo. No entanto, com o Renascimento, ela passou a ser percebida de outra maneira, e Copérnico e Galileu revolucionaram a astronomia ao demonstrarem que a Terra não é o centro do universo, mas, sim, um planeta em órbita ao redor do Sol.
A astronomia avançou com a criação e o aprimoramento de telescópios, permitindo a descoberta de novos planetas, estrelas e galáxias. A Teoria da Relatividade de Albert Einstein trouxe novas ideias sobre a gravidade e a estrutura do universo, enquanto a exploração espacial nos levou a descobrir novos planetas, luas e outros corpos celestes.
Hoje, a astronomia continua a ser uma área emocionante e em constante evolução, com novas descobertas sendo feitas regularmente.
O que é um observatório?
Observatório, segundo o dicionário da Academia Brasileira de Letras, é uma edificação própria para se fazer observações astronômicas ou meteorológicas.
Observatórios astronômicos são espaços voltados para atividades de astronomia que envolvem ensino e pesquisa, e também podem funcionar como locais para visitantes “enxergarem” o céu de forma inesquecível, com auxílio de telescópios e outras ferramentas.
Quatro grandes observatórios no mundo
Que tal agora conhecer quatro grandes observatórios astronômicos no mundo? Então siga com a leitura no Conexão123!
Observatório Griffith, na Califórnia
O Observatório Griffith, localizado em Los Angeles, na Califórnia, é um dos locais mais populares para se observar o céu noturno. Os visitantes podem olhar através de telescópios, ver exposições e shows ao vivo.
Uma das atrações mais populares é o Planetário Samuel Oschin. Inaugurado em 1935, foi pioneiro em programas sobre viagens espaciais e inovações em efeitos especiais. O local conta com tecnologia de ponta, incluindo o projetor Zeiss Star, um sistema computadorizado que oferece a visão detalhada do céu noturno, repleto de estrelas, e pode mostrar como era o céu em qualquer momento da história da humanidade.
É possível também visitar exposições interativas, incluindo a “Edge of Space”, que mostra elementos do universo que vêm do espaço para a Terra ou que foram adquiridos por meio da exploração espacial.
O observatório é público e disponibiliza telescópios de alta qualidade para que os visitantes tenham a oportunidade de ampliar sua perspectiva do mundo.
Endereço: Griffith Observatory, 2800 East Observatory Road Los Angeles
Horário: de terça a sexta, das 12h às 22h, e sábados e domingos, das 10h às 22h.
A entrada no observatório é gratuita, mas há taxas de estacionamento e custos de ingressos para o Planetário Samuel Oschin.
Observatório Real de Greenwich, em Londres
O Observatório Real de Greenwich é um dos locais imperdíveis para quem visita Londres. Ele oferece uma vista privilegiada da capital inglesa e é ali que passa o famoso Meridiano de Greenwich, a linha imaginária que divide os hemisférios leste e oeste da Terra.
Uma de suas atrações é o Grande Telescópio Equatorial, o maior de seu tipo no Reino Unido. O aparato foi inaugurado em 1893 e continua sendo uma das celebridades do observatório. Ele foi originalmente projetado para ser usado em astrofotografia, no entanto, rapidamente se tornou vital para a pesquisa sobre estrelas duplas.
O local também conta com o Peter Harrison Planetarium, onde ocorrem eventos, oficinas familiares e shows (com opções para todas as idades) e até mesmo workshops diurnos e cursos de astronomia.
Endereço: National Maritime Museum, Greenwich
Horário: das 10h às 17h, última entrada às 16h15.
Os shows do planetário e os ingressos para o Observatório Real devem ser reservados separadamente.
Observatório Paranal, no Deserto de Atacama
Localizado no deserto de Atacama, no Chile, 2.635 metros acima do nível do mar, o Observatório Cerro Paranal é uma instalação gerenciada pelo Observatório Europeu do Sul (ESO). Abriga vários telescópios de classe mundial; entre eles estão o Very Large Telescope e o Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy.
O Observatório Cerro Paranal oferece uma visão única do céu do deserto de Atacama, ambiente que é considerado um dos melhores lugares do mundo para a observação astronômica, já que é a área com maior pureza atmosférica do hemisfério sul.
O tour começa pela exposição que explica sobre o observatório e a astronomia. Em seguida, um ônibus vai até o topo do Cerro Paranal e entra na cúpula de um dos telescópios principais, que proporciona vistas gloriosas do espaço e dos corpos celestes.
E, por fim, um passeio no interior da famosa Residência Paranal. (A ordem das etapas descritas podem variar dependendo do número de pessoas no passeio). É uma experiência imperdível para os entusiastas que amam turismo astronômico e para aqueles que desejam aprender mais sobre o universo.
Endereço: Cidade de Antofagasta
Horário: das 9h45 às 17h, última entrada às 16h15.
As visitas guiadas são oferecidas todos os sábados do ano e são gratuitas, mas a inscrição no site da ESO é obrigatória, pois a lotação é limitada.
Terraço Astronômico em Belo Horizonte
O Brasil também conta com observatórios de ponta, como o Terraço Astronômico, localizado no quinto andar do Espaço do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, que oferece uma experiência imersiva no mundo da astronomia.
O Terraço Astronômico permite que os visitantes observem o céu por meio de telescópios. As observações noturnas têm início às 19h e término às 20h45, aos sábados, com a distribuição de 105 senhas, a partir das 17h30, gratuitamente. As observações solares ocorrem aos domingos, das 11h às 12h45, com distribuição de 70 senhas, a partir das 10h.
Mas a experiência não para por aí! Com equipamentos avançados e inovadores, como o sistema digital Spacegate Duo e o projetor Skymaster ZKP4, o planetário do museu oferece uma experiência multimídia incrível. Além das tradicionais projeções astronômicas, a cúpula pode ser utilizada para projeções de filmes em formato fulldome, proporcionando uma experiência grandiosa para o público.
A sala é equipada com climatização e confortáveis cadeiras reclináveis, comportando até 65 pessoas. Há sessões regulares disponíveis durante todo o dia. Endereço: Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte (MG)
Horário de funcionamento do Espaço do Conhecimento: Sábado das 10h às 21h; de terça a sexta e domingos, das 10h às 17h. Fechado nas segundas-feiras.
Dica extra: Kennedy Space Center Visitor Complex, em Cabo Canaveral
Se você é apaixonado por astronomia e deseja ir além da observação do espaço, já pensou em conhecer a NASA? O Kennedy Space Center é um complexo na Flórida, Estados Unidos, que faz com que os visitantes sintam como se estivessem explorando o cosmo. Ele é um dos principais pontos turísticos da região de Orlando.
No centro é possível realizar tours guiados e entender sobre missões icônicas, realizadas desde o início da exploração espacial. Os visitantes podem conhecer o Space Shuttle Atlantis e aprender como atracar e pousar um ônibus espacial da NASA com simuladores de treinamento.
Assista a diversos shows e exibições, como o Heroes & Legends, que conta a história dos pioneiros espaciais da NASA, ou faça uma excursão interna pelas instalações operacionais de voos espaciais no Kennedy Space Center Bus Tour. O complexo é um destino imperdível para quem é fascinado pela história da exploração espacial e sonha em realizar um astroturismo.
Os visitantes do Centro Espacial Kennedy também têm a oportunidade de observar lançamentos de foguetes de perto. O complexo, situado no Cabo Canaveral, é uma das maiores bases para a decolagem espacial da NASA. Foi de lá que saiu o primeiro voo levando astronautas à Lua, na famosa missão Apollo 11, em 1969, por exemplo.
A poucos quilômetros das plataformas de lançamento existem arquibancadas, que proporcionam aos espectadores uma oportunidade única de testemunhar o lançamento de foguetes e ônibus espaciais em direção ao espaço sideral.
Lembre-se de conferir o calendário de eventos dos próximos lançamentos para mais detalhes das opções de visualização disponíveis e informações sobre os ingressos para os lançamentos.
Endereço: Kennedy Space Center Visitor Complex, Space Commerce Way, Merritt Island
Horário: abre sempre às 9h, e o fechamento varia entre 17h e 18h, dependendo da época do ano.
Os ingressos são válidos por um dia, e é necessário a compra antecipada, pelo site oficial do local.
Gostou de conhecer destinos de astroturismo? Conte com a 123milhas para ver as estrelas de perto, acreditamos que viajar é para todos e por isso temos os melhores preços em pacotes de viagem, passagens aéreas e hotéis. Partiu?