Aniversário de Fortaleza: três curiosidades sobre a cidade
Fortaleza, capital do Ceará, completa mais um ano de história no dia 13 de abril. Nesta data, a cidade celebra seu aniversário com muita alegria e orgulho de suas raízes culturais.
Com uma rica diversidade de atrações turísticas, gastronomia, arte e belezas naturais, Fortaleza se consolida como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Para quem deseja conhecer a cidade e participar das comemorações, vale garantir sua passagem para Fortaleza e viver de perto toda a energia e hospitalidade cearense.
Para celebrar o aniversário de Fortaleza, o Conexão123 separou algumas curiosidades sobre o município. Vamos conferir?
Conheça com o Conexão123
História de Fortaleza
Fortaleza é a capital do Ceará e é o município do Nordeste com maior área de influência regional, pois, além de ser destaque quando o assunto é turismo, também se configura como um grande polo de fabricação e comércio de roupas.
E quando começou a história de Fortaleza? A cidade foi fundada oficialmente em 13 de abril de 1726, e sua população foi formada pelos colonizadores europeus, pelos descendentes de indígenas e africanos e também pela intensa migração interna no território cearense.
Batizado de “Loira desposada do Sol” pelo poeta Paulo Nery, o município já foi considerado um centro político nacional após os tempos de Brasil Colônia, quando a “capitania do Ceará” foi desmembrada da “capitania de Pernambuco”.
Curiosidades de Fortaleza
Se você é apaixonado por curiosidades e fatos interessantes sobre as cidades brasileiras, não pode deixar de conferir o que preparamos sobre a capital do Ceará.
Confira a seguir algumas curiosidades de Fortaleza.
Fortaleza tem o maior parque aquático da América Latina
O Beach Park, localizado à beira da Praia do Porto das Dunas, é uma das atrações mais icônicas do Ceará e motivo de orgulho para os fortalezenses. Considerado o maior parque aquático da América Latina, o complexo fica em Aquiraz, município que integra a região metropolitana de Fortaleza, a cerca de 27 km da capital cearense — cerca de 30 a 40 minutos de carro a partir do centro.
Inaugurado em 1985, o Beach Park é uma referência nacional em lazer e turismo, e completará 41 anos em 2026. Ao longo das décadas, o destino cresceu e se transformou em um verdadeiro resort à beira-mar, combinando diversão, conforto e sustentabilidade em uma estrutura de tirar o fôlego.
Hoje, o complexo ocupa mais de 200 mil m², área maior que o estádio do Maracanã, e abriga três resorts, um hotel, o parque aquático e o restaurante/beach club na orla. O parque utiliza cerca de 7,8 milhões de litros de água em suas atrações, distribuídas entre toboáguas radicais, áreas infantis e espaços de relaxamento.
Entre as experiências mais famosas está o lendário Insano, um toboágua de 41 metros de altura que oferece uma queda quase vertical, chegando a 105 km/h. Já quem prefere momentos tranquilos pode curtir a Correnteza Encantada ou as piscinas relaxantes, perfeitas para famílias e crianças.

Beach Park é uma ótima opção de passeio para quem está viajando em família!
Em 2025, o Beach Park segue inovando com atrações inéditas, como o Surreal, um gigante de 28 metros que combina quedas e subidas em um percurso de 77 segundos — além do novo espaço Parque Arvorar, dedicado à sustentabilidade e educação ambiental, que conecta lazer e natureza de forma única.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente online, com preços a partir de R$ 210 (adulto), enquanto o valor na bilheteria costuma ser R$ 320. Crianças com até 1 metro de altura, acompanhadas de um adulto pagante, têm entrada gratuita. O parque também oferece descontos para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e moradores do Ceará.
O horário de funcionamento é das 11h às 17h, diariamente, e a Vila Azul do Mar, área de acesso livre com lojas e apresentações culturais, funciona até as 22h durante a alta temporada.
Praia de Fortaleza é uma das mais visitadas do Brasil
A Praia do Futuro, em Fortaleza, é uma das cinco praias mais visitadas do Brasil, levantamento feito pela 123milhas em 2022.
Fica a cerca de 10 minutos da Avenida Beira Mar — a principal da cidade — e chama a atenção pelas luxuosas e bem equipadas barracas. Além de mesas, cadeiras, guarda-sóis e cervejas geladas, os estabelecimentos também oferecem um vasto cardápio, saunas, parque aquático, piscinas, parquinhos e esportes de areia. O recanto conta também com um espaço para shows.

A grande maquete do caranguejo é uma das atrações da Praia do Futuro
Como são muitas as barracas, cada pessoa tem a sua preferida! Entretanto, podemos citar algumas das que fazem mais sucesso atualmente:
- Crocobeach
- Chico do Caranguejo (não deixe de experimentar a famosa caranguejada!)
- Vira Verão
- Vila Galé
- Guarderia Brasil
- Itapariká
- Terra do Sol
O mar da Praia do Futuro tem tanto trechos com ondas mais fortes, que permitem a prática de esportes aquáticos, como surf e kitesurf, quanto partes mais tranquilas, onde são formadas piscinas naturais. A longa faixa de areia e a água esverdeada são complementos para a experiência ser maravilhosa.
Fortaleza sofreu forte influência francesa durante a chamada “Belle Époque”
Foi apenas a partir da segunda metade do século XIX que Fortaleza se tornou o principal núcleo urbano do Ceará. Da mesma forma que em outros locais, verificou-se um “afrancesamento” da capital nesse período, ou seja, uma forte influência cultural da França, tida na época como “civilizada e superior”.
Durante os anos 1910 e 1920, as grandes avenidas da cidade eram conhecidas por ‘boulevards’, inspiradas no termo francês. A atual Av. da Universidade, por exemplo, chamava-se Boulevard Visconde de Cauípe, sendo posteriormente chamada de Avenida Visconde de Cauípe, após decreto de 1937.
Mais antiga praça de Fortaleza, a Praça dos Mártires, também conhecida como Passeio Público, foi construída em 1890, já durante a ‘Belle Époque’, e sofreu influência francesa em sua arquitetura. O local, no século passado, era considerado a ‘Champs-Élysées’ da capital cearense, sendo bastante frequentado por famílias que iam passear trajando cartolas e outras vestimentas inspiradas na moda parisiense.
Uma curiosidade que poucos sabem: existia uma Torre Eiffel em Fortaleza. Acredite ou não, uma réplica em tamanho bem reduzido da famosa Dama de Ferro ficava em uma loja de partituras e instrumentos musicais, localizada na Rua Major Facundo.
A influência francesa ainda pode ser percebida em vários aspectos da cultura fortalezense, como na gastronomia, na música e nas artes. Na culinária, por exemplo, é possível encontrar pratos como o petit gâteau e o croissant, trazidos pelos franceses e adaptados à realidade local. Há muitas opções de restaurantes em Fortaleza para se deliciar.
Gostou de conhecer as curiosidades de Fortaleza? A 123milhas acredita que viajar é pra todos! Oferecemos as melhores opções de passagem, hospedagem, pacotes e aluguel de carros.