Dicas para o viajante

Turismo radical: quais são os melhores carros aventureiros?

25 de novembro de 2022

O seu estilo de viagem é radical? Se você tem espírito aventureiro, gosta de natureza e atividades desafiadoras, com certeza precisa ter pelo menos uma experiência com um carro 4×4 off-road!  Originário da língua inglesa, o termo pode ser traduzido, literalmente, como “fora da estrada”. 

Contudo, para que o deleite seja completo, é preciso um veículo que atenda às suas necessidades de aventura. Então, afinal, quais são os melhores carros aventureiros? O Conexão123 ajuda você nessa escolha, vamos lá? 

Você vai ler sobre

O que é turismo de aventura?

O turismo de aventura engloba qualquer viagem de lazer com e para a prática de esporte. E tem ganhado cada vez mais força entre aqueles que preferem estar em intenso contato com a natureza e gostam de adrenalina.

O objetivo da atividade é ter novas experiências naturais, culturais e físicas, diferentes das de outras viagens para descanso e lazer convencional.  

Turismo de aventura: quais são os melhores carros aventureiros? | Casal na praia | Conexão123

Os veículos SUV unem conforto, beleza e alta performance nos mais diversos terrenos

Vamos conhecer as modalidades mais comuns? 

  • Ecoturismo ou turismo de natureza — modalidade mais procurada pelos viajantes, as principais atividades vão desde explorar destinos naturais desconhecidos até visitar lugares conhecidos, onde a natureza é a atração principal (áreas de preservação, por exemplo).
  • Turismo de Esportes Radicais — como o próprio nome já indica, é caracterizado por testar limites emocionais e corporais e pela prática de esportes como bungee jumping, rafting, rapel, canoagem, arvorismo, entre outros. 

Se você optar por esse tipo de modalidade, é importante lembrar que os esportes radicais devem ser praticados sempre com o auxílio de um profissional especializado, combinado? 

Agora que você já entende um pouco mais sobre turismo de aventura, chegou o momento de escolher o carro ideal

O que são veículos aventureiros? 

Partiu aventura? Alta potência e design arrojado — essas são algumas das características que definem um carro aventureiro.

Carros aventureiros | Carro aventureiro | Conexão123

Carros aventureiros: versões de automóveis urbanos com visual modificado para conferir um aspecto mais robusto e diferenciado | Foto: Divulgação

Um veículo off-road deve estar preparado para situações adversas, como:

  • Lama
  • Erosões
  • Alagamento
  • Subidas e descidas íngremes, entre outros obstáculos

Esses carros fazem sucesso entre os apaixonados por adrenalina. Além dos modelos da categoria apresentarem um acabamento diferenciado, oferecem mais conforto e um maior espaço para as malas. Um grande diferencial também é ter tração nas quatro rodas, conhecida como tração 4×4.

Se você está preparado para muita emoção, com certeza precisará de um veículo off- road. Esse tipo de carro vai dar suporte e, principalmente, segurança.

Quais os melhores carros para turismo de aventura?

Para não passar nenhum perrengue, é extremamente importante escolher o veículo ideal. O mercado oferece diversas opções equipadas com tração 4×4. 

O seu objetivo é escolher um carro aventureiro para a sua road trip? De modo geral, os SUVs são escolhas mais certeiras, enquanto os hatches esportivos são as opções mais econômicas. Todavia, tenha em mente que o importante não é, necessariamente, ter todas as características ideais, mas, sim, dar conta do recado!

Agora que você já sabe o que é turismo de aventura, vamos conhecer alguns modelos de carros?

  • Ford Ecosport Titanium: esse SUV compacto tem um bom custo-benefício, além de direção leve e acabamento de qualidade. Uma das funcionalidades presentes na EcoSport Titanium Automática é o assistente de saída em subida, que ajuda o carro a não rodar as rodas em falso. Na versão Titanium 2.0 AT, destacam-se alguns itens de série que facilitam bastante a vida dos aventureiros, como o alerta de ponto cego nos retrovisores e o sensor de chuva. Para testar essa potência, recomendamos a Rota Transpantaneira, que envolve o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul e muita estrada de barro acidentada. Além da possibilidade de observar a fauna e flora típica da região, é um prato cheio com doses altas de adrenalina.
  • Ford Edge Titanium: você está procurando um carro com agilidade, desempenho e segurança nas curvas? O Ford Edge Titanium é a escolha ideal. Além da tração 4×4 com seletor de modos off-road, o carro oferece assistência variável da direção e teto elétrico panorâmico. Também é um ótimo carro para trilhas. Quer se aventurar no meio do mato? Recomendamos uma visita ao Jalapão.
  • Jeep Renegade Longitude: o destaque do carro é sua suspensão independente nas quatro rodas. O veículo tem uma das melhores dirigibilidades da categoria, além do design moderno. Que tal encarar a estrada de Cânion do Espraiada em Urubici, Santa Catarina? Ou, se a sua ideia é fazer uma road trip sozinho em São Paulo, pode se aventurar no Vale do Itararé e apreciar cachoeiras incríveis, paredões, grutas e paisagens espetaculares.
  • Nissan Kicks: Você quer um carro espaçoso para suas malas, confortável e que também seja econômico? O Kicks é tudo isso, e suas suspensões absorvem muito bem as irregularidades do solo, melhorando ainda mais a experiência na direção. Um ótimo passeio com trilha desafiadora são os Cânions do Aparato da Serra, no Rio Grande do Sul. Se você está procurando um destino voltado para o ecoturismo, recomendamos as Pegadas do Cerrado, em Goiás
  • Renault Duster Dynamique: experiência radical e conforto juntos, parece difícil, certo? Mas não para o Duster! Silencioso, com espaço interno e porta-malas  grande (475 litros), ele também se adapta às condições do sol e absorve bem os impactos. O que acha de se aventurar nos Cânions de Capitólio, Minas Gerais? Outro destino incrível no Brasil é a Chapada dos Guimarães, perto de Cuiabá, com 32,630 hectares de áreas preservadas, com rios e cachoeiras.
  • Renault Sandero Stepway: Está procurando um carro mais econômico para a sua viagem? O Stepway é a opção certa para você. Eficiente parceiro de aventuras, ele possui um excelente desempenho e estabilidade nas curvas. Esse modelo é ideal para conhecer o topo do Monte Roraima, pois para chegar lá em cima é necessário passar por trechos de estrada de terra que só dão para percorrer no veículo 4×4.
  • Jeep Compass Trailhawk: imprevistos acontecem, e é por isso que o Trailhawk é uma ótima opção. Além do notável sistema de tração 4×4 e pneus largos, ele ainda conta com um design imponente, farol de xenônio, sensor de chuva e teto solar. Pipa, no Rio Grande do Norte, é um destino perfeito para uma viagem com a família, além de ser um lugar paradisíaco e excelente para passeios de Jeep. A Chapada Diamantina, no coração da Bahia, também é famosa pelas trilhas que exigem carros com tração 4×4 e também é um dos destinos mais cobiçados pelos amantes da natureza.
Turismo de aventura: quais são os melhores carros aventureiros? | Jeep Compass Trailhawk | Conexão123

O Jeep Compass Trailhawk é considerado um dos melhores veículos na categoria 4X4 quando o assunto é aventura | Foto: Divulgação

O aluguel de carros é uma ótima solução para ter mais liberdade na sua viagem. Na 123milhas, você conta com uma frota de 250 mil veículos em mais de 670 agências espalhadas por todo o Brasil. ​Optar por essa alternativa é a garantia de uma experiência de excelência, seja se deslocando no destino ou até o destino. ​Clique aqui e confira!