Dia de São Pedro: saiba mais sobre as comemorações do santo católico
Dia 29 de junho comemora-se o Dia de São Pedro, um dos santos mais importantes da Igreja Católica. A data encerra o ciclo das festas juninas, que começam dia 13, com Santo Antônio e seguem pelo dia 24, com o dia de São João.
O Conexão123 traz para você algumas curiosidades sobre São Pedro e alguns destinos que promovem festas em homenagem ao santo. Vamos lá!
Conheça com o Conexão123
Dia de São Pedro
São Pedro é um dos santos com mais devotos no Brasil, muito festejado pelos católicos, especialmente durante as comemorações juninas. Conhecido como o “santo dos pescadores”, “santo da chuva” e “guardião das portas do céu”, é considerado o primeiro papa da Igreja Católica.
O Dia de São Pedro é celebrado em todo o país e em vários lugares do mundo no dia 29 de junho. A data tem raízes na tradição cristã primitiva e foi estabelecida para honrar o martírio do apóstolo Pedro, que teria ocorrido neste dia no ano 64 d.C.
A escolha do dia 29 de junho também se relaciona ao fato de que a Basílica de São Pedro foi consagrada neste dia, no século IV. Desde então, a data tem sido celebrada como uma festa religiosa em homenagem ao santo.
No Brasil, a festa de São Pedro está fortemente ligada às tradições juninas, com danças, comidas típicas, fogueiras e fogos de artifício. É um momento de celebração da cultura brasileira, em que as pessoas se reúnem para festejar, dançar quadrilha, saborear delícias como canjica, pé-de-moleque e maçã do amor, e apreciar músicas tradicionais, como o forró.
Por isso, se você está em busca de uma festa animada e repleta de tradições, não deixe de aproveitar o Dia de São Pedro em um desses destinos incríveis.
Destinos para celebrar o Dia de São Pedro
Se você está procurando destinos para curtir o Dia de São Pedro, o Brasil oferece uma variedade de opções. Cidades como Caruaru (Pernambuco) e Campina Grande (Paraíba) são famosas pelas festas juninas, que incluem o Dia de São Pedro.
Em Caruaru, a festa de São Pedro é marcada por shows de forró, quadrilhas juninas e uma farta gastronomia regional. Já em Campina Grande, a festa é considerada uma das maiores do mundo, atraindo turistas de todas as partes do Brasil e do exterior.
Outro destino interessante é a cidade de São Luís (Maranhão), onde a festa de São Pedro é celebrada com o tradicional “Bumba Meu Boi”, uma manifestação cultural que mistura teatro, música e dança.
No Brasil, várias cidades têm São Pedro como padroeiro ou honram o santo com festas e celebrações, como:
- Garibaldi (Rio Grande do Sul): São Pedro é o padroeiro desta cidade da Serra Gaúcha e lá, 29 de junho é feriado.
- Teresina (Piauí): no dia 29 de junho, os pescadores e católicos promovem uma tradicional procissão fluvial em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores.
História e curiosidades de São Pedro
Na tradição cristã, São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e teve papel significativo na propagação do cristianismo. Nascido com o nome de Simão, era um pescador na cidade de Betsaida, às margens do Mar da Galileia. Foi lá que ele conheceu Jesus, que o chamou para segui-lo e se tornar “pescador de homens”.
Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus e testemunhou muitos dos milagres e ensinamentos do mestre. Na Bíblia, Jesus concedeu a Pedro o poder de “ligar e desligar” a Terra ao Céu e declarou que ele seria a pedra sobre a qual a Igreja seria construída — daí o seu novo nome. Graças a essa designação, São Pedro é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica
A morte de São Pedro é um evento marcante para a história católica. Segundo a tradição, Pedro foi martirizado em Roma durante a perseguição aos cristãos, no século I. Ele foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido próprio, porque não se considerava digno de ser crucificado da mesma forma que Jesus. Acredita-se que ele tenha sido enterrado no local onde hoje se encontra a Basílica de São Pedro, no Vaticano.
São Pedro também é considerado o padroeiro dos pescadores e marinheiros. Essa associação é atribuída à profissão de Pedro como pescador antes de se tornar discípulo de Jesus. Por essa razão, muitas comunidades realizam procissões marítimas e fluviais em honra a São Pedro durante as festividades juninas.
Por guardar as chaves das portas do céu, a São Pedro também é atribuída capacidade de controlar as chuvas. Assim, é normal ouvir pessoas mais velhas fazendo trocadilhos e associações a São Pedro quando troveja, por exemplo.
Outra curiosidade é que o Dia de São Pedro era feriado nacional até um decreto do ditador militar Castelo Branco que classificou todas as datas juninas como dias úteis. No entanto, em algumas localidades, 29 de junho ainda é feriado, como no estado de Alagoas e nas cidades em que São Pedro é o padroeiro, como os municípios de São Pedro, no estado de São Paulo e São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul, além de Garibaldi, também no RS.
Agora que você já sabe mais sobre o Dia de São Pedro, que tal planejar sua próxima viagem para curtir essa festa tão tradicional? Conte com a 123milhas para adquirir passagens aéreas, diárias em hotéis, passagens de ônibus, aluguel de carros e pacotes de viagem, sempre com os melhores preços. E viva São Pedro!
RESPOSTAS123
Dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, que, segundo a tradição católica, é considerado o primeiro Papa da igreja.
O Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho, não é mais feriado nacional. A data é considerada feriado apenas no estado de Alagoas e em alguns municípios brasileiros que têm o santo como padroeiro.
São Pedro é considerado o guardião das portas do Céu e teria o poder de ligar e desligar as coisas terrenas às coisas celestes.