Lugares para conhecer

Dia Mundial do Café: destinos incríveis para os amantes da bebida

14 de abril de 2023

Você sabia que a segunda bebida mais consumida no mundo tem um dia especial só para ela? Estamos falando do Dia Mundial do Café, em 14 de abril! 

O Conexão123 preparou um texto que conta a origem dos cafezais no Brasil, curiosidades do café e, claro, destinos incríveis para os amantes da bebida. Separe a sua xícara e boa leitura!

Conheça com o Conexão123

História do café

Esqueça o futebol, o Carnaval, o samba e as novelas. Há quem diga que a verdadeira paixão do brasileiro é o cafezinho. Carioca, cappuccino, pingado, americano ou espresso. A produção e o consumo da bebida no país se originaram no século XVIII.

O hábito de beber o líquido preparado com grão torrado e moído foi passado da África para o Oriente Médio. No século XVII, parte da Europa também passou a desfrutar da bebida. Rapidamente o café se espalhou para várias partes do mundo, incluindo os Estados Unidos.

As primeiras mudas de café em solo nacional foram plantadas no Pará, na década de 1720. O responsável pela introdução e o cultivo do fruto no país foi o militar luso-brasileiro Francisco de Melo Palheta. 

Após viagem para Guiana Francesa, Francisco trouxe um punhado de sementes para o Brasil, que recebeu clandestinamente da esposa do governador francês Claude d’Orvilliers.

História do café | Café árabe | Conexão123

O café formou hábitos e marcou os rituais de sociabilidade da civilização árabe, sendo sinônimo de hospitalidade na região

As grandes lavouras surgiram no início do século XIX, na Baixada Fluminense e no Vale do Paraíba, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1837 o país já tinha encontrado o seu maior produto de exportação. Atualmente, o Brasil é o maior produtor de café do mundo, e é de Minas Gerais que sai a maior parte dos grãos.

Adorada no planeta inteiro, a bebida movimenta a economia de diversos estados brasileiros. Mas você já se perguntou por que é comemorado o Dia Mundial do Café?

Dia Mundial do Café

Criado para homenagear a bebida e incentivar o seu consumo, o Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril, desde 2005. A proposta partiu conjuntamente da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e da Organização Internacional do Café (OIC).

Ambas as instituições buscaram destacar a importância da produção que há tempos movimenta a economia mundial. Também tinham o desejo de que no dia comemorativo a própria indústria cafeeira se reunisse para analisar o impacto do setor para a população. 

Inclusive, outros dois dias no ano passaram a celebrar a cultura e o amor pelo produto: 1º de outubro, o Dia Internacional do Café, e 24 de maio, o Dia Nacional do Café

Destinos para os amantes de café 

Se você é um amante da bebida, provavelmente já se perguntou quais destinos no mundo oferecem os melhores cafés. Vamos conferir alguns?

Istambul, Turquia 

O café da manhã turco é muito famoso, mas a estrela, claro, é a bebida com sabor intenso e coloração escura, fervida no cezve, um recipiente confeccionado em cobre e latão e tem o cabo longo.

Além do café turco, acompanham a tradicional refeição matinal queijos deliciosos, uma seleção de azeitonas, frios, frutas secas, mel, avelãs e rodelas de pepinos e tomates. 

O que também chama atenção na Turquia em relação ao consumo de café é a ligação mística com o produto: lá é muito comum a leitura da borra do café na xícara como forma de prever o futuro. 

Destinos para os amantes de café - Istambul | Café turco | Conexão123

De acordo com um provérbio turco, o café deve ser escuro como o inferno, forte como a morte e doce como o amor

Atualmente, os cafés turcos em Istambul são os estabelecimentos mais procurados para se reunir com amigos. Entre os mais bem avaliados na cidade estão: The House Café, Velvet Cafe e o Midpoint Cafe.

Minas Gerais, Brasil

Maior produtor de café do Brasil, Minas Gerais é um lugar onde não se dispensa um cafezinho. O estado possui uma Rota do Café Especial, onde pode-se visitar fazendas produtoras e ter experiências sensoriais com o produto. 

No sul de Minas, São Lourenço é um dos pontos de parada preferidos. As atrações na cidade incluem visita até a centenária Fazenda Sertão, que produz alguns dos melhores cafés especiais de todo o estado, como o que bateu o recorde de pontuação no disputado Prêmio “Cup of Excellence“. 

Representantes da produção cafeeira no cerrado mineiro, as cidades de Uberlândia e Araxá são recomendadas para experimentar o produto regional. E a Zona da Mata mineira possui mais de 64 municípios ligados ao café. 

Outra opção é o ponto do Alto Caparaó. O local próximo ao Pico da Bandeira é internacionalmente conhecido como a terra que produz o melhor café do Brasil. Durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, ele acabou vencendo o grande prêmio Coffee of The Year 2022 Brasil.

Na capital do estado, em Belo Horizonte, você encontra também diversos ambientes repletos de opções para degustar cafés de todos os tipos. Entre os lugares que mais se destacam estão os especialistas Academia do Café e o Intelligenza BH. 

Melbourne, Austrália 

A cultura do café chegou à Oceania principalmente por causa da imigração italiana, na década de 1940.

Muitos italianos se mudaram para a cidade de Melbourne, na Austrália, após a Segunda Guerra Mundial. Com eles, o hábito de tomar café foi levado e passou a fazer parte da cultura local. 

Inicialmente, a bebida conquistou o distrito empresarial da cidade, depois o cafezinho foi entrando no estilo de vida tranquilo dos australianos em geral. 

Um fator cultural que cresceu concomitantemente com o consumo de café no local foi a preocupação com a alimentação saudável. Em Melbourne há diversas cafeterias com opções de produtos frescos e ingredientes com ótimo equilíbrio nutricional, como abacate, iogurte e quinoa. 

Destinos para os amantes de café - Melbourne, Austrália | Cafe Vicolini | Conexão123

O distrito de Victoria possui um centro comercial e gastronômico com grande concentração de cafeterias, em Melbourne, Austrália

Uma das curiosidades de muitas cafeterias australianas em Melbourne é que elas não disponibilizam internet. O intuito é que os clientes interajam entre si enquanto estiverem nos estabelecimentos.

As melhores cafeterias para visitar na cidade são a Market Lane Coffee, a Patricia Coffee Brewers e a The Kettle Black. A última, inclusive, propõe uma experiência de refeições matinais de alta gastronomia.

Paraná, Brasil 

Conhecida como a “capital do café no Brasil”, a cidade de Londrina, no Paraná, é um destino para todos os apaixonados pela bebida. O local ostentou uma das maiores produções do grão no mundo até 1975. Um passeio interessante para quem deseja saber mais sobre essa história é o Museu Histórico de Londrina, onde estão guardados documentos, fotografias e objetos utilizados na produção de café durante o período colonial. 

São mais de 40 mil peças que contam a história desse momento marcante para o desenvolvimento do Brasil. No espaço também é possível descobrir a curiosa ligação de Londrina com Londres, na Inglaterra, e como elas se uniram por causa do café.

Outra famosa atração do estado é a Fazenda da Palmeira, em Santa Mariana. Por lá, prove o café especial do norte do Paraná, intenso e naturalmente adocicado. 

Viena, Áustria 

Viena, na Áustria, é um destino muito conhecido pelo legado artístico e intelectual, os palácios imperiais e os monumentos históricos situados à margem do Rio Danúbio. Mas a terra onde viveram figuras como Mozart, Beethoven e Sigmund Freud também contém uma sólida cultura do café. 

Os registros contam que o primeiro estabelecimento especializado em produtos à base da planta do cafeeiro na cidade foi aberto por um armênio, em 1683. A inauguração contou com a importante presença de Leopoldo I, imperador austríaco da época.

Elegantes e históricos, os cafés em Viena são parte da mais relevante efervescência cultural do país.

Destinos para os amantes de café - Viena, Áustria | Cafeteria em Viena | Conexão123

Os clássicos cafés vienenses atraem muitos turistas para conhecer as belezas da Áustria, na Europa Central

Entre as cafeterias mais tradicionais da região estão o Café Central, o Café Museum, o Café Demel e o Café Hofburg. 

Medellín, Colômbia 

Além do Brasil, a Colômbia é um país sul-americano que se destaca em relação à produção e ao consumo do café. Com bastante variedade, o país produz um dos melhores grãos do mundo. Em 2007, a própria União Europeia declarou como protegidas as áreas com produção de coffea arabica no país.

Foram os missionários jesuítas, que habitaram o local em 1700, os responsáveis pelo cultivo de café. Daí em diante, o solo do país se revelou muito fértil para a plantação da espécie arabica, que em 1835 já tinha as primeiras sacas sendo exportadas. 

Para quem deseja conhecer os mais relevantes pontos turísticos de café na Colômbia, Medellín, a segunda maior cidade do país, tem ótimas opções de cafeterias. Uma delas é a Juan Valdez, uma espécie de “Starbucks” latina, com muitas unidades espalhadas pelo país. Além disso, há em Medellín e seu entorno muitas fazendas produtoras de café para conhecer.

E, a título de curiosidade, uma das principais diferenças entre o café brasileiro e o colombiano é que o nosso é comercializado em estado natural e o da Colômbia passa por um processo de lavagem. 

Destinos para os amantes de café - Medellín, Colombia | Juan Valdez Café | Conexão123

O café Juan Valdez une a tradição do café colombiano com a característica dos estabelecimentos fast food

Addis Ababa, Etiópia 

“Berço mundial do café”, a Etiópia não poderia ficar de fora dessa lista. Mais do que a degustação da bebida, no país, tudo que envolve o grão é uma experiência levada muito a sério. 

Na capital, Addis Ababa, muitos visitantes interessados se reúnem em cafeterias ou outros espaços com o cultivo da planta para desfrutar das cerimônias com o café etiopiano.

Funciona mais ou menos assim: enquanto os grãos são torrados em carvão quente, os presentes são convidados a apreciar os aromas do fruto que queima. Desse modo, é possível adentrar ainda mais no universo do café, conseguindo obter a habilidade de diferenciar as espécies.

O Harar Coffee Shop é um dos nomes mais recomendados para experimentar o café etiopiano em Addis Ababa.

Principais tipos de café 

O café é uma planta da família das rubiáceas, do gênero coffea. Existem mais de 100 espécies, mas apenas duas são utilizadas para o consumo tal qual conhecemos: coffea arabica e a coffea canephora. A principal diferença entre elas é que a arabica se destaca pelas notas sensoriais, doçura e acidez, já a canephora é conhecida por dispor de um teor mais alto de cafeína e menor doçura natural. 

No Brasil, o maior cultivo é o de coffea arabica, que representa cerca de 64% da produção nacional. As primeiras lavouras da espécie se deram no Rio de Janeiro. Depois, a produção se espalhou para outras partes do sudeste, como o estado de Minas Gerais, que hoje é o maior produtor do país.

Os tipos mais comuns de café arabica são o Mundo Novo, o Bourbon, o Laurina e o Catuaí. Mas é possível encontrar variedades como Acaiá, Topázio, Icatu e Caturra em quase todo o território nacional. 

Os grãos podem ser usados em diversos preparos, e o mais tradicional por aqui é o café puro, coado com a água quente. Existem muitas outras receitas que fazem a cabeça dos apaixonados por café. 

Por esse motivo, hoje em dia, as cafeterias e os estabelecimentos especializados são considerados uma verdadeira febre. As profissões ligadas à produção, ao consumo ou preparo de café, como os baristas, também seguem em crescimento em todo o mundo.

Curiosidades do café 

  • Há muitas histórias sobre a descoberta do café, mas a mais famosa é a que diz que um pastor na Etiópia notou mudança no comportamento de suas cabras, após elas se alimentarem dos frutos de um arbusto desconhecido.
  • O café foi santificado pelo papa Clemente VIII, visando batizar a bebida para torná-la cristã. 
  • O café é o segundo elemento mais comercializado do mundo. O primeiro é o petróleo. 
  • O café espresso é atribuído a Angelo Moriondo, um italiano que patenteou uma máquina de café a vapor em 1884. Essa máquina permitia a rápida extração do café com água quente sob alta pressão, produzindo uma bebida forte e concentrada em um curto período de tempo.

Gostou do texto para celebrar o Dia Mundial do Café? 

Saber qual é o melhor café é um assunto que rende muitas xícaras. Que tal experimentar os diversos tipos ao redor do mundo, hein?!

A 123milhas te ajuda nessa viagem, com as melhores opções de passagens, pacotes de viagem e hospedagem. Confira as promoções e faça logo as malas!

RESPOSTAS123

A primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla, atual Istambul, na Turquia.

Apesar de a Etiópia ser o berço do café, foi a Arábia Saudita a grande responsável pela propagação da bebida.

A Fazenda Campo Verde, localizada em Campo do Meio, no estado de Minas Gerais, é a maior fazenda do Brasil na produção de café.