Dicas para o viajante

Uso de máscaras em aviões e aeroportos

23 de março de 2021

O Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lançou novas diretrizes para uso de máscaras em aviões e aeroportos brasileiros devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e a circulação de novas variantes do coronavírus. As mudanças começam a valer no dia 25 de março. Quem não cumprir as exigências será impedido de viajar. 

A principal mudança define que as máscaras devem estar bem ajustadas ao rosto, cobrindo nariz e boca, sem aberturas que permitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.

Bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” usados sem máscaras por baixo não serão permitidos, assim como máscaras de acrílico ou de plástico transparente e as que possuem válvula de expiração, mesmo que sejam profissionais.

Abaixo, preparamos algumas “perguntas e respostas” que ajudam a esclarecer melhor as novas diretrizes para uso de máscaras em aviões e aeroportos:

Posso usar máscara de tecido?

Sim, as máscaras de tecido feitas em casa, ou produzidas industrialmente, continuam permitidas, mas precisam, necessariamente, ter mais de uma camada de proteção e estar bem ajustadas ao rosto. 

Posso usar face shield ou outros tipos de máscaras que não a profissional e a de tecido?

Não, face shield (proteção de acrílico), bandanas, lenços e outros materiais similares não serão permitidos a não ser que sejam utilizados com máscara adequada por baixo. 

Outras proteções de acrílico ou plástico transparente, como máscaras com válvula de respiração, também não serão aceitas sem o uso de máscara por baixo. 

Posso tirar a máscara em algum momento durante o voo ou no aeroporto para comer?

Não, a cartilha deixa claro que dentro das aeronaves e nos aeroportos só será permitido remover a máscara para hidratação pessoal. O único lugar em que a retirada é permitida é na praça de alimentação dos aeroportos durante as refeições.

Crianças, idosos e pessoas deficientes precisam usar a máscara o tempo todo?

Crianças acima de 3 anos e idosos devem usar máscara o tempo todo. No entanto, é permitida a retirada da máscara de pessoas desses grupos para “alimentar crianças com idade inferior a doze anos, idosos e viajantes que sejam portadores de doenças que requeiram dieta especial”

Além disso, pessoas com deficiência intelectual ou física que impeça o uso correto da máscara não serão obrigadas a seguir os protocolos.